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- Histórias com música : implementação de Oficinas de Música e Teatro Musical na Fábrica das HistóriasPublication . Canelhas, Gisela dos Santos Machado; Hanenberg, Peter HeinrichThis project presents the workshops “Histórias com Música”, music and musical theatre workshops which conception had the purpose of contributing to a model of activities, within museum education services, that aims at fostering and strenghthening ties between communities and their cultural heritage, stimulating the creative behaviour of the attendants. These workshops intend to promote a dialogue between written narratives and visual arts, articulating them in performative arts. Their implementation proposes the virtual expansion of the museum space into the classroom, comprising continuous sessions in which there are developed interdisciplinary activities. This project is divided into three parts, being the first of them dedicated to the explanation of some theoretical presuppositions concerning the relation between museums, culture and education, the second part assigned to the paradigm of museum education services in Portugal, presenting examples of good practice in some portuguese institutions, and the third part to the introduction of the workshops “Histórias com Música”, showing their structure, how they were developed and the results of their implementation in Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, a cultural equipment owned by the Municipality of Torres Vedras.
- Reflexão e análise sobre uma especificidade da didática do instrumento violinoPublication . Meira, Nuno Alexandre Silva; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daNa presente dissertação pretendemos analisar e refletir sobre a utilização da peça anatómica queixeira, na perspetiva do utilizador músico/instrumentista e de pedagogia, e sobretudo, de didática. Esta componente do violino é posicionada no corpo do próprio instrumento, e tem por principal função servir de apoio ao queixo do músico, daí o seu nome. Para uma utilização mais ergonómica, de ajustabilidade tanto na relação com o utilizador como em função do violino, tivemos ainda em consideração a prevenção do desconforto e dos eventuais problemas físicos decorrentes da prática do violino e tentamos aferir da importância que tem como potenciador de uma melhor qualidade e excelência do ensino do instrumento violino. Pelas suas características específicas, o violino exige de cada instrumentista e intérprete capacidades físicas que, por vezes, se tornam difíceis de encontrar. Uma das características mais importante está relacionada com a forma como o instrumento violino é posicionado e seguro, entre o ombro e o queixo. A força que tanto o pescoço, quanto o queixo são chamados a exercer durante um ensaio, as horas de treino ou uma atuação, pode ser originária de um desconforto extremo, que tem repercussão na qualidade da música tocada e, principalmente, na saúde do violinista. Sendo que este desconforto deve começar a ser evitado desde idade precoce, direcionamos a nossa atenção investigativa para uma escola de música e levamos a cabo um estudo de caso de cariz qualitativo, que contou com a aplicação da técnica de inquérito de uma entrevista a professores de violino da escola profissional ARTAVE, visando aferir da percepção da importância do uso da queixeira, e como escolher a queixeira junto destes profissionais da educação musical.
- O novo extremismo francês na génese de MarasmoPublication . Loureiro, Luís Gonçalo Pereira; Ruiz Carmona, CarlosO primordial foco de trabalho da dissertação é discorrer sobre a impactante e actual premissa da violência, no contexto do Novo Extremismo Francês, explorando as formas e métodos da criação de emoções e sentimentos através de imagens gráficas, violência implícita e subentendida. Do frívolo ao mundano, do quotidiano ao excepcional, o Novo Extremismo Francês tem providenciado e alavancado novas correntes, mentalidades e cânones estéticos. As obras e realizadores associados a esta corrente não se conotam a uma homogeneidade cinematográfica. As abordagens estéticas e filosóficas são várias e proporcionais ao pensamento tão próprio, autêntico e peculiar de cada associado. Intrínseco a este fulgor e liberdade criativa, está o contexto sociopolítico reminiscente. Marasmo (2015) é o culminar do aprofundamento teórico desenvolvido na presente dissertação. Emparelhado será com L’Humanité (1999) de Bruno Dumont com o intuito de, através da análise crítica de ambos, atentar perante a força deste que alavanca a compreensão do movimento assim como de Marasmo. Uma contextualização histórica é imperativa para a compreensão de L’Humanité e uma incursão pelo Novo Extremismo Francês impõe-se como forma de a situar relativamente a uma corrente cinematográfica revolucionaria e abaladora de universo fílmico como o conhecemos. Tratando-se de uma corrente avassaladora, a análise crítica a qualquer outra peça cinematográfica seria um descuido desmazelado pela parca e discutível conexão que esta teria para com Marasmo. Sucintamente, Marasmo e L’Humanité apelam à reflexão posterior à duração temporal das obras. Por partilharem laços umbilicais tais como a Teoria da Fragmentação e a Estética do Abjecto, impõe-se o aprofundamento de ambos até brotar uma consonância vindoira deste paralelismo.
- Da produção à distribuição de conteúdos audiovisuais para a Internet : “Os 100 Dias Felizes do Yoan”Publication . Pimentel, Yoan Olivier; Caires, Carlos SenaEsta dissertação tem como principal premissa o estudo e análise da produção e distribuição audiovisual para a internet. A mesma centra-se mais propriamente no que toca à temática da comédia no audiovisual e análise de alguns desses fenómenos para se entender como os mesmos se tornam virais, donde vem esse sucesso e como funciona nos dias de hoje. Para a realização desta dissertação, procedeu-se a uma pesquisa e análise de alguns fenómenos virais do audiovisual, estando os mesmos ligados ao tema da comédia. Foi levado a cabo um projeto pessoal, intitulado “Os 100 Dias Felizes do Yoan”, como exemplo de estudo para este trabalho, resultando, numa prática daquilo que aqui foi analisado nesta dissertação. Neste caso, o objeto de estudo é perceber como funciona audiovisual nos meios sociais, qual o seu alcance e as suas possibilidades, o que torna possível qualquer pessoa com meios básicos criar algo, sem qualquer tipo de custo ou experiencia profissional. Desta forma, Youtubers, videoblogues, produções independentes, compartilhamento de produções audiovisuais e o comportamento desses fenómenos virais do audiovisual na internet serão alguns dos temas tratados nesta dissertação. A questão principal é entender e analisar como surgem este tipo de produções e, de como é feita a a sua organização. O subtema desta dissertação é centrar o tema principal na comédia na internet. Para entender e perceber mais sobre esse assunto será tido em consideração um projeto pessoal em curso, ligado ao tema desta dissertação. Serão analisadas entrevistas de alguns canais famosos do Youtube, de forma a perceber como funciona este novo mundo do audiovisual nos meios sociais.
