Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de prática profissional e projeto de intervenção : a improvisação como estratégia de aprendizagem musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final_Oscar Rodrigues PDFA.pdf28.87 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A improvisação não faz, apesar da sua importância histórica e do seu potencial pedagógico, parte do ensino de música erudita na tradição ocidental, pelo menos a um nível estrutural. Partindo do reconhecimento dos potenciais benefícios associados a esta prática, este projeto de intervenção tem como objeto proporcionar aos alunos de ATC do CMSM, no ano letivo de 2017/18, um conjunto de experiências no campo da improvisação, sob a forma de atividades a realizar em contexto de sala de aula, com posterior apresentação pública. Os objetivos são desenvolver a criatividade, trabalhar o ouvido, promover a reflexão, criar um contexto criativo que resulte em obras musicais próprias e testar o aumento dos seus níveis de concentração. Para analisar o seu sucesso recorremos a três indicadores: foram aplicados dois questionários, um no início do processo e outro no fim, com o intuito de recolher dados quantitativos e qualitativos sobre a perceção dos alunos; foram criados registos audiovisuais durante as aulas e as sessões, que foram analisados; a apresentação pública foi gravada e analisada, e recolhida a validação de docentes do CMSM que assistiram à mesma. Os resultados são muito encorajadores e sugerem que todos os objetivos foram alcançados. Os materiais de apoio desenvolvidos estão, agora, disponíveis publicamente no endereço web www.improvisar.net.
Improvisation isn’t, at least on a structural level, a part of traditional western art music teaching, despite its historical significance and pedagogical potential. Starting from recognizing the potential benefits associated to this practice, this project’s object is to provide CMSM’s Music Composition and Analysis students, on the 2017/18 school year, with a set of improvisation related experiences, under the shape of activities to be developed in the context of the classroom, followed by a public presentation. Its objectives are developing creativity, training the ear, promoting thought and reflection, creating a creative context that results in the students’ own musical works, and testing the increment of their focus levels. In order to measure its success, we used three indicators: we applied two questionnaires, one at the beginning of the process and another at the end, with the aim of collecting quantitative and qualitative data on the students’ perception; audio-visual recordings of the activities during classes were created and analysed; the public presentation was recorded and analysed, and the validation from CMSM teachers who attended it was attained. The results are very encouraging and suggest that all the objectives were met

Description

Keywords

Improvisação Composição Análise Ensino de música Improvisation Composition Analysis Music teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue