Browsing by Issue Date, starting with "2008-04-01"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Pedagogia social: uma ciência, um saber profissional, uma filosofia de acçãoPublication . Baptista, IsabelA disciplina científica que dá pelo nome de «pedagogia social» ocupa hoje um lugar fundamental no seio das ciências da educação, respondendo por um universo conceptual específico, alicerçado num património histórico próprio e num campo de problematização-acção de confirmada relevância na nossa contemporaneidade. É justamente em torno do conceito de pedagogia social, da sua história e da sua especificidade epistemológica que procuro reflectir neste texto, tentando evidenciar a pertinência socio-política desta área de conhecimento num quadro de renovação do «espaço público da educação», em conformidade com a utopia do humano preconizada pelas Nações Unidas para a sociedade do século XXI.
- Educadores sociais: quem são? O que fazem? Como desejam ser reconhecidos?Publication . Alves, Joaquim Azevedo; Baptista, IsabelO presente texto corresponde ao relato crítico de um debate em torno da «identidade profissional dos educadores sociais» que contou com a participação de três educadoras sociais, uma professora e um antropólogo, todos especializados em pedagogia social e colaboradores da Universidade Católica Portuguesa nesta área de investigação-acção. Tomando como referência empírica o universo experiencial de cada um dos participantes, pretendeu-se colocar em confronto – em diálogo – diferentes concepções e percepções sobre o contributo específico dos educadores sociais no seio das dinâmicas de intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de explicitação e valorização da sua identidade profissional.
- Estatuto antropológico e limiares epistemológicos da educação socialPublication . Carvalho, Adalberto Dias deO presente artigo desenvolve a temática do estatuto da educação social enquanto disciplina de confluência e síntese de vários saberes e enquanto prática de intervenção. Para o efeito questiona a sua relação com as ciências da educação e com a pedagogia social, a par das suas conexões com a ética e a política. Numa perspectiva essencialmente hermenêutica indaga-se ainda o complexo desafio que as situações-limite e o contrato social colocam à sociedade civil impondo que esta promova o exercício de uma cidadania responsável, dimensão em que a educação social tem um papel fundamental.
- Nota de apresentaçãoPublication . Baptista, Isabel
- Porque necessitamos de um modelo bioecológico–transaccional para pensar o futuro?Publication . Xavier, Maria Raúl LoboCom este trabalho procuramos justificar como o modelo bioecológico de Urie Bronfenbrenner e o modelo transaccional de Sameroff e colegas poderão ser utilizados como guias úteis para evidenciar a necessidade de uma atenção especial para com as crianças e suas famílias.
- Intervenção social da Ald No GúruèPublication . Barbosa, Adérito GomesO presente texto procura apresentar, antes de mais, o distrito do Gúruè e o Centro Polivalente Leão Dehon, considerado um dos mais organizados e eficientes em Moçambique, pelas instituições governamentais, não governamentais e educativas. A ALVD4 como entidade e a sua intervenção em Moçambique constituem o segundo ponto do nosso desenvolvimento. Em terceiro lugar, salientamos os princípios pedagógico-sociais desta Associação.