Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-06"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Práticas de gestão de voluntários : um estudo de caso sobre a U.DREAM : uma organização de voluntáriosPublication . Lopes, Eduardo Alvim Braga de Sousa; Tavares, Marisa Fernanda FigueiredoSendo o voluntariado nos estudantes universitários uma realidade cada vez mais expressiva, a forma como os voluntários se sentem e o quão motivados estão no trabalho que fazem, têm sido fatores cruciais para o sucesso de organizações que dependem do voluntariado. Neste trabalho procurou fazer-se uma reflexão sobre as práticas de gestão de voluntários, percebendo a aposta que tem sido feita nesta área e como têm sido aplicadas em diversas organizações com voluntários. Procurou-se apresentar um conjunto de boas práticas identificadas na literatura, assim como alguns exemplos de práticas de outras organizações com voluntários, levando à elaboração de um enquadramento adaptado ao estudo das práticas existentes numa organização em concreto, a U.DREAM (UD), uma organização composta essencialmente por voluntários que são estudantes universitários. Conhecendo as práticas, tentou-se perceber se estas têm influência na motivação dos voluntários, resultando a seguinte questão de investigação “A perceção dos voluntários acerca das práticas de gestão da U.DREAM influencia a sua motivação?” Para responder a esta questão, optou-se pela metodologia de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental sobre as práticas de gestão definidas, uma entrevista a um líder da organização e à aplicação de inquéritos a voluntários da UD sobre a perceção que têm sobre as práticas de gestão. Percebeu-se, com os resultados, que as práticas de gestão de voluntários na U.DREAM, na sua generalidade, contribuem de forma positiva para a motivação dos voluntários. Destacam-se pela positiva as práticas que dizem respeito à supervisão, ação, acolhimento e formação básica e específica. Já pela negativa, identifica-se a definição das funções em cada posto, a inexistência de um sistema de avaliação de desempenho, a forma como o reconhecimento é feito aos voluntários e o tratamento dado aos antigos membros da organização, fatores estes que devem merecer especial atenção da organização e onde há espaço para melhorias.
- Administrative reorganization of the territory of the parishes in Portugal : a political scheme?Publication . Carneiro, Clara Ferreira da Silva Moura; Gaspar, José Maria Lopes; Seixas, Carlos Eduardo Soares degerrymandering é uma prática comum que prevalece na política. Surgiu nos Estados Unidos da América, mas está, atualmente, bastante difundida. A presente dissertação pretende clarificar se estratégias do tipo do gerrymandering são uma realidade em Portugal, dado estas ocorrerem com frequência aquando reformas territoriais. Refletindo no ano de 2013, realizou-se uma importante reorganização administrativa do território das freguesias (RAFT) em Portugal, que levou a alterações na composição das freguesias, o que, por sua vez, levou a alterações no número de eleitores por freguesia. Portanto, foi esta reforma realizada com o intuito de melhorar a eficiência, reduzindo os custos para o país e consequentemente para a União Europeia (UE), ou foi, na verdade, um esquema político ordenado antecipadamente para favorecer certo(s) partido(s). Terá o processo de reorganização territorial sido realizado com uma estratégia de gerrymandering? O distrito do Porto, os seus municípios e as respetivas freguesias foram escolhidos para analisar a existência de enviesamento político, de enviesamento partidário e de gerrymandering. Usando as eleições autárquicas de 2009, 2013 e 2017, e comparando-as através de uma análise de dados e de uma regressão linear, concluímos que o enviesamento partidário existe e é significativo no distrito do Porto. Podemos também afirmar que o gerrymandering ocorreu na sequência do aumento do enviesamento partidário no sentido do partido do governo, tendo este sido beneficiado nas eleições autárquicas de um terço dos municípios pertencentes ao distrito do Porto, em consequência da aplicação da RAFT em 2013.
- Impact on shareholder wealth from emerging-market acquirers taking over developed-market targetsPublication . Coutinho, Madalena Marques da Silva Dias; Bunkanwanicha, PramuanIn the last two decades, emerging markets have gained ground in the global market of mergers and acquisitions and are expected to continue doing so. Although it is fairly common for developed-market firms to acquire developing-market targets, the other way around is still a relatively new phenomenon. As such, the stock markets behaviour towards announcements of such acquisitions is still an underdeveloped research area with ambiguous answers. The event study methodology was used to examine whether developing-market acquiring firms are able to create value for their shareholders when targeting developed-market firms and what are the drivers of value creation. The sample used consisted of 300 deals from acquirers of ten different developing countries from 2005 until the beginning of 2020. The results reveal that, on average, these transactions create value for the acquirer’s shareholders, and that hiring financial advisors contributes positively to value creation. The growth rate of the home country and being state-owned also contribute to value creation, but the firm size, belonging to the high-tech industry and paying all-cash, on the other hand, were found to have a statistically significant negative impact on the value created. Lastly, managerial implications were drawn as well as openings for future research.
