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Advisor(s)
Abstract(s)
The paper written by Teece and colleagues in 1997 marked the introduction of the Dynamic
Capabilities theory. Since then the framework gained massive attention by different scholars,
with divergent points of view regarding the theory that intends to explain how firms can achieve
sustainable competitive advantage in rapidly changing environments. In 2010, Barreto
presented a more consistent view, converging all the past research, presenting Dynamic
Capabilities as a four-dimension construct.
My dissertation is a Teaching Case, and the focal objective is to illustrate Barreto’s view of
Dynamic Capabilities in a real-life example. I decided to write my dissertation regarding Hertz
Portugal, a rent-a-car company that exists in Portugal since 1959. The case explores the concept
of new mobility alternatives such as car-sharing platforms present in the Portuguese market and
provides insights regarding the ability of Hertz Portugal to address these changes. The case
demonstrates how Hertz was able to position the company in the car-sharing market and how
crucial the dimensions of dynamic capabilities are to address exogenous shocks.
O artigo escrito por Teece et al. em 1997 marcou a introdução da teoria sobre Dynamic Capabilities. Desde então o conceito ganhou imensa atenção por parte de vários autores, muitos deles com opiniões divergentes em relação a esta nova teoria que visa explicar como é que as empresas podem obter vantagem competitiva sustentável em ambientes de rápida mudança. Em 2010, Barreto apresentou uma proposta mais consistente sobre Dynamic Capabilities, convergindo estudos anteriores, apresentando por fim uma definição com quatro dimensões. A minha tese consiste num caso de estudo, e tem como objetivo principal ilustrar a proposta de Barreto num caso de vida real. Decidi escrever a minha tese sobre a Hertz Portugal, uma empresa de rent-a-car que está presente no mercado português desde 1959. O caso estuda o conceito de novas alternativas de mobilidade, como as plataformas de car-sharing presentes no mercado português, fornecendo informações sobre como é que a Hertz reagiu a estas mudanças e demonstra como a empresa se posicionou no mercado de car-sharing. Por fim o caso demonstra também como as quatro dimensões da teoria proposta por Barreto são vitais para uma empresa se adaptar a choques exógenos.
O artigo escrito por Teece et al. em 1997 marcou a introdução da teoria sobre Dynamic Capabilities. Desde então o conceito ganhou imensa atenção por parte de vários autores, muitos deles com opiniões divergentes em relação a esta nova teoria que visa explicar como é que as empresas podem obter vantagem competitiva sustentável em ambientes de rápida mudança. Em 2010, Barreto apresentou uma proposta mais consistente sobre Dynamic Capabilities, convergindo estudos anteriores, apresentando por fim uma definição com quatro dimensões. A minha tese consiste num caso de estudo, e tem como objetivo principal ilustrar a proposta de Barreto num caso de vida real. Decidi escrever a minha tese sobre a Hertz Portugal, uma empresa de rent-a-car que está presente no mercado português desde 1959. O caso estuda o conceito de novas alternativas de mobilidade, como as plataformas de car-sharing presentes no mercado português, fornecendo informações sobre como é que a Hertz reagiu a estas mudanças e demonstra como a empresa se posicionou no mercado de car-sharing. Por fim o caso demonstra também como as quatro dimensões da teoria proposta por Barreto são vitais para uma empresa se adaptar a choques exógenos.
Description
Keywords
Dynamic capabilities Changing environments Car-sharing Mobility Rent-a-car Exogenous shock Hertz Portugal Capacidades dinâmicas Ambientes dinâmicos Mobilidade Choque exógeno