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- Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musicalPublication . Rodrigues, Óscar Manuel Soares; Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraA improvisação não faz, apesar da sua importância histórica e do seu potencial pedagógico, parte do ensino de música erudita na tradição ocidental, pelo menos a um nível estrutural. Partindo do reconhecimento dos potenciais benefícios associados a esta prática, este projeto de intervenção tem como objeto proporcionar aos alunos de ATC do CMSM, no ano letivo de 2017/18, um conjunto de experiências no campo da improvisação, sob a forma de atividades a realizar em contexto de sala de aula, com posterior apresentação pública. Os objetivos são desenvolver a criatividade, trabalhar o ouvido, promover a reflexão, criar um contexto criativo que resulte em obras musicais próprias e testar o aumento dos seus níveis de concentração. Para analisar o seu sucesso recorremos a três indicadores: foram aplicados dois questionários, um no início do processo e outro no fim, com o intuito de recolher dados quantitativos e qualitativos sobre a perceção dos alunos; foram criados registos audiovisuais durante as aulas e as sessões, que foram analisados; a apresentação pública foi gravada e analisada, e recolhida a validação de docentes do CMSM que assistiram à mesma. Os resultados são muito encorajadores e sugerem que todos os objetivos foram alcançados. Os materiais de apoio desenvolvidos estão, agora, disponíveis publicamente no endereço web www.improvisar.net.
- The influence of CEO personality on strategic change on the example of Apple Inc.Publication . Heuke, Simon Josef; Machado, Patrícia AmaroIn this dissertation, I examine how strategic change is influenced by certain personality traits of the firm’s CEO. Despite the growing importance of strategic change as a necessary response to shifts in companies’ environments and the CEO being the top decision-maker for these changes, the effect of CEO personality on strategic decisions remains mostly unexplored. I developed a teaching case that illustrates the influence of two CEOs with contrasting personalities at Apple Inc., namely John Sculley and Steve Jobs, on their implemented strategic changes. Their personalities were assessed by applying the Five Factor Model of personality. I found out that certain CEO characteristics have a positive influence on strategic change, while others have a negative effect. The findings are only partly in alignment with existing research and identify the need for further examinations. This dissertation has practical implications as it becomes increasingly difficult for companies to cope with the challenges of frequently changing environments. Selecting the most suitable CEO by taking personality into account could increase the benefit of strategic changes.
- A relação entre a Perceção de Suporte Organizacional e o Compromisso Afetivo em trabalhadores de call center em outsourcingPublication . Cardoso, Ana Catarina Ferraz; Sobral, Ana Filipa dos SantosA necessidade de flexibilização do mercado laboral tem impulsionado um aumento de configurações de trabalho menos tradicionais, nomeadamente, outsourcing. Os call centers são um setor que frequentemente recorrem a este serviço. Duas variáveis estudadas em trabalhadores com características de trabalho contingentes, como nos call centers, são a Perceção de Suporte Organizacional e o Compromisso Afetivo pois a sua relação trás consequências positivas para a organização. Assim pretende-se perceber se esta relação existe em trabalhadores de call center em outsourcing. Contudo, aliado ao trabalho em call center está uma grande exigência e pouca autonomia das tarefas. Logo, tentamos compreender se a relação anteriormente estudada é moderada por estas características de trabalho. Outra particularidade deste trabalho é a possibilidade de ser desenvolvido em full-time ou part-time sendo também analisado o efeito moderador da carga horária na relação anterior. Assim, com base nos dados recolhidos, testamos as hipóteses através de regressões hierárquicas que permitiram concluir que existe uma relação entre a Perceção de Suporte Organizacional e o Compromisso Afetivo nestes trabalhadores, refutando-se, todavia, as moderações consideradas. Em suma, percebemos que, apesar de atuarem sob um contrato contingente, os colaboradores podem responder à empresa de forma positiva se esta lhe providenciar o apoio necessário.
- How firm-shareholders relationship, other than equity, influences a firm’s performance and what drives it : the portuguese casePublication . Coelho, Francisco de Moura Oliveira; Reis, Ricardo César Ribeiro Ventura FerreiraA topic that is not being covered by the existing literature is that of the loans to and from shareholders and the all the type of relationships between a firm and its shareholders. This research focuses on the financial determinants of that relationship and its consequences on profitability. Using a dataset of 2016 financial data for more than 8,000 Portuguese firms, we were able to study the impact of these “special equity mechanisms” in the accounting records. As primary assumption of this research study, it was considered that assets and liabilities related to shareholders are 100% loans to and from them. It was found that firms with a relationship with shareholders other than common equity present higher net profits than the others. However, it was not found that firms that lend money to their shareholders present higher net profits than the ones that borrow from shareholders. We also found that leverage and profitability influence positively the existence of special equity instruments, while liquidity contributes negatively. Finally, we found empirical evidence of the Pecking Order Theory in the subsequent years after equity raising for firms in need of capital. The purpose of this research study, with its assumptions and conclusions, was to offer another perspective of an accounting instrument that is not being sufficiently covered in existing literature.