- Strategic brand positioning of Grupo Veterinário S. Francisco de AssisPublication . Pinto, Margarida de Athayde e Mello de Campos; Xavier, RuteThe animal healthcare market in Portugal has been growing over the years. The rising concern for the health of pets consequently makes this market more competitive. This makes it imperative for Centros de Atendimento de Medicina Veterinária (CAMV, medical centres of veterinary medicine) to differentiate themselves from competitors and properly communicate their services to consumers. Grupo Veterinário de São Francisco de Assis (GVSFA) focuses on improving the life quality of pets, it is composed by a clinic in Malveira and a hospital in Loures. This entity aims to become the CAMV of reference in these areas and has shown interest in improving its strategic positioning and the communication of its main services to consumers. This is the main goal of this thesis. The analysis consisted on conducting a benchmark to find the best practices in the market and to understand how some CAMVs currently position themselves. After ranking each CAMV according to the range of services offered and the performance on their communication channels it was possible to realize how GVSFA currently performs compared to its competitors. To uncover the most valued factors about CAMVs by consumers a survey was conducted. Based on the information gathered and the analysis developed, GVSFA’s current positioning was assessed comparatively to the other CAMVs analyzed. The analysis revealed quite a good performance from GVSFA regarding the range of differentiated services offered, but disclosed room for improvement on social media performance. Further recommendations were delivered specifically towards the improvement of the use of communication channels.
- A influência dos estereótipos de género na carreira de mulheres em posições de poder e autoridade nas organizações : uma revisão sistemática de literaturaPublication . Coelho, Inês Aquiles da Silva; Guimarães, Maria Isabel Gonçalves Guedes de CastroHistoricamente as mulheres têm enfrentado dificuldades acrescidas no acesso a posições de topo nas organizações, as quais constituem um domínio marcadamente masculino. Apesar da legislação em vigor e dos progressos que se têm verificado na redução das disparidades de género nas últimas décadas, estas são ainda significativas, nomeadamente em contexto laboral. A persistência de tais diferenças conhece diversas explicações, parecendo consensual a ideia de que se trata de um fenómeno complexo e multifacetado. Os estereótipos de género e a ideologia de género inerente à cultura organizacional são dos fatores sugeridos pela literatura para explicar a persistência das formas de discriminação a que as mulheres estão sujeitas. A mudança da cultura organizacional seria, neste contexto, um fator relevante para a superação das dificuldades que as mulheres enfrentam, quando incluem uma carreira profissional no seu projeto de vida. A presente revisão de literatura visou compreender de que forma é que os estereótipos de género ajudam a construir a sub-representação feminina em posições hierarquicamente superiores, bem como, verificar o que essa construção representa para as mulheres envolvidas em tais processos. A resposta à questão de investigação permitiu identificar três temas: (1) Conciliação entre trabalho e vida pessoal e familiar; (2) Discriminação de género; (3) Políticas de Recursos Humanos. Os resultados sugerem que a investigação mais recente tem procurado soluções no âmbito da GRH para contrariar a baixa representação de mulheres nas posições e topo nas organizações.
- The impact of brand type on the purchase intention of organic shampoo : the mediation of brand credibility and consumer attitude when comparing line extension with a new brandPublication . Di Majo, Francesca Elena; Romeiro, PauloDuring the last decade, the personal care market registered a steady growth of natural, organic products, reflecting the consumers’ rising awareness and concern about the sustainability and healthiness of the products they use on an everyday basis. Big mainstream brands started repositioning to address the shift in customers’ needs and wants, reformulating their products and/or launching new greener ones. The current dissertation focuses on the launch of an organic shampoo to identify which strategy delivers better results: the exploitation of a strong existing brand potential via a line extension or the launch of a new brand possibly perceived as “greener”. Brand credibility’s impact on purchase intention is measured for both options. Since the purchasing process is influenced by the consumers’ attitude, this variable is also weighted. To pursue the above objectives, Pantene, a leading brand currently lacking an organic variant, was selected and two fictitious offerings (brand type) created: the line extension Pantene Pro- V Bio and the new brand Flora Bio. Thus, four stimuli were generated, featuring two different packaging declined for both brand types, individually and randomly submitted to avoid any bias, via preliminary in-depth interviews and a quantitative online survey. Key findings outlined brand credibility’s role to boost purchase intention and mediate the relationship between the latter and the brand type. Its impact on purchase intention, in turn, is affected by consumer attitude, which per se does not mediate brand type’s impact on purchase intention. Packaging could greatly enhance the perception and expected attributes for an organic shampoo.
- Regional ex-ante inequality of opportunity in PortugalPublication . Oliveira, Inês Barros de; Gaspar, José Maria Lopes; Ribeiro, RicardoInequality of opportunity is a concept related to the part of inequality that exists due to circumstances beyond the control of the individual and should be considered as ethically offensive (non-acceptable). Factors such as gender, race and family background, that people cannot change through effort, should not affect individual outcome. In this sense, public policies should be designed and implemented in order to reduce the outcome inequalities that arise from unequal opportunities. This dissertation focuses on studying the impact on net income in Portugal caused by inequality of opportunity and identifying regional differences based on different degrees of urbanization. This research could be an important contribution to this field of study because although the concept of IOp has already been discussed by different authors, it hasn’t been deeply analyzed in Portugal, especially at a regional level. With the results achieved, it will be possible to identify what could be done in terms of public action to mitigate the impact of these uneven circumstances, since the conception of equality of opportunity is related to social justice.
- A evolução da fashion industry entre 1997 e 2018 : uma análise aos retornos anormais nos Estados Unidos da AméricaPublication . Pereira, Filipa Matos de Carvalho Direito; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaOs meados da década de 90 e início do século XXI da fashion industry caracterizaram-se por diversas mudanças, as quais foram potencializadas pela crise financeira de 2008, e conduziram as empresas a repensar os seus modelos de negócio. Assim, seria expectável que a fashion industry estivesse a enfrentar um período negativo e que o mesmo se refletisse no mercado financeiro. No entanto, na realidade a fashion industry tem registado resultados bastante positivos, tendo batido os índices de mercado S&P500 e MSCI world desde 2008 (McKinsey&Company, 2018). Neste sentido, a presente dissertação tem como intuito analisar: (i) o possível registo de retornos anormais de um portefólio da fashion industry nos Estados Unidos da América (“EUA”) no período entre 1997 e 2018 e (ii) a tendência de evolução dos possíveis retornos anormais através da análise de dois subperíodos (1997-2007 e 2008-2018). Numa primeira fase, através da base de dados DataStream, construiu-se um portefólio da fashion industry constituído por 80 títulos dos EUA. Numa segunda fase, selecionou-se o modelo mais adequado para o portefólio em análise: o modelo de Carhart (1997). Os resultados obtidos para o portefólio equal-weighted permitem concluir que: (i) o período de 1997 a 2018 registou retornos anormais e (ii) que existe uma tendência positiva desses retornos. Em contraste, os resultados obtidos para o portefólio value-weighted permitem concluir que: (i) o período de 1997 a 2018 não registou retornos anormais e (ii) que existe uma tendência de manutenção desses retornos nos dois subperíodos.
- Missões inversas e modos de entrada : o caso do AgribusinessPublication . Pião, Ana Isabel Ribeiro; Morais, Ricardo AlexandreAs Missões Inversas, uma ferramenta da Diplomacia Comercial, inserem-se nos Programas de Promoção de Exportação e visam alavancar a internacionalização das empresas. Alguns resultados da participação nas missões envolvem a avaliação da performance exportadora da empresa, contudo quis verificar os efeitos que a participação nas missões inversas têm nos modos de entrada. Surgiu então a questão de investigação principal “Qual o impacto das missões inversas nos modos de entrada?”. Pretendeu-se, assim, analisar as missões inversas Agribusiness do AgroCluster, Cluster Agroindustrial do Ribatejo, cujas edições realizaram-se em 2014, 2016, 2017 e 2019. Suportei a investigação no estudo de caso para responder à questão de investigação. Com recurso a dados primários, como entrevistas a empresários, e a dados secundários, como pesquisa nas páginas da internet, notas de imprensa e outros documentos, e o auxílio do Nvivo, um software de análise de dados qualitativos, consegui retirar as principais conclusões do estudo. Em particular, verifiquei que a exportação é o modo de entrada preferido das empresas porque exige menos controlo e menos investimento, tornando-se por isso mais célere. Percebi, também, que depois de participarem no Agribusiness, as empresas adquirem mais conhecimento, fortalecem contactos, diversificam os mercados e alcançam mais oportunidades de negócio. Por outro lado, as empresas podem tornar-se mais dependentes destes programas, não criando a oportunidade para efetuarem outro tipo de empreendimentos internacionais sozinhas. Adicionalmente, as missões inversas podem suportar possíveis investimentos internos nos países visitados (anfitriões), para além da promoção das exportações a que se destinam.
- Can out-of-stock bring benefits for retailers? : the effect of out-of-stock of national brand on the choice of private labelPublication . Matvieieva, Oleksandra; Romeiro, PauloGiven private label profits and strong competitive position across Western world, its further development is on of key focus areas for retailers. However, little attention was devoted to the out-of-stock (OOS) issue from the perspective of private label. The dissertation empirically studied consumer behavior in out-of-stock and non-out-of-stock situations to find the effect of the OOS of national brand (NB) product on the likelihood of purchasing private label brand (PLB). Following a review of the related academic research, an online survey was carried out investigating the effects of stock-out in the category of potato chips on the example of European supermarket chain LIDL. Based on the sample of 298 respondents, study provides the findings explaining the causality effect between the out-of-stock of NB and the likelihood of purchasing PLB. The results demonstrate that significant relationship exists between these two variables and it is mediated by perceived quality of PLB. When encountering out-of-stock of NB the consumers are more likely to perceive the PLB quality higher, given that the PLB familiarity is high. In turn, the perceived quality of PLB has strong positive effect on the likelihood of purchasing PLB. These findings lead to the conclusion that private label can benefit from the out-of-stock of NB if retailers put effort in increasing PLB familiarity.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »