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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho incidiu sobre a Prática de Ensino Supervisionada e Relatório I e II
(P.E.S.R.) realizadas na escola E.B. 2/3 André Soares ao longo do ano letivo de
2012/2013 no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática e descreve de forma
reflexiva as atividades realizadas tanto neste âmbito quanto no âmbito de investigação
científica complementar ao estágio. Este documento aborda duas componentes
distintas, contudo, interligadas se pensarmos no desenvolvimento profissional docente
e no que isso implica em iniciativas de empowerment: a pedagógica e a científica
sendo que no primeiro capítulo apresentamos a componente pedagógica e no segundo
a componente científica.
No que à prática supervisionada da atividade letiva diz respeito, iniciámos com uma
descrição reflexiva sobre o contexto social e educativo do local de estágio.
Prosseguimos com a conceção de currículo e sua aplicação prática no estágio. Por
último abordamos a supervisão científica, técnica e pedagógica. Quanto à prática
supervisionada da atividade não letiva, fazemos uma breve reflexão sobre a
participação em reuniões, bem como, projetos desenvolvidos no contexto de estágio.
Por último é apresentado a componente de investigação com o fim de desenvolver
competências docentes neste domínio. Tratasse de um projeto sobre “Wikis –
Potencialidades e utilização da wikipédia em contexto de ensino e aprendizagem”,
onde se pretendeu analisar as potencialidades que as ferramentas colaborativas
baseadas em wiki (mais concretamente a wikipédia) oferecem à educação, e do qual
extraímos um artigo sobre “Wikis – Potencialidades e sua utilização em contexto
educativo”, que foi apresentado nas Jornadas de Ensino de Informática (JEI/2013) da
responsabilidade de alunos e professores deste mestrado.
Para o efeito, este projeto de investigação procura uma fundamentação teórica na
análise de estudos levados a cabo por investigadores, a qual se complementa com o
estudo de caso de natureza exploratória. Para a realização do mesmo, utilizámos as
técnicas de inquérito por questionário e observação direta como instrumentos de
recolha de dados.
Os resultados deste estudo indiciam entre outros aspetos que apesar da wikipédia
ainda ser vista com uma certa desconfiança, esta é muito conhecida pela comunidade
educativa, tem vindo cada vez mais a ser utilizada pelos alunos como fonte de
pesquisa para a realização dos trabalhos escolares e apesar da percentagem de
recomendação ser inferior à aceitação, a classe docente aceita os trabalhos produzidos
com recurso a esta fonte sempre que citada, revelando-se um processo em franco
desenvolvimento de credibilização desta fonte.
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Keywords
Wikipédia Informação Educação Conhecimento Tecnologias de Informação e Comunicação Práticas de Ensino Supervisionada e Relatório