Browsing by Issue Date, starting with "2013-08-01"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Comparison of a xenogeneic and an alloplastic material used in dental implants in terms of physico-chemical characteristics and in vivo inflammatory responsePublication . Figueiredo, Andreia; Coimbra, Patrícia; Cabrita, António; Guerra, Fernando; Figueiredo, MargaridaTwo commercial bone grafts used in dentistry (Osteobiol Gen-Os®, a xenograft of porcine origin, and Bonelike®, a hydroxyapatite based synthetic material), in the form of granules, were characterized and evaluated in vivo regarding the intensity of the tissue inflammatory response. These biomaterials were characterized in terms of morphology, particle size distribution, porosity and pore size, specific surface area and density. The chemical composition and structure of the materials were accessed by Fourier-Transform Infrared Spectroscopy (FTIR) and X-ray Diffraction (XRD). The graft materials were implanted in the gluteus maximus muscles of Wistar rats and the inflammatory response was evaluated through histological analysis, after one week of implantation. The results showed that the two grafts have quite different characteristics in practically all the evaluated properties. While Osteobiol® exhibits a structure and composition similar to the natural bone, Bonelike® is constituted by a main crystalline phase of hydroxyapatite and two secondary phases of α- and β-tricalcium phosphate. Osteobiol® granules, besides being larger, are irregular, and exhibit sharp-edged tips, while those of Bonelike® are approximately cylindrical, with round contours, and more uniform in size. The in vivo response evaluated from the inflammatory infiltrates revealed that although both implants did not cause severe inflammation, Bonelike® granules elicit a consistently more intense inflammatory reaction than that triggered by the granules of Osteobiol®, particularly in terms of collagen production and formation of fibrous capsule. This reaction was partly explained in terms of the characteristics evaluated for the granules of this material.
- Práticas de investigação, ensino e aprendizagem no ensino das TIC : relatório de aprendizagem profissionalPublication . Matias, Carla Simone Azenha; Cardoso, Sílvia Maria Castro FortesEste trabalho incidiu sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório I e II (P.E.S.R.) realizadas na escola E.B. 2/3 André Soares ao longo do ano letivo de 2012/2013 no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática e descreve de forma reflexiva as atividades realizadas tanto neste âmbito quanto no âmbito de investigação científica complementar ao estágio. Este documento aborda duas componentes distintas, contudo, interligadas se pensarmos no desenvolvimento profissional docente e no que isso implica em iniciativas de empowerment: a pedagógica e a científica sendo que no primeiro capítulo apresentamos a componente pedagógica e no segundo a componente científica. No que à prática supervisionada da atividade letiva diz respeito, iniciámos com uma descrição reflexiva sobre o contexto social e educativo do local de estágio. Prosseguimos com a conceção de currículo e sua aplicação prática no estágio. Por último abordamos a supervisão científica, técnica e pedagógica. Quanto à prática supervisionada da atividade não letiva, fazemos uma breve reflexão sobre a participação em reuniões, bem como, projetos desenvolvidos no contexto de estágio. Por último é apresentado a componente de investigação com o fim de desenvolver competências docentes neste domínio. Tratasse de um projeto sobre “Wikis – Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto de ensino e aprendizagem”, onde se pretendeu analisar as potencialidades que as ferramentas colaborativas baseadas em wiki (mais concretamente a wikipédia) oferecem à educação, e do qual extraímos um artigo sobre “Wikis – Potencialidades e sua utilização em contexto educativo”, que foi apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática (JEI/2013) da responsabilidade de alunos e professores deste mestrado. Para o efeito, este projeto de investigação procura uma fundamentação teórica na análise de estudos levados a cabo por investigadores, a qual se complementa com o estudo de caso de natureza exploratória. Para a realização do mesmo, utilizámos as técnicas de inquérito por questionário e observação direta como instrumentos de recolha de dados. Os resultados deste estudo indiciam entre outros aspetos que apesar da wikipédia ainda ser vista com uma certa desconfiança, esta é muito conhecida pela comunidade educativa, tem vindo cada vez mais a ser utilizada pelos alunos como fonte de pesquisa para a realização dos trabalhos escolares e apesar da percentagem de recomendação ser inferior à aceitação, a classe docente aceita os trabalhos produzidos com recurso a esta fonte sempre que citada, revelando-se um processo em franco desenvolvimento de credibilização desta fonte.