Browsing by Issue Date, starting with "2013-08"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- The opinion of patients with COPD: the process of becoming chronically sickPublication . Luz, Elisabete Lamy; Basto, Marta LimaMany earlier studies have contributed to a general understanding of the symptoms and signs of chronic obstructive pulmonary disease (COPD), yet very little is known about the transition from a healthy to a chronically sick individual. The scope of this study was to understand how people live with their chronic illness, using Grounded Theory1. Twenty-two participants with COPD were interviewed. Findings revealed "the basic social process" of becoming sick with COPD: The significance of living with COPD; Stages of becoming a sick individual; Strategies for management of the process used by participants. The conclusion reached is that understanding the process of "becoming sick" from the person's perspective assists nurses to develop personalized interventions with individuals suffering from COPD, focussing on the subject of care.
- Portugal : ficção e audiências em transiçãoPublication . Ferin, Isabel; Burnay, Catarina Duff; Castilho, Fernanda; Faciola, BiancaAnálise integrada da produção de ficção televisiva doméstica de 2011 (canais televisivos em sinal aberto). Oferta de uma contextualização do panorama audiovisual português e de tendências de produção e consumo.
- Transmissão da fé em contexto pós-modernoPublication . Duque, João ManuelO artigo parte de uma análise de alguns paradoxos da condição pósmoderna, concentrando-se nas tensões entre individualização e massificação, entre fragmentarização e holismo e entre secularização e sacralização. Fazendo depois uma breve análise da estrutura do ato de fé, retira por último as consequências do contexto cultural pós-moderno analisado para o processo de transmissão da fé, sobretudo no seu impacto sobre as culturas juvenis. Exploram-se as potencialidades do personalismo, frente ao individualismo e à massificação; as potencialidades das identidades particulares e universais, frente aos problemas do fragmentário e do holístico, e as possibilidades de uma verdadeira secularização, frente aos problemas do secularismo e da sacralização neo-religiosa.
- Comparison of a xenogeneic and an alloplastic material used in dental implants in terms of physico-chemical characteristics and in vivo inflammatory responsePublication . Figueiredo, Andreia; Coimbra, Patrícia; Cabrita, António; Guerra, Fernando; Figueiredo, MargaridaTwo commercial bone grafts used in dentistry (Osteobiol Gen-Os®, a xenograft of porcine origin, and Bonelike®, a hydroxyapatite based synthetic material), in the form of granules, were characterized and evaluated in vivo regarding the intensity of the tissue inflammatory response. These biomaterials were characterized in terms of morphology, particle size distribution, porosity and pore size, specific surface area and density. The chemical composition and structure of the materials were accessed by Fourier-Transform Infrared Spectroscopy (FTIR) and X-ray Diffraction (XRD). The graft materials were implanted in the gluteus maximus muscles of Wistar rats and the inflammatory response was evaluated through histological analysis, after one week of implantation. The results showed that the two grafts have quite different characteristics in practically all the evaluated properties. While Osteobiol® exhibits a structure and composition similar to the natural bone, Bonelike® is constituted by a main crystalline phase of hydroxyapatite and two secondary phases of α- and β-tricalcium phosphate. Osteobiol® granules, besides being larger, are irregular, and exhibit sharp-edged tips, while those of Bonelike® are approximately cylindrical, with round contours, and more uniform in size. The in vivo response evaluated from the inflammatory infiltrates revealed that although both implants did not cause severe inflammation, Bonelike® granules elicit a consistently more intense inflammatory reaction than that triggered by the granules of Osteobiol®, particularly in terms of collagen production and formation of fibrous capsule. This reaction was partly explained in terms of the characteristics evaluated for the granules of this material.
- Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissionalPublication . Matias, Carla Simone Azenha; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesEste trabalho incidiu sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório I e II (P.E.S.R.) realizadas na escola E.B. 2/3 André Soares ao longo do ano letivo de 2012/2013 no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática e descreve de forma reflexiva as atividades realizadas tanto neste âmbito quanto no âmbito de investigação científica complementar ao estágio. Este documento aborda duas componentes distintas, contudo, interligadas se pensarmos no desenvolvimento profissional docente e no que isso implica em iniciativas de empowerment: a pedagógica e a científica sendo que no primeiro capítulo apresentamos a componente pedagógica e no segundo a componente científica. No que à prática supervisionada da atividade letiva diz respeito, iniciámos com uma descrição reflexiva sobre o contexto social e educativo do local de estágio. Prosseguimos com a conceção de currículo e sua aplicação prática no estágio. Por último abordamos a supervisão científica, técnica e pedagógica. Quanto à prática supervisionada da atividade não letiva, fazemos uma breve reflexão sobre a participação em reuniões, bem como, projetos desenvolvidos no contexto de estágio. Por último é apresentado a componente de investigação com o fim de desenvolver competências docentes neste domínio. Tratasse de um projeto sobre “Wikis – Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto de ensino e aprendizagem”, onde se pretendeu analisar as potencialidades que as ferramentas colaborativas baseadas em wiki (mais concretamente a wikipédia) oferecem à educação, e do qual extraímos um artigo sobre “Wikis – Potencialidades e sua utilização em contexto educativo”, que foi apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática (JEI/2013) da responsabilidade de alunos e professores deste mestrado. Para o efeito, este projeto de investigação procura uma fundamentação teórica na análise de estudos levados a cabo por investigadores, a qual se complementa com o estudo de caso de natureza exploratória. Para a realização do mesmo, utilizámos as técnicas de inquérito por questionário e observação direta como instrumentos de recolha de dados. Os resultados deste estudo indiciam entre outros aspetos que apesar da wikipédia ainda ser vista com uma certa desconfiança, esta é muito conhecida pela comunidade educativa, tem vindo cada vez mais a ser utilizada pelos alunos como fonte de pesquisa para a realização dos trabalhos escolares e apesar da percentagem de recomendação ser inferior à aceitação, a classe docente aceita os trabalhos produzidos com recurso a esta fonte sempre que citada, revelando-se um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte.
- Reabilitação do doente oncológico da cabeça e pescoço : considerandos clínicos e protocolos da atuaçãoPublication . Correia, Sandrine Fernandes; Mendes, Rui Alberto AmaralO tratamento dos tumores da cabeça e pescoço envolve a realização de cirurgias com elevada morbilidade, com o recurso concomitante, ou não, à radio e/ou quimioterapia. Os doentes submetidos a ressecções cirúrgicas da maxila e/ou da mandíbula veem a sua função mastigatória e a estética oro-facial frequentemente comprometida, pelo que é importante proceder à reabilitação dos defeitos resultantes, sob pena do tratamento induzir importantes implicações na qualidade de vida do doente. A presente dissertação de mestrado teve como objetivo conhecer e discutir, à luz do “estado da arte” os protocolos de atuação clínica aplicados em doentes com cancro da cabeça e pescoço, sendo o locus de estudo o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia. Para o efeito, procedeu-se à revisão de 5 casos clínicos de doentes com cancro da cabeça e pescoço e à discussão e revisão da literatura recorrendo à análise de artigos científicos publicados em revistas referenciadas no Index Medicus, utilizando para tal os motores de busca PUBMED, EMBASE e MEDLINE OVID. Durante muitos anos, próteses acomodadas diretamente sobre os tecidos remanescentes foram utilizadas na tentativa de minimizar as mutilações decorrentes do tratamento. Nos casos por analisados, todos os doentes foram submetidos a cirurgia (maxilectomia e mandibulectomia), dos quais dois deles foram sujeitos a radioterapia. Os efeitos decorrentes da radioterapia podem comprometer a reabilitação dado que a radiação reduz a vascularização e induz processos de hipóxia, interferindo no processo de cicatrização. Com efeito, os doentes sujeitos a radioterapia tiveram que ser submetidos a nova cirurgia para colocação de novo enxerto, tendo afetado a sua qualidade de vida. Ainda neste âmbito apurou-se igualmente que, em todos os doentes, houve um impacto negativo da cirurgia na sua qualidade de vida. No entanto, os seus discursos demonstraram que esse impacto, apesar de negativo, não foi tão devastador como esperavam, reconhecendo, inclusive, que esta foi uma segunda oportunidade de vida. Constatou-se que a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são as formas terapêuticas disponíveis para o cancro da cabeça e pescoço. A sua combinação e a sua ordem dependem de vários fatores, como estádio clinico, localização anatómica, dimensão do tumor, histologia e dados do doente, como, por exemplo, a idade, a condição geral, entre outros. Como tal, um pré-operatório adequado, associado a um planeamento cirúrgico e um eficaz acompanhamento pós-operatório constitui a melhor garantia no êxito de toda a intervenção. Neste contexto, a reabilitação dos defeitos oro-faciais resultantes do tratamento oncológico são de extrema importância para minimizar a morbilidade e as implicações na qualidade de vida. Importa, por isso, que o médico dentista faça parte integrante da equipa hospitalar de forma a avaliar o protocolo de actuação mais indicado no que concerne à reabilitação destes doentes.
- Representações das demências na imprensa (2001-2010)Publication . Torres, Eduardo CintraNo primeiro ano do século XXI a Organização Mundial de Saúde deu um grande destaque à celebração do Dia Mundial da Saúde Mental, estimulando o interesse pelas doenças mentais, nomeadamente pela sua cobertura mediática. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo quantitativo das representações das demências em três jornais diários portugueses na década de 2001-2010. Considerando redutora uma análise limitada aos artigos nas secções de saúde, o estudo alargou-se a todo o corpo dos diários, o que permitiu mostrar uma atenção regular ao tema, em especial à doença de Alzheimer, em todos os géneros jornalísticos, uma grande variedade de fontes, protagonistas e assuntos, e ainda uma atitude de inclusão concomitante com um tratamento objetivo. O noticiário da imprensa portuguesa sobre as demências é no seu conjunto isento de estereótipos negativos, favorecendo uma informação suficiente dos leitores e a integração das demências entre os temas consensuais e relevantes no espaço público.
