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Authors
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Abstract(s)
Estudar a escola não é uma tarefa fácil, trata-se de observar e analisar a complexidade de uma
infinidade de universos individuais, buscando, assim, compreender as diversidades que
influenciam o funcionamento da escola e a realização dos trabalhos de coordenadores e
professores. As práticas de gestão empregadas pelas escolas visam dar sentido e proporcionar
o direcionamento adequado das ações, dos processos, das iniciativas, dos planos e das
interações executados pelos professores, coordenadores e demais colaboradores da escola. O
advento das tecnologias da informação elevou o desafio da escola, tendo em vista que tais
recursos configuram ao aluno novas possibilidades de aprendizagem, além de proporcionarem
maior autonomia e liberdade. Tal fato exige mudanças na forma de pensar a escola e na forma
de ensinar e aprender, propondo a quebra de inúmeros paradigmas ainda profundamente
enraizados no agir e no pensar de diversos gestores e educadores. Nesse sentido, a gestão
escolar assume papel fundamental de influenciar as mudanças necessárias nos ambientes
educativos a fim de proporcionar a adoção de novas práticas inovadoras e de novos
instrumentos pedagógicos, dentre eles as tecnologias educacionais para o desenvolvimento de
competências alinhadas aos desafios de uma sociedade cada vez mais informatizada. A pesquisa
se justifica tendo em vista a utilização cada vez mais significativa das Tecnologias de
Informação e Comunicação – TIC nos espaços educativos e importância que a gestão escolar
possui diante das práticas de gestão empregadas para influenciar a aplicação de práticas
pedagógicas que considerem a utilização de tecnologias educacionais nos ambientes de ensino
e aprendizagem. Para tanto, esse estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da gestão
escolar na aplicação de tecnologias educacionais nas práticas educativas em uma escola de
ensino médio na região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal. Além disso, deseja-se verificar se a gestão escolar influencia diretamente no resultado da aplicação tecnologias
educacionais e se a capacitação do corpo docente, promovida pela influência da gestão escolar,
interfere nos resultados da aplicação da aplicação de tecnologias educacionais. Assim, o
presente trabalho busca, em um primeiro momento, apresentar as concepções teóricas da gestão,
dentre elas a gestão burocrática e o pensamento sistémico, que influenciam, até os dias atuais,
o funcionamento e a forma como são executados os trabalhos na escola. Em seguida, são
apresentadas questões relativas à inovação, à escola inovadora e às tecnologias educacionais,
apresentando a importância do movimento de transformação que precisa ser adotado pela escola
para oferecer uma educação com significado e alinhada aos novos tempos. Por último, são
apresentados temas relacionados à importância dos instrumentos de gestão e formação de
docentes como linhas condutoras da influência da gestão escolar para a adoção de tecnologias
educacionais nos espaços de ensino e aprendizagem da escola. A pesquisa apresentou resultados
que confirmam a influência da gestão escolar na aplicação de tecnologias educacionais nos
espaços educativos e confirmou também a influência da capacitação do corpo docente na
aplicação das tecnologias educacionais nesses mesmos espaços. A pesquisa contou com a
participação de vinte e cinco professores e cinco gestores da escola pesquisada que responderam
a um questionário de pesquisa por meio de formulário eletrónico. Este trabalho tem por objetivo
contribuir para o incremento da investigação acerca da importância que a gestão escolar possui
quanto à influência que exerce sobre seus colaboradores para a adoção de tecnologias
educacionais e práticas inovadoras nos espaços de ensino e aprendizagem.