Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.91 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
This project presents the workshops “Histórias com Música”, music and musical theatre workshops which conception had the purpose of contributing to a model of activities, within museum education services, that aims at fostering and strenghthening ties between communities and their cultural heritage, stimulating the creative behaviour of the attendants. These workshops intend to promote a dialogue between written narratives and visual arts, articulating them in performative arts. Their implementation proposes the virtual expansion of the museum space into the classroom, comprising continuous sessions in which there are developed interdisciplinary activities. This project is divided into three parts, being the first of them dedicated to the explanation of some theoretical presuppositions concerning the relation between museums, culture and education, the second part assigned to the paradigm of museum education services in Portugal, presenting examples of good practice in some portuguese institutions, and the third part to the introduction of the workshops “Histórias com Música”, showing their structure, how they were developed and the results of their implementation in Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, a cultural equipment owned by the Municipality of Torres Vedras.
O presente projecto apresenta as oficinas “Histórias com Música”, oficinas de música e teatro musical cuja concepção partiu do desígnio de contribuir para um modelo de actividades, no âmbito dos serviços educativos que podem ser oferecidos pelos museus, que vise o estreitamento de laços entre as comunidades e o seu património cultural, estimulando a criatividade dos participantes. Tendo estas oficinas um carácter de continuidade e o propósito de promoção de um diálogo entre a narrativa escrita e as artes plásticas, articulando-as nas artes performativas, a sua implementação propõe a expansão virtual do espaço expositivo para o escolar, compreendendo a dinamização de actividades de âmbito inter e multidisciplinar. Este projecto está dividido em três partes, sendo que a primeira é dedicada à explanação de alguns pressupostos teóricos concernentes à relação entre museu, cultura e educação, a segunda ao levantamento do paradigma dos serviços educativos em Portugal, salientando neste modelo as boas práticas de algumas instituições portuguesas e a terceira à exposição da estrutura das oficinas que aqui apresento, do seu desenvolvimento e dos resultados da sua implementação na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, equipamento do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras.
O presente projecto apresenta as oficinas “Histórias com Música”, oficinas de música e teatro musical cuja concepção partiu do desígnio de contribuir para um modelo de actividades, no âmbito dos serviços educativos que podem ser oferecidos pelos museus, que vise o estreitamento de laços entre as comunidades e o seu património cultural, estimulando a criatividade dos participantes. Tendo estas oficinas um carácter de continuidade e o propósito de promoção de um diálogo entre a narrativa escrita e as artes plásticas, articulando-as nas artes performativas, a sua implementação propõe a expansão virtual do espaço expositivo para o escolar, compreendendo a dinamização de actividades de âmbito inter e multidisciplinar. Este projecto está dividido em três partes, sendo que a primeira é dedicada à explanação de alguns pressupostos teóricos concernentes à relação entre museu, cultura e educação, a segunda ao levantamento do paradigma dos serviços educativos em Portugal, salientando neste modelo as boas práticas de algumas instituições portuguesas e a terceira à exposição da estrutura das oficinas que aqui apresento, do seu desenvolvimento e dos resultados da sua implementação na Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, equipamento do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Description
Keywords
Serviços educativos Museus Cultura e cognição Criatividade Artes performativas Museum education services Museums Culture and cognition Creativity Performing arts