Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-23"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento das configurações necessárias para a implementação de uma nova aplicação de gestão documental : Uebe.Q : na empresa RamirezPublication . Martins, Ana Carolina Pereira da Silva; Lopes, Maria Margarida; Faria, Maria João Nepomuceno Pereira Monteiro Palermo de; Moreira, RaquelA empresa Ramirez é uma indústria conserveira que existe em Portugal desde 1853. Como todas as indústrias alimentares, apresenta diversos certificados em normas de gestão de qualidade e/ou segurança alimentar, nomeadamente na BRC, IFS e ISO 9001. Estas normas auxiliam as empresas na implementação de um correto sistema de gestão da qualidade e segurança alimentar indicando quais os requisitos que devem ser cumpridos. Assim, através deste sistema de gestão, as empresas controlam os riscos associados aos seus processos e, deste modo, obtêm produtos seguros e de qualidade, atendendo às preocupações e preferências dos consumidores. Contudo, algumas destas normas exigem a presença de um sistema de gestão documental que é também muito importante para o funcionamento das empresas. A gestão documental, para além de gerir todos os documentos de uma empresa, permite que não haja falta de informação e/ou informação fraudulenta/alterada, possibilitando, assim, que se estabeleça uma comunicação eficaz entre os diversos departamentos. Além disso, devido ao surgimento da era digital as empresas têm que ir adaptando os seus processos à mesma. Desta forma, a gestão documental que anteriormente era feita através de papel deve passar a ser realizada digitalmente. Assim, durante o meu estágio configurei uma aplicação designada de Uebe.Q para, posteriormente, ser implementada e utilizada para gerir todos os documentos existentes na empresa. Ainda, para que a aplicação estivesse de acordo com o sistema de gestão da segurança alimentar existente na empresa, considerei que o Uebe.Q deveria também apresentar um módulo referente a gestão da segurança como apresenta um para a gestão da qualidade. Face ao trabalho desenvolvido, concluí que para além de toda a importância associada aos sistemas de gestão da qualidade e segurança alimentar, um correto sistema de gestão documental é essencial para o bom funcionamento de uma empresa.
- O escutismo católico e a formação cristã dos jovens hojePublication . Catanho, Andrés Rafael de Abreu; Fontes, Paulo Fernando de OliveiraIniciado na ilha de Brownsea em 1907 em Inglaterra, com Robert Paden-Powell, o escutismo rapidamente se desenvolveu e espalhou pelo mundo. Em 1923 o arcebispo de Braga deu início ao escutismo católico em Portugal, por acreditar que se tratava dum válido instrumento para a formação humana e cristã das novas gerações. A dissertação visa seguir este movimento, dando particular atenção ao magistério da Igreja, para iluminar não só o presente, mas sobretudo o futuro do escutismo católico em Portugal.
- II Jornadas Internacionais de Enfermagem do Desporto: Enfermagem do Desporto no FuturoPublication . Marques-Vieira, Cristina; Sá, Ana Rita; Faria, Carolina; Freire, Cláudia
- Hipomineralização incisivo-molar : revisão da narrativaPublication . Sousa, Mafalda Angélico Choupina de Melo e; Figueiredo, Andreia Sofia de PaivaA hipomineralização incisivo-molar é uma anomalia de origem sistémica que se caracteriza pela presença de opacidades bem demarcadas no esmalte de pelo menos um dos primeiros molares permanentes, podendo também os incisivos permanentes erupcionar afetados. Atualmente, estima-se que a condição afete 1 em cada 6 crianças em todo o mundo e a sua etiologia não está ainda completamente esclarecida. As crianças afetadas exibem frequentemente hipersensibilidade dentária, maior suscetibilidade à cárie, ansiedade, medo, problemas de colaboração em ambiente de consulta, efeito anestésico diminuído e preocupações estéticas. Devido ao potencial impacto negativo que a hipomineralização incisivo-molar tem na saúde oral dos indivíduos afetados, e existindo uma notória falta de consenso quanto ao seu tratamento, o objetivo desta revisão é sumariar a informação existente, publicada entre 2000 e 2020, em língua inglesa, relativa às características da patologia, etiologia, diagnóstico e tratamento.
- Generating engagement through content on social media : an analysis of the influence of Facebook and Instagram content on digital consumer engagementPublication . Tavares, Sílvia Maria Martins; Machado, Joana Pinto Leite CésarSocial networking services have become an essential communication channel connecting companies and consumers. Through this touchpoint, brands strive to enhance consumer engagement. However, it is challenging to identify what type of content serves this goal best. Therefore, this research aims to deepen the knowledge concerning the influence of different content categories on digital consumer engagement on two social networking services: Facebook and Instagram. To accomplish this purpose, we adopted a quantitative research strategy and data was collected through a questionnaire. We analyzed the reactions towards real brand publications on both platforms, and stimuli were chosen following the guidelines of the literature review. Contrary to most studies, the focus was on both platforms, as we aimed to discover the similarities and differences between them. Findings suggest that it is relevant to use four metrics to measure digital consumer engagement. Moreover, findings show that consumers are more prone to interact with brands on Facebook when compared to Instagram. Finally, results indicate that informational content, when compared to entertaining, remunerative, or relational content, performs the worst in terms of digital consumer engagement.