- Microsoft’s renewal : the effect a new CEO can have on strategic change and firm performancePublication . Refäuter, Chiara; Machado, Patrícia AmaroOrganizations are challenged by a dynamic, fast-changing environment in most of the industries, often driven by continuous technological innovations. Many companies, and their CEOs struggle in adapting to the new reality and its requirements. To face these challenges, companies have to transform, and need to implement strategic, organizational, and cultural change to stay competitive and profitable. Scholars have investigated not only the reasons for strategic change, but also the effect a CEO has on strategic change and firm performance, as well as the relevance of a CEO’s personality and management style in leading the change process. To demonstrate a real-life example of these theories, I selected the case about Microsoft’s CEO, Satya Nadella. The case intends to demonstrate a strategic reorientation of a global market leader in the tech industry, coming along with a new CEO. Many different changes were implemented in just a short period of only four years, without the company facing a real crisis. The strategic renewal Nadella initiated can be considered as a role model for the need of strategic flexibility as CEO to successfully implement changes. The case clearly illustrates, that Nadella used dynamic managerial capabilities for the transformation of Microsoft, which can be considered as being successful so far. This shows, that he as new CEO had an effect on strategic change and firm performance under rapidly changing environmental conditions. Additionally, Nadella is an example of how his personality influences the way he leads this process of transformation.
- As conversas informaisPublication . Proença, Rita Alves; Silva, Germano Marques da
- Hertz Portugal and the evolution of mobilityPublication . Matos, Rita dos Santos Isidoro Cabral de; Machado, Patrícia AmaroThe paper written by Teece and colleagues in 1997 marked the introduction of the Dynamic Capabilities theory. Since then the framework gained massive attention by different scholars, with divergent points of view regarding the theory that intends to explain how firms can achieve sustainable competitive advantage in rapidly changing environments. In 2010, Barreto presented a more consistent view, converging all the past research, presenting Dynamic Capabilities as a four-dimension construct. My dissertation is a Teaching Case, and the focal objective is to illustrate Barreto’s view of Dynamic Capabilities in a real-life example. I decided to write my dissertation regarding Hertz Portugal, a rent-a-car company that exists in Portugal since 1959. The case explores the concept of new mobility alternatives such as car-sharing platforms present in the Portuguese market and provides insights regarding the ability of Hertz Portugal to address these changes. The case demonstrates how Hertz was able to position the company in the car-sharing market and how crucial the dimensions of dynamic capabilities are to address exogenous shocks.
- O papel do psicólogo do trabalho e das organizações e a perceção da sua identidade profissionalPublication . Coelho, Margarida de Lucena e Vale de Liz; Monarca, Maria Adélia de JesusNa presente dissertação procurou-se averiguar a perceção sobre a identidade e atividade profissional dos psicólogos que trabalham em contexto organizacional; compreender como um profissional a exercer funções na área de Recursos Humanos (RH), com formação em Gestão de Recursos Humanos (GRH), considera a sua própria atividade profissional, em comparação com a dos profissionais com formação de base em Psicologia; e, ainda, explorar se a perceção da própria identidade profissional por parte dos profissionais de Recursos Humanos da área de Psicologia do Trabalho e das Organizações (PTO) tem influência no bem-estar no trabalho. Um profissional da PTO tem uma abordagem multidisciplinar e, por esse motivo, torna-se extremamente complexo atingir um consenso na definição da identidade profissional e, por conseguinte, a identificação das bases da formação em Psicologia na atividade de um psicólogo no contexto do Trabalho e das Organizações. Como a identidade profissional corresponde à forma como o indivíduo concebe um sentido de si, através do reconhecimento dos outros, tornou-se pertinente averiguar a perceção dos profissionais de GRH, uma vez que desempenham funções idênticas às dos psicólogos do trabalho e das organizações. Foi utilizado o método de investigação qualitativa, para obter informação de acordo com a perspetiva dos participantes em relação ao fenómeno estudado, através de nove entrevistas a profissionais da área de PTO e GRH. Relativamente aos objetivos do estudo, concluiu-se que as perspetivas dos profissionais com ambas as formações não divergiam relativamente à importância do psicólogo em contexto organizacional. A perceção da identidade dos profissionais da PTO como psicólogos foi exprimida, na maioria das situações, como uma identificação positiva à sua profissão. Os participantes que tinham uma perceção indistinta ou negativa sobre a sua identidade como psicólogos revelaram uma associação desta identificação às funções que desempenhavam, por estas se afastarem da matriz da ciência da Psicologia. A importância deste estudo traduz-se num contributo para uma melhor compreensão da identidade profissional dos psicólogos do trabalho e das organizações.
- O sistema de recompensas e o bem-estar no trabalho : a influência do fator idadePublication . Silva, Filipa Casais Moreira da; Monarca, Maria Adélia de JesusO presente estudo tem como objetivo principal compreender o papel que os sistemas de recompensas exercem no bem-estar no trabalho (BET). Adicionalmente, pretende-se compreender o papel moderador da idade na relação entre os sistemas de recompensas e o BET. Para a recolha de dados, procedeu-se à aplicação de um inquérito por questionário online que foi enviado por e-mail e através das redes sociais para potenciais participantes. Os dados foram recolhidos através de uma amostra de 81 sujeitos. Como resultado da análise dos dados obteve-se a perceção dos sujeitos sobre o sistema de recompensas da empresa onde trabalham, bem como do seu BET. Para o tratamento dos dados procedeu-se à análise estatística dos dados recorrendo-se às técnicas de correlação de Pearson e de regressão linear. Os resultados permitem concluir que existe uma relação positiva entre o sistema de recompensas e o BET. No entanto, contrariamente ao que era expectável, a idade não apresenta um efeito moderador na relação entre a satisfação com o sistema de recompensas e o BET.
- Das ações preferenciais sem direito de voto : os aspetos críticos de um regime imperativo-rígidoPublication . Cardoso, Diogo Pessoa Marques; Cunha, Paulo Miguel Olavo de Pitta e