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- GLIM in diagnosing malnutrition and predicting outcome in ambulatory patients with head and neck cancerPublication . Orell, Helena Kristiina; Pohju, Anne Katariina; Osterlund, Pia; Schwab, Ursula Sonja; Ravasco, Paula; Mäkitie, AnttiAim: This study aimed to determine the prevalence of malnutrition in a head and neck cancer (HNC) population according to the Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) criteria and to assess its relation to survival. The secondary aim was to compare GLIM criteria to Patient–Generated Subjective Global Assessment (PG–SGA) and Nutritional Risk Screening 2002 (NRS 2002) methods. Methods: The assessment was performed in a series of 65 curative patients with newly diagnosed HNC in a nutrition intervention study. Malnutrition was defined as PG-SGA classes BC and nutritional risk as NRS 2002 score ≥3 and was retrospectively diagnosed with GLIM criteria in prospectively collected data at diagnosis. Sensitivity, specificity, and kappa (κ) were analyzed. Predictive accuracy was assessed by calculating the area under curve (AUC) b y receiver operating characteristic (ROC) analysis. Kaplan–Meier and Cox regression analyses were used to evaluate association between malnutrition and overall survival (OS), and disease-free survival (DFS). Results: GLIM-defined malnutrition was present in 37% (24/65) of patients. The GLIM showed 77% sensitivity and 84% specificity with agreement of κ = 0.60 and accuracy of AUC = 0.80 (p < 0.001) with PG-SGA and slightly higher sensitivity (83%) with NRS 2002 (κ = 0.58). Patients with GLIM-defined malnutrition had shorter OS (56 vs. 72 months, HR 2.26, 95% CI 1.07–4.77, p = 0.034) and DFS (37 vs. 66 months, HR 2.01, 95% CI 0.99–4.09, p = 0.054), than well-nourished patients. The adjusted HR was 2.53 (95% CI 1.14–5.47, p = 0.023) for OS and 2.10 (95% CI 0.98–4.48, p = 0.056) for DFS in patients with GLIM-defined malnutrition. Conclusion: A substantial proportion of HNC patients were diagnosed with malnutrition according to the GLIM criteria and this showed a moderate agreement with NRS 2002- and PG–SGA-defined malnutrition. Even though the GLIM criteria had strong association with OS, its diagnostic value was poor. Therefore, the GLIM criteria seem potential for malnutrition diagnostics and outcome prediction in the HNC patient population. Furthermore, NRS 2002 score ≥3 indicates high nutritional risk in this patient group.
- Conceção e desenvolvimento de um protótipo flow quality para a desmaterialização do sistema de gestão da qualidade e segurança alimentarPublication . Ribeiro, Maria de Jesus Brito; Fernandes, Miguel Angelo Araújo CarvalhoO setor alimentar encontra-se em constante evolução e, face aos eferentes níveis de competitividade que enfrenta, o resultado do estabelecimento de um controlo da produção, qualidade e segurança alimentar transparente, eficaz e flexível, impulsiona estratégias a longo prazo orientadas a nível dos Sistemas de Gestão da Qualidade e da Segurança alimentar (SGQS). Atualmente, devido à rápida evolução tecnológica, a Transformação Digital está na ordem do dia e, a oportunidade de implementar tecnologias com a capacidade de analisar um grande volume de dados armazenados e, obter informações relevantes representa novos desafios e oportunidades para o setor. O objetivo deste relatório de estágio centrou-se na conceção e delineação de um protótipo FLOW Quality (FLOW Q) do portefólio das tecnologias da empresa Foodintech, para estudar a implementação de um sistema de gestão de qualidade e segurança alimentar, capaz de responder às necessidades ao nível da gestão da informação da qualidade e da segurança alimentar no canal Horeca, correspondente à atuação dos setores de Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Catering, num percurso conducente à melhoria contínua. A tecnologia FLOW Q, representada em linguagem Quality Execution System (QES), possibilita a gestão de todos os sistemas de qualidade e segurança alimentar, tal como, HACCP, permite a execução automática, “paper-free”, e, em tempo real, da gestão e controlo da qualidade e segurança alimentar de produtos e processos, proporcionando o aumento da produtividade e eficiência e, auxiliando na tomada de decisão. No sentido de realizar a execução dessa caracterização estudou-se a nova atualização do Codex Alimentarius 2020 e, estruturou-se uma “checklist” base para delinear um protótipo da tecnologia FLOW Q, aplicado a uma empresa real que constitui o “case study”, correspondente à aplicação da tecnologia num cliente empresarial do setor Horeca. Retrata um grupo de cafetaria, padaria e refeições ligeiras, com o interesse de encontrar uma solução tecnológica, “paper-free”, de gestão da qualidade e segurança alimentar. No fim, comparou-se com módulos da tecnologia FLOW Manufacturing (FLOW M), a nível de funcionalidades e, fez-se um levantamento de vantagens e limitações. A implementação da tecnologia FLOW Q confere então benefícios às empresas alimentares, mostrando-se como uma ferramenta ágil, que possibilita uma tomada de decisão rápida, redução de custos de produção, controlo da qualidade dos produtos e da produção, monitorização e verificação da informação.
- Considerações sobre a ressarcibilidade de danos económicos puros no domínio empresarialPublication . Louro, Ana Catarina Fonseca; Antunes, Ana Filipa dos Santos MoraisA presente dissertação visa o estudo da problemática dos danos económicos puros – aqueles em que se verifica uma perda económica sem que tenha existido prévia lesão de um direito subjetivo, como seja um direito de personalidade ou um direito real – em sede de responsabilidade civil delitual, no sistema jurídico português. Perante um sistema de responsabilidade civil extracontratual visivelmente restritivo, em que a obrigação de indemnizar decorre da violação de direitos subjetivos (artigo 483.º, n.º 1) ou de disposições destinadas à proteção de interesses alheios (artigo 483.º, n.º 2), propomo-nos a explorar os fundamentos e expedientes a que a doutrina e a jurisprudência têm recorrido para sustentar pretensões ressarcitórias deste tipo de danos, em particular no domínio empresarial.
- Escola inovadora e tecnologias educacionais : a influência da gestão escolar no uso de tecnologias educacionaisPublication . Silva Filho, Jody de Andrade; Estêvão, Carlos Alberto VilarEstudar a escola não é uma tarefa fácil, trata-se de observar e analisar a complexidade de uma infinidade de universos individuais, buscando, assim, compreender as diversidades que influenciam o funcionamento da escola e a realização dos trabalhos de coordenadores e professores. As práticas de gestão empregadas pelas escolas visam dar sentido e proporcionar o direcionamento adequado das ações, dos processos, das iniciativas, dos planos e das interações executados pelos professores, coordenadores e demais colaboradores da escola. O advento das tecnologias da informação elevou o desafio da escola, tendo em vista que tais recursos configuram ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, além de proporcionarem maior autonomia e liberdade. Tal fato exige mudanças na forma de pensar a escola e na forma de ensinar e aprender, propondo a quebra de inúmeros paradigmas ainda profundamente enraizados no agir e no pensar de diversos gestores e educadores. Nesse sentido, a gestão escolar assume papel fundamental de influenciar as mudanças necessárias nos ambientes educativos a fim de proporcionar a adoção de novas práticas inovadoras e de novos instrumentos pedagógicos, dentre eles as tecnologias educacionais para o desenvolvimento de competências alinhadas aos desafios de uma sociedade cada vez mais informatizada. A pesquisa se justifica tendo em vista a utilização cada vez mais significativa das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC nos espaços educativos e importância que a gestão escolar possui diante das práticas de gestão empregadas para influenciar a aplicação de práticas pedagógicas que considerem a utilização de tecnologias educacionais nos ambientes de ensino e aprendizagem. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nas práticas educativas em uma escola de ensino médio na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Além disso, deseja-se verificar se a gestão escolar influencia diretamente no resultado da aplicação tecnologias educacionais e se a capacitação do corpo docente, promovida pela influência da gestão escolar, interfere nos resultados da aplicação da aplicação de tecnologias educacionais. Assim, o presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar as concepções teóricas da gestão, dentre elas a gestão burocrática e o pensamento sistémico, que influenciam, até os dias atuais, o funcionamento e a forma como são executados os trabalhos na escola. Em seguida, são apresentadas questões relativas à inovação, à escola inovadora e às tecnologias educacionais, apresentando a importância do movimento de transformação que precisa ser adotado pela escola para oferecer uma educação com significado e alinhada aos novos tempos. Por último, são apresentados temas relacionados à importância dos instrumentos de gestão e formação de docentes como linhas condutoras da influência da gestão escolar para a adoção de tecnologias educacionais nos espaços de ensino e aprendizagem da escola. A pesquisa apresentou resultados que confirmam a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nos espaços educativos e confirmou também a influência da capacitação do corpo docente na aplicação das tecnologias educacionais nesses mesmos espaços. A pesquisa contou com a participação de vinte e cinco professores e cinco gestores da escola pesquisada que responderam a um questionário de pesquisa por meio de formulário eletrónico. Este trabalho tem por objetivo contribuir para o incremento da investigação acerca da importância que a gestão escolar possui quanto à influência que exerce sobre seus colaboradores para a adoção de tecnologias educacionais e práticas inovadoras nos espaços de ensino e aprendizagem.
