CEDH - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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- “Transição-adaptação” à reforma em PortugalPublication . Fonseca, António M.
- Aprendizagem cooperativaPublication . Machado, RenataConcebido como uma modalidade de formação de adultos, de acordo com as exigências de uma aprendizagem ao longo da vida, os «Núcleos de Aprendizagem Cooperativa» correspondem a uma resposta inovadora e muito desafiante, conforme procuramos mostrar neste texto. Desde a sua emergência, até à sua concepção, planificação e desenvolvimento, estes núcleos de aprendizagem constituem não só modalidades de formação singularmente ricas como também importantes espaços de socialização e de convívio humano. Todos se juntam motivados pela vontade e o desejo de querer aprender mais.
- A mediação tecnológica ao serviço da mediação humanaPublication . Magalhães, PauloNo presente texto procura-se sublinhar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito das práticas de Mediação de Aprendizagem tendo como contexto empírico de referência o projecto Trofa Comunidade de Aprendentes (TCA). No nosso entender, as TIC desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem ao longo da vida pois permitem um acesso sem paralelo ao conhecimento, à informação e à comunicação e, sobretudo, uma gestão partilhada desse conhecimento. É neste sentido, valorizando simultaneamente as condições de acesso e de partilha, que perspectivamos os desafios da literacia digital.
- Nota de apresentaçãoPublication . Baptista, Isabel
- Políticas de alteridade e cidadania solidária - as perguntas da Pedagogia SocialPublication . Baptista, IsabelAcreditando que o facto de nos encontrarmos prisioneiros de concepções de carácter essencialista e egológico explica, em boa medida, a ineficácia de muitas das estratégias adoptadas, concretamente ao nível da intervenção sócio-educativa, a reflexão proposta neste texto parte do reconhecimento do primado antropológico da «relação», apontando a «solidariedade» como sustentáculo ético e epistemológico das dinâmicas de pedagogia social, aqui perspectivadas num quadro de acção política amplo e partilhado, marcado pelo signo da responsabilidade perante a alteridade humana enquanto condição de uma cidadania solidária.
- Caminhos para a saída. Factores que contribuem para o abandono escolar do ensino secundário em escolas de Vila Nova de Gaia: a perspectiva dos jovensPublication . Santos, Álvaro Almeida dos; Matias Alves, JoséNeste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados de um estudo realizado em Vila Nova de Gaia, no qual se procuram identificar os factores que influenciam a saída prematura de jovens do ensino secundário em escolas do concelho. Procedemos a um estudo qualitativo, entrevistando jovens que tinham frequentado o 10.º ou o 11.º ano, num universo de seis escolas secundárias do concelho, e que abandonaram a escola sem completarem o ensino secundário. Procurámos, também, conhecer as percepções dos conselhos executivos dessas escolas sobre a relevância de conjuntos de factores que podem influenciar tais decisões. Os resultados encontrados sugerem que o abandono escolar precoce no ensino secundário resulta de um processo multidimensional, influenciado por uma variedade de factores intra e extra-escolares, que têm como consequência custos individuais e sociais graves. O grau de importância de um ou mais factores nas decisões de saída prematura depende das condições socioeconómicas e educativas dos jovens no momento em que se desvinculam da escola. A análise das percepções dos conselhos executivos sugere que, genericamente, há convergência com as perspectivas dos jovens quanto aos factores encontrados, mas divergem no que respeita ao grau de influência desses factores nas decisões de abandono precoce.
- Os caminhos das experiências positivas e negativas na prestação de cuidados informais na esquizofreniaPublication . Campos, Luísa; Cardoso, Carlos Mota; Marques-Teixeira, João
- Resiliência num grupo de adolescentes de risco de uma escola secundária do grande PortoPublication . Xavier, Maria Raul Lobo; Abreu, Mariana AndresenA relação entre factores de risco (acontecimentos de vida stressantes) nas vidas dos adolescentes, e a presença de factores de protecção faz com que alunos considerados de risco evidenciem resiliência ou vulnerabilidade em contextos como a escola. O presente artigo procura evidenciar a forma como os adolescentes se adaptam ou ultrapassam estas circunstâncias adversas, ao conseguirem “bons resultados apesar das sérias ameaças ao desenvolvimento ou à adaptação” (Masten, 2001, p.228). A escola assume-se como um dos contextos mais importantes de desenvolvimento, socialização e de promoção de resiliência nos adolescentes. A forma como actuam os factores e processos protectores presentes nas suas vidas tendo em conta os riscos e factores de risco, ajudam a compreender os comportamentos resilientes ou não-resilientes demonstrados pelos adolescentes. A utilização de uma entrevista semi-estruturada a uma amostra de dezasseis alunos adolescentes (N=16), com uma média de idades de 13,81 anos, permitiu obter um “fotografia bem detalhada” naquele período das suas vidas relativamente a ele próprio, ao contexto escola (por exemplo, a relação com grupo pares, dificuldades na escola).
- Pedagogia social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acçãoPublication . Baptista, IsabelA disciplina científica que dá pelo nome de «pedagogia social» ocupa hoje um lugar fundamental no seio das ciências da educação, respondendo por um universo conceptual específico, alicerçado num património histórico próprio e num campo de problematização-acção de confirmada relevância na nossa contemporaneidade. É justamente em torno do conceito de pedagogia social, da sua história e da sua especificidade epistemológica que procuro reflectir neste texto, tentando evidenciar a pertinência socio-política desta área de conhecimento num quadro de renovação do «espaço público da educação», em conformidade com a utopia do humano preconizada pelas Nações Unidas para a sociedade do século XXI.
- Educadores sociais: quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos?Publication . Alves, Joaquim Azevedo; Baptista, IsabelO presente texto corresponde ao relato crítico de um debate em torno da «identidade profissional dos educadores sociais» que contou com a participação de três educadoras sociais, uma professora e um antropólogo, todos especializados em pedagogia social e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa nesta área de investigação-acção. Tomando como referência empírica o universo experiencial de cada um dos participantes, pretendeu-se colocar em confronto – em diálogo – diferentes concepções e percepções sobre o contributo específico dos educadores sociais no seio das dinâmicas de intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de explicitação e valorização da sua identidade profissional.