- New evangelization in the digital world : a dominican approachPublication . Thoai, Peter Phan Ngô Xuân; Berlana, Fausto Gómez
- Bruxismo em crianças com dentição mista : a propósito de um caso clínicoPublication . Almeida, Carla Sofia dos Santos; Figueiredo, Andreia Sofia de Paiva; Ribeiro, Octávio Alexandre Soares dos SantosO bruxismo é um hábito parafuncional do sistema estomatognático caraterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, o qual pode ocorrer durante o sono, sendo neste caso, denominado de bruxismo noturno. É mais comum na infância, pouco comum nos adultos e de ocorrência reduzida em idosos. Tem etiologia multifatorial e segundo a Classificação Internacional das Desordens do Sono, pode estar associado a parassonias, caraterizando-se por diferentes graus de excitação, como enurese noturna, falas durante o sono, sono agitado e sonambulismo. Aquando no período de dentição decídua o bruxismo apresenta-se como uma caraterística fisiológica associada ao desenvolvimento dos ossos da face, no entanto a partir do momento em que surge a dentição mista, transição para a dentição permanente, esse fenómeno deverá começar a tornar-se menos evidente. Quando o bruxismo noturno infantil persiste na sua duração pode ser considerado patológico, criando danos severos que podem inclusivamente originar disfunção da articulação temporomandibular. O bruxismo noturno infantil pode ter repercussões algo nefastas nas crianças, nomeadamente na forma de desgaste dentário, desgaste físico diurno e alterações comportamentais, por isso é de extrema importância a deteção precoce do bruxismo em crianças por parte dos profissionais de saúde. Sendo necessário um tratamento pluridisciplinar para a remoção do hábito parafuncional. A visita de uma criança à Clínica Universitária levantou a questão da existência de bruxismo noturno em crianças com dentição mista associado a parassonias. A presente monografia pretende alertar para a importância da deteção precoce do bruxismo como parassonia. Foi adotado um questionário, realizado aos pais, sobre os hábitos noturnos das crianças e avaliado até que ponto o bruxismo está presente nas crianças com dentição mista.
- O potencial translacional dos biomarcadores na abordagem da leucoplasia oralPublication . Rocha, Francisco de Almeida; Mendes, Rui AmaralO cancro como neoplasia maligna representa a proliferação dismórfica e contínua de células nativas de um determinado órgão, conduzindo à invasão tecidular e metastização à distância. O aparecimento destas desordens patológicas resulta de um processo fisiopatológico associado a anormalidades genéticas e epigenéticas, que originam populações celulares clonais com alterações nos mecanismos de sobrevivência. Apesar de todos os avanços tecnológicos e dos conhecimentos disponíveis para a abordagem do cancro oral, a sua mortalidade apresenta números bastante elevados, sendo superior à registada em outras patologias malignas, como o cancro do colo do útero, mama ou cólon. No que à cavidade oral diz respeito, a potencial translação do transcriptoma para a prática clínica, permitirá diminuir a morbilidade e mortalidade do cancro oral, através do diagnóstico precoce de desordens orais potencialmente malignas, como a leucoplasia oral. Atualmente, o diagnóstico diferencial entre lesões orais benignas reativas/inflamatórias e desordens orais potencialmente malignas baseia-se em exames histológicos de espécimenes biopsados, por existência de lesões clinicamente suspeitas. Além disso, o diagnóstico histológico de displasia epitelial é subjetivo e sujeito a diferentes interpretações, estando apenas a sua existência presumivelmente relacionada com o risco aumentado de transformação maligna. Os estudos bioquímicos e moleculares, conhecidos e praticados nos dias de hoje, servem como pedestal para uma classificação clínica mais verosímil, que poderá predizer com maior exatidão o potencial maligno. São necessários biomarcadores moleculares capazes de identificar a fisiopatologia de cada uma das desordens orais potencialmente malignas, em particular a leucoplasia oral, para eliminar os dilemas do diagnóstico clínico e histológico, corrigir diagnósticos diferenciais, assim como reconhecer fatores de risco que permitam averiguar a suscetibilidade individual à neoplasia maligna oral. Os médicos dentistas devem integrar nas suas faculdades básicas o diagnóstico tão precoce quanto possível de desordens orais potencialmente malignas, classificando os seus estadiamentos através de evidência científica sensível, específica e universal. O objetivo deste plano de estudos à escala global passa pela personalização e otimização dos cuidados médicos.