- Conduct of hostilities : precautions in attackPublication . Lopes, Alexandre Cabral Campelo Hierro; Tavares, Maria Isabel Cantista de Castro
- Fátima e o catolicismo portuguêsPublication . Sousa, Joaquim Carrasqueiro de; Fontes, Paulo Fernando de Oliveira
- Influência do conhecimento dos enfermeiros sobre prevenção e tratamento de úlceras de pressão na prática clínicaPublication . Fernandes, Tânia Sofia Horta; Ruivo, Maria Alice GóisAtualmente, as Úlceras de Pressão (UP) são um indicador da qualidade dos cuidados e da segurança do doente (OMS, 2009). Caracterizadas como feridas de difícil cicatrização, têm associadas importantes co-morbilidades e complicações que as tornam potencialmente fatais. Assim, a prevenção e tratamento constituem um aspeto fulcral do seu controlo no qual os enfermeiros desempenham um importante papel. No entanto, tem-se verificado uma lacuna entre o conhecimento científico e a aplicação na prática clínica desse mesmo conhecimento, contribuindo assim para os elevados números de prevalência e incidência a nível mundial. Desta forma, surgiu esta investigação que se enquadra na problemática da Prevenção e Tratamento de Úlceras de Pressão e circunscreve-se na esfera da influência do conhecimento na prática clínica dos enfermeiros em estudo. Com base na amostra de 96 enfermeiros, colaboradores nos serviços de Medicina de diferentes Hospitais da Península de Setúbal, desenvolvemos um estudo transversal, correlacional e descritivo de âmbito quantitativo, que procurou conhecer a influência do conhecimento sobre Prevenção e Tratamento de Úlceras de Pressão na prática clínica dos enfermeiros. Também foram objetivos do mesmo explorar o conhecimento das Guidelines, observar o nível de influência do conhecimento na prática clínica e identificar os fatores profissionais e educacionais que influenciam o conhecimento e a prática. Concluímos que existe uma relação direta entre os conhecimentos dos enfermeiros e o que estes aplicam na prática clínica. Quanto aos conhecimentos dos enfermeiros sobre a prevenção e tratamento das úlceras de pressão, encontram-se abaixo dos valores esperados. Relativamente ao tempo de experiência profissional, são os enfermeiros com mais de 15 anos de profissão que demonstram mais conhecimentos mas, o tempo de experiência profissional apenas influencia os conhecimentos relativos ao tratamento das UP. Verificou-se também que a participação dos enfermeiros em Congressos/Jornadas têm uma influência positiva na prática clínica do tratamento de UP e no score global de prática clínica. Por último, inferimos que a participação em cursos de pós-graduação ou de formação avançada sobre prevenção e tratamento de UP influencia os conhecimentos sobre tratamento de UP, a prática de prevenção de UP e o score global de conhecimentos.
- Distribuição de Cinema Independente pela WebPublication . Reis, Isa Salomé Prazeres dos; Ruiz Carmona, CarlosA Distribuição de Cinema Indepenente pela Web pretende falar sobre a transição da distribuição de cinema para a era digital, onde os realizadores/produtores utilizam a Internet como ferramenta de marketing e divulgação dos seus projetos. As plataformas digitais que vieram a elimar os intermediários – os distribuidores e exibidores, e tornaram possível que os proprietários do conteúdo o distribuíssem de acordo com os seus interesses. O que despoletou o meu interesse por este tema foi observar-me na posição de consumidor que utiliza a Internet para ver conteúdo. Logo, como produtora de uma curtametragem que iria fazer uso da Internet para promoção, surgiu-me esta temática de formas e processos de distribuição pela web. A problemática deste tipo de distribuição deve-se à dificuldade que ainda existe em confiar nestes serviços enquanto realizador e utilizar estes serviços enquanto consumidor. O consumidor do século XXI não está focado na legalidade e menospreza as plataformas legais que existem para a distribuição deste conteúdo. Desta forma, existe um grande atraso nesta transição e os estúdios de cinema continuam relutantes. A pirataria é uma grande ameaça ao crescimento destas plataformas. Para introduzir esta temática, recuo umas décadas no cinema, até ao nascimento do cinema independente, que é o foco da distribuição que quero analisar. O cinema independente andou sempre de mãos dadas com a evolução tecnológica, por isso, o meu foco é em como se aproveitou da distribuição digital. As tecnologias estão em constante mudança, tornando-se cada vez mais alcançáveis e baratas, o que facilita a produção de cinema independente e dificulta a sua distribuição de um modo tradicional. Esta tecnologia contemporânea está a mudar por completo a forma como as pessoas vêm cinema. Há mais autonomia e independência, que não deixa o espetador nas mãos da autoridade da televisão e dos exibidores.
- Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionaisPublication . Ribeiro, Diana Mourão; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daA presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação.