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Estudo piloto de implementação do Heroic Imagination junto de crianças e jovens em risco

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Abstract(s)

O programa Heroic Imagination Project (HIP) pretende combater a indiferença social, fomentando atitudes e comportamentos prossociais. A literatura tem reconhecido que as adversidades vividas na infância e adolescência podem representar uma ameaça para o desenvolvimento socioemocional, tornando premente a promoção de competências socioemocionais junto de crianças e jovens em risco. Seguindo a proposta de implementação do HIP num ATL de um território económico e social desfavorecido, a presente investigação pretende contribuir para a adaptação do programa junto de crianças e jovens em risco. Adotando-se uma metodologia qualitativa, explorou-se a forma como as crianças, os jovens, as formadoras e a psicóloga do ATL compreenderam e interpretaram as suas experiências ao longo das sessões, através da observação-participante e de entrevistas semiestruturadas. Seguidamente, recorreu-se à análise de conteúdo dos dados obtidos. Os resultados apontam para o impacto positivo do programa nos participantes a nível social, particularmente ao nível da promoção de empatia. Os dados deste estudo oferecem também importantes contributos com vista à adaptação das sessões a grupos de participantes com o mesmo perfil, sistematizando os conteúdos e estratégias que se revelaram mais ou menos eficazes e apresentando recomendações concretas e sugestões de melhoria para futuras implementações do HIP com esta população.
The Heroic Imagination Project (HIP) aims to combat social indifference by fostering prosocial attitudes. The literature has recognized that the adversities experienced in childhood and adolescence can represent a threat to socio-emotional development, making it urgent to promote socio-emotional skills among children and youth at risk. Following the proposal for implementing the HIP in an ATL located in an economically and socially disadvantaged territory, this investigation aims to contribute for the adaptation of the program to children and youth at risk. Through a qualitative methodology, we explored how children, youth, HIP trainers and the ATL psychologist understood and interpreted their experiences throughout the sessions, through participant observation and semi-structured interviews. Then, we proceeded to analyze the content of the data obtained. The results point to the positive impact of the program on the participants at a social level, particularly in terms of promoting empathy. The data from this study also offer important contributions for the purpose of adapting the sessions to groups of participants with the same profile, systematizing the contents and strategies that proved to be more effective or less effective and presenting concrete recommendations and suggestions for improvement for future HIP implementations with this population.

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Keywords

Crianças e jovens em risco Heoric Imagination project Desenvolvimento socioemocional Boas práticas de desenvolvimento socioemocional Children and youth at risk Socio-emotional development Good socio-emotional development practices

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