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- Prática desportiva de adolescentes em acolhimento residencial : percepções, significados e motivaçõesPublication . Cunha, Marta Falcão e; Ribeiro, Maria Luísa da Mota TeixeiraEste estudo teve como principal objectivo analisar as percepções, significados e motivações que adolescentes em acolhimento residencial manifestam sobre a sua prática desportiva. Para o desenvolvimento desta investigação, foram entrevistados 25 adolescentes de três casas de acolhimento do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Foi utilizado um guião semi-estruturado e realizada uma análise de conteúdo com recurso ao NVivo. Os resultados apontam para claros benefícios da prática de desporto ao nível do bem-estar dos adolescentes, influenciando-os de forma positiva no seu quotidiano. Os adolescentes identificam aprendizagens para a vida, tais como a persistência, a resiliência e o valor do esforço. Os dados sugerem a importância de se favorecer a prática desportiva de adolescentes em acolhimento residencial, intencionalizando estes momentos através da promoção de oportunidades de reflexão potenciadoras do desenvolvimento das crianças e jovens.
- A justiça restaurativa definida por profissionais : convergências, divergências e contradiçõesPublication . Marques, Teresa Sofia Moreira; Matos, Raquel Maria Navais de CarvalhoA definição de Justiça Restaurativa (JR) tem suscitado um intenso debate até aos dias de hoje e um pouco por todo o mundo. O objetivo principal do presente estudo consiste na exploração e compreensão da definição de Justiça Restaurativa, por vários profissionais que atuam no âmbito do sistema de justiça juvenil em Portugal. Procurou-se aceder às perceções de Magistrados, Técnicos de apoio à vítima e Técnicos que trabalham diretamente com ofensores, acerca da definição de JR. Participaram no estudo 6 Magistrados, 4 Técnicos de apoio à vítima e 8 Técnicos que trabalham com ofensores. Os resultados apontam para 4 tipos de definições que se organizam de diferentes formas: definição por oposição ao modelo de justiça criminal tradicional; definição em função do contexto de atuação; definição em função dos objetivos, processos e resultados e definição em função dos atores dos processos. Para além dos 4 tipos de definições encontradas, verificaram-se diferenças relevantes nas perceções dos participantes em função da categoria profissional que ocupam.
- Determinantes da política de endividamento do setor de fabricação de calçado : uma análise comparadaPublication . Abreu, Bruna Emanuela Fernandes Ferreira; Pacheco, Luís Pedro KrugDesde o artigo de Modigliani e Miller (MM) (1958), a estrutura de capital tem sido um tema de enorme relevância em finanças empresariais. As diferentes conclusões e os resultados encontrados ainda não permitiram chegar a uma posição final e universalmente aceite. A presente dissertação tem como objetivo analisar e identificar os principais determinantes que influenciam a estrutura de capital do setor da fabricação do Calçado em Portugal e perceber quais as principais teorias sobre a estrutura de capital que explicam as decisões de financiamento no setor em análise, nomeadamente a teoria da pecking order e a teoria do trade-off. Posteriormente, procedeu-se à análise do desempenho operacional e das características das empresas do referido setor em termos de financiamento, tendo como referência empresas de outros setores de atividade com uma base industrial semelhante, como é o caso do Mobiliário e do Vestuário. O estudo baseou-se numa amostra de dados em painel de 371 empresas respeitantes ao setor da fabricação do Calçado, 502 empresas do setor da fabricação do Mobiliário e 745 empresas referentes ao setor da fabricação do Vestuário para o período compreendido entre 2006 e 2014. Os resultados empíricos sugerem que a estrutura de capital do setor da fabricação do Calçado se baseia na conjugação das teorias da pecking order e do trade-off. Este setor manifesta ainda um desempenho superior e uma maior capacidade de endividamento relativamente a setores como o Mobiliário e o Vestuário pois apresenta, em média, valores superiores para as variáveis como o crescimento, rotação do ativo, rendibilidade das vendas e vocação exportadora.
- Consumo de álcool e atitudes sobre a gravidezPublication . Azevedo, Cristiana Inês Dias; Xavier, Maria Raul Andrade Martins LoboO presente estudo teve como objetivo geral conhecer o consumo de álcool e a sua relação com a vivência psicológica da gravidez por parte de um grupo de mulheres grávidas portuguesas do Norte do país. Para este estudo, recorreu-se a 107 mulheres grávidas com idades compreendidas entre os 22 e os 44 anos. Os dados foram recolhidos em contextos de saúde públicos, privados e em situações informais. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Atitudes sobre a Gravidez e a Maternidade – EAGM e o Alcohol Use Disorder Identification Test – AUDIT. Os principais resultados demonstram que 46,2% da nossa amostra revela consumo de álcool durante a gravidez. Não foram encontradas correlações significativas entre o consumo de álcool e a vivência psicológica da gravidez. Os resultados obtidos foram corroborados com a revisão bibliográfica realizada.
- A social media marketing strategy in the Portuguese territory : Bioco TraditionPublication . Silva, Rita Marques Santos; Lino, Rute Sofia Barbosa XavierThe present dissertation comprises a Social Media Marketing Strategy, divided in two fronts: how to perfect a Facebook page and how to advertise in the most effective way. This strategy is developed specifically for Bioco Tradition, a Portuguese feminine fashion brand created in 2015 focused mainly on the recreation of a historical piece of clothing, the bioco. The main aim of this consulting project is to analyze the current situation of the company, specifically the behavior of the brand on the social networks and to provide a set of recommendations to the main challenges Bioco Tradition is facing. The in-depth analysis of internal documents of the company shows some setbacks regarding the Facebook page but also some successful strategies that are recommended to be repeated. Social media marketing is playing an increasingly important role in the marketing strategies of companies. Consequently, companies who integrate elements of social media into their marketing mix will have a greater opportunity to influence consumers’ buying choices. Therefore, this dissertation focuses on integrating elements of social media, such as Facebook, into the marketing mix and communication tools of Bioco Tradition.
- Cabify’s rebranding case study : a repositioning challengePublication . Alves, Benedita Carvalho Figueira Mexia; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesIn 2016 Cabify expanded to Portugal with the intention of leading corporate transportation and seeking to stand out in the market through its service of excellence and quality. At the end of that year, an internal and external study was conducted to assess if the general perception of the brand was in line with what the company wanted to convey. The results showed that employees did not identify with the communicated brand and that consumers perceived Cabify as premium, nevertheless inaccessible. Thus, the perceived brand was not aligned with the company’s desired positioning. A rebranding strategy was put in motion in order to reshape consumers’ perceptions, placing Cabify as a more inclusive brand. The main challenge lyed in bringing the brand closer to the audience, while maintaining the premium facet an avoiding confusion in the current users. The ultimate goal of this case study is to deeply understand the reasons that led to Cabify’s rebranding, to analyze the steps taken to reposition the brand and the impact of this strategy on consumer perceptions, having in mind Portuguese preferences regarding digital platforms of mobility. Main results indicate that although a successful shift in the audience’s perception occurred, when considering the company’s intentions, there was also a propensity of perceiving the new Cabify image as more lowcost. Aditionally, the study concludes that the current image awareness is low. Some recommendations are drawned in order to leverage the company’s communication strategy and user acquisition.
- Modelos de classificação e definição de montante de crédito de clientes : caso do Grupo NorsPublication . Silva, Pedro Carvalho Neto Gabriel; Ribeiro, Rita Moura Bastos de AlmeidaA análise financeira é um fator preponderante na atribuição de crédito, por parte das instituições financeiras. Os modelos de classificação de crédito surgem como forma de facilitar a análise financeira, ao classificar os clientes em categorias de pagador. A aplicação destes modelos tem sido uma prática corrente em instituições financeiras, porque permitem poupar tempo e recursos. O Grupo Nors concede crédito aos clientes, como forma de fomentar a sua faturação. Assim, a área das Contas a Receber (CaR), dos Serviços Partilhados, está encarregue da análise de crédito dos clientes e tomar as decisões de conceder ou não crédito e que montante disponibilizar ao cliente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo construir e propôr um modelo de classificação de crédito que seja útil à tomada de decisão de crédito da área das CaR e uma ferramenta que indique o montante de crédito a disponibilizar aos clientes que solicitam crédito. Desta forma, foram criados vários modelos de classificação de crédito diferentes, construídos a partir de três métodos distintos, Análise Múltipla Discriminante, Regressão Logística e Redes Neuronais Artificiais. Também, foi criado um modelo que indica o montante de crédito a conceder a cada cliente, baseado em algoritmos genéticos. Constatou-se que as Redes Neuronais Artificiais são o método de classificação com melhores resultados para o caso de classificação de crédito do Grupo Nors e que o modelo de definição do montante de crédito de clientes pode constituir uma ferramenta útil para o Grupo, uma vez que os indicadores correntemente utilizados não estão orientados especificamente para esse efeito.
- Coexistence of loyalty programs : an opportunity? : a case of Galp energiaPublication . Pimenta, Mariana Curvo Alves; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesThe development of Loyalty programs is an effective strategy used by companies in order to get customers satisfied and increase the retention levels, which most of the times leads to higher profitability. Currently, with the growing trends in the market, customers are more demanding and companies must work on the development of efficient tools to keep up with their business. Therefore, this study aims to analyse how two different loyalty programs of Galp coexist in the market by understanding what customers mostly want to, in which channels they should be and finally, to understand if it represents an opportunity for Galp? A survey conducted to Portuguese citizens showed that customers prefer loyalty cards that provide them with direct discounts. Furthermore, customers also like to have discounts in other services with these same cards, as well as cards in the format of an online application. Moreover, the transition to the online channel presented to be more significant in the young-adult segment, which is the segment that is more online buyer. Finally, by measuring what customers most preferred and complementing these results with the internal information of Galp, it was possible to conclude that Galp should invest on the development of the two programs as they complement each other and can be great tools to keep customers satisfied and enhance company’s value.
- Positioning strategy to attract international master students : Católica Lisbon case studyPublication . Heider, Benyi; Celeste, Pedro Manuel Amador RodriguesCatólica Lisbon is a leading Portuguese business schools that managed to establish itself with-in the Top25 of European business schools. During the next decade Católica Lisbon aims to further grow and improve the reputation of its Master of Science programs. The big challenge for the Portuguese business school thereby is to attract a greater number of diverse and high quality international students in a strong com-petitive environment. In order to evaluate if the current marketing and positioning strategy is adequate to achieve this mission, it is crucial for Católica Lisbon to understand international students and their decision patterns to choose a business school. This dissertation aims to analyze which drivers influence a student´s choice and if internation-al business students differ in how much they value hedonic and utilitarian dimensions in their decision. The literature review of this thesis gives an overview about hedonic and utilitarian decision making and introduces findings of previous researches in the area of higher educa-tion marketing. The case study describes the above stated challenge of Católica Lisbon in the context of its history and the developments in the European higher education market. Findings of a market research among international business students reveal that there are segments of utilitarian and hedonic-utilitarian driven students. These segments differ signifi-cantly in the importance they attribute to different factors in their choice and how likely they would choose a business school with Católica’s features.
- Raimundo & Maia and Cistér : evaluation of a potential mergerPublication . Maia, Filipa Mariana Rocha; Pires, João Paulo SimãoThe food industry is a very complex and diverse business that has been suffering a lot of changes, mainly in consumer choices. This case study focuses on two companies that make part of this industry, more specifically in the industry of pulses (as beans) and tree nuts. Raimundo & Maia and Cistér are both private family businesses with the headquarters in Portugal. In the last years, these companies have been facing slow growth and decrease in net profit. As a result, they need a strategy to increase sales and bring cost efficiencies, with this, in the beginning of 2017 Raimundo & Maia and Cistér are thinking about following the strategy of merging. Additionally, the case provides an insight into the food industry, the main difficulties and trends. The main objective of this case study is to understand what leads to a successful merger, how to implement this strategy in these companies and what are the advantages and disadvantages of following a merger, taking into consideration the actual situation of the companies. Furthermore, the case study also gives an opinion about what other strategies, beyond the merger, these companies could follow to achieve their goal.