- Planos de desenvolvimento pessoal e gestão de desempenho : caso da empresa Auchan Retail PortugalPublication . Barros, Carolina Fragata; Rego, José Arménio Belo da SilvaOs Planos de Desenvolvimento Pessoal são uma componente importante de um bom sistema de gestão de desempenho – que não deve ser confundido com um sistema de avaliação de desempenho. Este trabalho faz uma análise crítica dos planos de desenvolvimento pessoal no quadro de um sistema de gestão de desempenho da Auchan. Embora resulte, em grande medida do meu estágio, está enquadrado na revisão de literatura o que me permite identificar recomendações alinhadas com as boas práticas identificadas. Como técnicas de recolha de dados, socorri-me da observação participante, do diálogo com os agentes envolvidos nos PDP, de entrevistas semiestruturadas focadas no tema sob estudo, e na análise documental. As principais conclusões apontam para uma preocupação da Auchan com a gestão de desempenho e o envolvimento dos seus colaboradores. O SGD da Auchan está em linha com as estruturas propostas pela literatura, no entanto a fase da avaliação de desempenho acompanha ainda o paradigma tradicional. Quanto aos PDP, a política declarada da empresa está de acordo com a literatura, contudo existem algumas disparidades entre estas políticas e as práticas, designadamente no papel do supervisor. Ancorada na revisão da literatura, identifiquei como principais áreas de melhoria as seguintes: a definição de objetivos individuais para o trabalho diário; o investimento nas habilidades de coaching; a transformação da avaliação de desempenho para momentos mais regulares e contínuos; a existência de acrescentos de outras partes na avaliação; a abrangência dos PDP e a definição de um objetivo geral para o PDP de forma individual.
- Projeto capacitar para proteger no contexto desportivoPublication . Marques-Vieira, Cristina; Gomes, Manuela; Veludo, Filipa; Fernandes, Maura; Dovzhenko, Milana; Garcia, Gonçalo; Braguez, LilianaIntrodução: Desde 11 de março de 2020 que a COVID-19 foi declarada pandemia, pela abrangência a todos os continentes. Com origem na China em dezembro de 2019 (OMS, 2020), o primeiro caso surgiu em Portugal no dia 3 de março de 2020 (DGS, 2020); vivemos atualmente a segunda vaga da pandemia estando o perfil de pessoas com COVID-19 a evoluir de adulto/idoso para jovens/adultos. A evidência científica identifica a idade como fator de risco, mas também pessoas com co-morbilidades, destacando-se a Diabetes, Hipertensão Arterial, Obesidade e Insuficiência Renal. A prática de exercício físico e/ou de desporto, sendo uma forma de prevenir o risco das etiologias descritas, pode também contribuir para a transmissão de SARS-CoV-2, caso o distanciamento físico (uma das formas de prevenção) não seja respeitado na sua prática. Este projeto de extensão universitária, da UCP, que nasceu em situação de pandemia e da necessidade de dar respostas a recursos da comunidade no âmbito da prevenção da Covid-19, teve início no contexto de Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI). Contudo para além destas instituições foram identificadas outras necessidades noutros contextos, como é o caso específico das pessoas que praticam exercício físico, os atletas e os técnicos de apoio. Pretende-se assim que nesta área todos tenham um papel ativo no controlo da transmissão da infeção, por forma a que o exercício físico/desporto seja seguro. Metodologia: Recorre-se à Metodologia de Projeto, para capacitar as pessoas no sentido de prevenir a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 no exercício das funções em contexto Desportivo. 57 Resultados: Realizou-se o diagnóstico de situação do atual contexto desportivo, referente à infeção por SARS-CoV-2, de onde emergiu a necessidade formativa. Seguiu-se o planeamento das ações de formação (online - recorrendo-se ao Zoom®), a sua divulgação em contextos das formações (entidades parceiras e outras), e a realização das formações. Discussão: Este projeto, surge da iniciativa de docentes e estudantes da Escola de Enfermagem de Lisboa, do ICS da UCP, para dar resposta às necessidades que emergiram em instituições comunitárias onde a Universidade se insere, bem como noutras instituições com que a universidade tem parcerias. Integrando os lemas da UCP, nomeadamente o bem comum e o ser protagonista do futuro e através da capacitação da sociedade, pretende-se uma resposta preventiva na transmissão da COVID19, neste caso específico em contexto desportivo. Conclusões: O Projeto Capacitar para Proteger no contexto desportivo evidencia a prática de exercício físico e/ou de desporto como essencial para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, pretendendo que a mesma possa continuar a estar presente no quotidiano das pessoas, mas de forma segura.
- Fatores moduladores na cárie e erosão dentária : revisão sistemática da literaturaPublication . Caraiman, Olga; Sousa, Rute Patrícia Alves do Rio Pereira de; Lopes, Pedro André Ferreira CamposA perda de estrutura dentária é o produto das lesões de cárie e erosão dentária. Existem vários fatores que contribuem para o aparecimento destas lesões. Tendo em conta a índole destes fatores moduladores, este estudo tem como objetivo a descrição e a associação das variáveis que predispõem para o surgimento das lesões de cárie dentária e erosão dentária. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, cuja seleção de artigos com data de publicação entre 2010-2020, foi efetuada através de plataformas informáticas tais como a PubMed e Cochrane Database of Systemic Reviews. Os estudos foram analisados e avaliados respeitando os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Inicialmente obteve-se uma amostra de 1061 artigos, que diminuiu para 103 após a aplicação de filtros e remoção das réplicas. Sendo que apenas 21 artigos constituíram o corpus da revisão. Através dos estudos incluídos na revisão constatou-se que os fatores moduladores detêm uma ação sobre ambas as lesões, sendo que a dieta e as alterações salivares (pH, fluxo salivar e película aderida) apresentam a maior influência. Comprendeu-se que é possível ocorrer a manifestação simultânea de ambas as lesões, no entanto não se verificou com frequência a sua investigação nos estudos.
- Perceções de justiça e intenções de recomendação da organização : um estudo empírico numa empresa industrialPublication . Nogueira, Irina Sofia Silva; Rego, José Arménio Belo da SilvaApesar da vasta literatura sobre a justiça organizacional, a sua relação com as intenções de recomendação da organização por parte dos seus colaboradores tem recebido escassa atenção ao longo dos últimos anos. O presente estudo testa em que medida as perceções das dimensões da justiça (distributiva, procedimental e interacional) explicam as intenções de recomendação, através da mediação do empenhamento afetivo. Para o efeito, foi inquirida uma amostra de 511 colaboradores de uma empresa do setor industrial. Os resultados oferecem suporte parcial ao modelo formulado. Verificou-se a existência de mediação total pelo empenhamento afetivo na relação entre as dimensões procedimental e interacional da justiça organizacional e as intenções de recomendação.
- Impact of insects in the formulation of new products : characterization, consumer awareness and acceptancePublication . Neves, Ana Sofia Figueiredo; Gomes, Ana Maria Pereira; Faria, Maria João Nepomuceno P. Monteiro Palermo de; Oliveira, Beatriz Justina Ferreira Ramos deO crescimento rápido da população humana nas últimas décadas e o aumento da produção de alimentos tem contribuído para a insustentabilidade alimentar. Devido a esta problemática a Food and Agricultured Organization (FAO) tem promovido a ingestão de insetos para o consumo humano. A prática do consumo de insetos é designada como entomofagia e remonta a antiguidade sendo atualmente muito comum no médio oriente como integrante da gastronomia local. A degradação ambiental e as alterações climáticas afetam a agricultura e por isso a produção de alimentos. Os insetos são sustentáveis na medida em que consomem poucos recursos sendo também do ponto de vista nutricional, nutritivos. Uma das barreiras para o consumo de insetos é a atualmente a aceitação do consumidor. Pretendeu-se com este trabalho desenvolver um produto alimentar com insetos para consumo e verificar a aceitação do consumidor. Assim, ao longo desta tese encontra-se descrito o processo de desenvolvimento de um produto alimentar -um biscoito- contendo farinha de grilo (Acheta Domesticus). Após o desenvolvimento das formulações, os biscoitos foram avaliados por um painel de provadores não treinados, numa avaliação sensorial organizada, onde foi pedido aos participantes para provarem e avaliarem 3 formulações de biscoitos (uma com farinha de trigo, outra com farinha integral e outra com farinha de grilo). Os provadores não tinham conhecimento das percentagens e farinhas utilizadas na preparação de cada biscoito, nem muito menos qual ou quais os biscoitos com farinha de grilo. Posteriormente foi efetuada uma segunda avaliação do biscoito com a formulação contendo farinha de inseto aos clientes de um restaurante da Eurest Portugal. Desta avaliação, num universo de 97 inquiridos, 68% demonstraram interesse em provar e avaliar os biscoitos. Destes, 37,9% revelaram que “aceita fortemente” e 48,5% que “aceita” a afirmação “Voltaria a consumir estas bolachas?”. Quando questionados sobre se substituiriam pelos biscoitos de inseto por biscoitos convencionais e se aceitaria o preço proposto a percentagem de “aceita fortemente” e “aceita” baixou. Com este estudo revelou-se uma opinião do consumidor e demonstra a necessidade de mais estudos na continuação do desenvolvimento deste produto. Espera-se que de alguma forma este estudo contribua para o desenvolvimento científico de produtos alimentares contendo insetos e na procura de alternativas alimentares que contribuam tanto para a sustentabilidade como para a nutrição.