- EMRC, que estratégias motivadoras? Propostas didáticas para a UL 2 do 7.º ano : "As Religiões"Publication . Goulart, Fábio Miguel da Silva; Tuna, Cátia Sofia Ferreira; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoEste Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada assenta numa contínua e ponderada reflexão efetuada em contexto pedagógico e pretende aferir a relevância da motivação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, tendo por base metodologias, estratégias e recursos que potenciem o envolvimento dos discentes na disciplina e promovam a aprendizagem. Para esse desiderato foi tido em conta o itinerário pedagógico desenvolvido na Unidade Letiva 2, «As Religiões», constante no programa de Educação Moral e Religiosa Católica para o 7.º ano de escolaridade. No seguimento desse itinerário, num último capítulo é realizada, de forma meramente exploratória, a análise comparativa dos resultados de aprendizagem entre a turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada e outra turma de 7.º ano da mesma escola, tentando, com todos os condicionalismos inerentes, perceber o impacto de um ensino motivador, centrado no aluno, comparativamente a um ensino mais direcionado e centrado no professor.
- MercadoPublication . Samões, Orlando
- Cuidados de enfermagem especializados à pessoa submetida a transplantePublication . Moura, Isaura Conceição Pinto; Marques, Rita Margarida DouradoO investimento na formação assume um papel essencial no desenvolvimento de uma prestação de cuidados de enfermagem de excelência, através de uma prática baseada na evidência, assente na procura pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Com este relatório, que surge no âmbito do décimo quarto curso de Mestrado em Enfermagem com área de especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica – Pessoa em Situação Crítica, pretendo descrever, analisar e refletir acerca do desenvolvimento de competências especializadas ao longo do curso, com maior ênfase para o processo de aprendizagem desenvolvido ao longo dos estágios realizados no segundo ano. Ao longo dos últimos 25 anos, a prática clínica avançada dos enfermeiros tem-se revelado particularmente positiva para os resultados alcançados pelas pessoas em situação crítica submetidas a transplante (Kramer et al., 2019) pelo que esta é uma área de relevância para o desenvolvimento da Enfermagem enquanto profissão e ciência. No primeiro capítulo, de forma a refletir o desenvolvimento de competências na área da investigação, apresento uma revisão de literatura, utilizando a metodologia de revisão scoping proposta pelo Joanna Briggs Institute (JBI), cujo tema consiste nos cuidados de enfermagem na capacitação da pessoa submetida a transplante de órgão para o autocuidado. As experiências vivenciadas durante os períodos de estágio possibilitaram o desenvolvimento de uma prática de cuidados assente na análise crítica e reflexiva. Cuidar da pessoa em situação crítica e sua família constituiu um desafio bastante complexo, para o qual foi essencial mobilizar alguns fundamentos teóricos, nomeadamente a Teoria das Transições de Meleis, de forma a estruturar os cuidados prestados à luz de um referencial. Assim, o segundo capítulo destina-se à descrição, análise e reflexão acerca das competências científicas, técnicas e humanas desenvolvidas no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, em contexto de cuidados intensivos e em contexto de coordenação de colheita e transplantação. Ao longo da reflexão, realizo a articulação entre as atividades desenvolvidas e as competências especializadas a desenvolver, conforme o Regulamento nº 429/2018, de 16 de julho, que define as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica e o Regulamento nº 140/2019, de 6 de fevereiro, que define as competências comuns do enfermeiro especialista.
- Posição prone no doente crítico submetido a ventilação mecânica invasiva : um cuidado especializadoPublication . Freire, Verónica Maria Garcia; Mendes, Maria Manuela Madureira LebreO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica. Ao longo do documento são descritas e analisadas situações vivenciadas nos diferentes contextos de prática clínica em que tive oportunidade de desenvolver competências de enfermeira especialista. Este pretende demonstrar todo o percurso realizado, defendendo a aquisição das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica assim como ilustrar as Competências de Mestre. Os estágios foram realizados num Serviço de Medicina Intensiva e num Serviço de Urgência Geral, sendo que neste último foi-me proporcionado um curto estágio de observação de 24 horas na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. Concomitantemente e concorrente para as competências de mestre, foi desenvolvida uma revisão de escopo sobre o tema “Cuidado ao Doente Crítico com Síndrome de Dificuldade Respiratória Aguda sob Ventilação Mecânica Invasiva em Posição Prone”. Através da sua realização e partilha nos diferentes contextos de estágio posterior divulgação pretendeu-se contribuir para uma melhoria na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica ventilada em posição prone, subsidiando o avançar e o melhorar de forma continua a prática de enfermagem.
- O papel dos “Business Angels” no financiamento e desenvolvimento de StartupsPublication . Pereira, Alexandre Marques de Sousa Caetano; Guedes, António Agostinho Cardoso da Conceição; Madsen, Ana Margarida Lima Ferreira C. O. JunckerNa perspetiva de colher avultados lucros, existem indivíduos - os Business Angels -, que investem valores consideráveis de capital em Startups, assumindo um papel ativo na sua gestão e desenvolvimento. Assim, num primeiro momento, procuraremos dissecar qual o propósito e as especificidades deste tipo de investimento, bem como esclarecer os pontos benéficos e prejudiciais que se podem antecipar. Neste seguimento, pretendemos guiar - tanto o Business Angel, como o sócio fundador - nos múltiplos instrumentos jurídicos que, à luz do Direito Português, viabilizam a execução do financiamento in casu.