CEDH - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
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- 10 propostas para uma reinvenção da escolaPublication . Alves, José Matias
- O 25 de abril, os jovens e a cidadania ativa e global: uma pesquisa exploratóriaPublication . Pinheiro, Generosa; Alves, José Matias
- Abandono escolar e efundula: perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de AngolaPublication . Ndamonovanu, Prudência; Xavier, Maria Raúl; Carvalho, Maria CarmoNos últimos anos, vários trabalhos têm abordado a dinâmica complexa que, na África subsariana, parece relacionar os rituais de iniciação femininos vividos na adolescência e com o abandono escolar. Em muitas situações esses elementos são explorados integrando nas discussões o tema da gravidez/maternidade precoce. No entanto, a conexão entre essas dimensões não é completamente clara e mais informações são necessárias. Tanto quanto sabemos, em Angola não existe investigação explorando perspetivas sobre a escolarização e abandono escolar e sobre a experiência de rituais de iniciação (Efundula) de jovens mães cuja gravidez/maternidade aconteceu antes dos 18 anos de idade e depois de terem vivenciado o efundula, e que entretanto abandonaram a escola. O presente trabalho procura ser uma primeira contribuição para o aprofundar do conhecimento nessa área, dando voz às jovens participantes e explorando os significados das suas perspetivas e experiências em relação ao efundula, à vida escolar e ao abandono escolar. Neste estudo qualitativo, exploratório, o grupo de participantes é composto por 10 mães que vivenciaram o ritual efundula, com idades entre os 16 e os 18 anos e que não frequentam a escola. Após consentimento informado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas na íntegra. Os dados foram analisados usando uma abordagem semi-indutiva apoiada pelo software Nvivo. Parte dos participantes afirmou que a decisão de participar no efundula não foi sua, mas entenderam o seu papel como “tradição”. A experiência escolar é descrita de forma positiva, valorizando diferentes aspetos. O abandono é muitas vezes apresentado como estando diretamente relacionado com a gravidez/maternidade, mas não especificamente com o efundula. Diversas participantes descrevem uma relação direta entre o efundula e a gravidez/maternidade. A maioria das participantes relata que não pretende voltar a estudar. Estes dados apontam para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno do abandono escolar no feminino, para se poder intervir/prevenir diminuindo possíveis repercussões pessoais e sociais.
- Abandono oculto: um fenómeno silenciosoPublication . Oliveira, António Manuel BrancoApresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação, quepretendeu compreender o que acontece na escola com os alunos que, não sendo considerados em situação de abandono escolar efetivo, permanecem matriculados no sistema educativo/ formativosem se envolverem no seu processo de aprendizagem e, como tal, em abandono escolar oculto.Procede-se ao enquadramento teórico, clarificando os conceitos convocados – Abandono Precocede Educação e Formação (APEF), de desengajamento escolar e de abandono oculto – descreve-sea metodologia adotada e apresentam-se os principais resultados do estudo desenvolvido.Explicita-se a opção metodológica por um estudo de cariz qualitativo, numa lógica de estudo decaso instrumental, múltiplo, adotando uma perspetiva holística e ancorado no paradigma dacomplexidade. Para garantir a validade do estudo, recorremos à triangulação de dados,mobilizando técnicas de recolha de dados como a pesquisa arquivística ou documental e oinquérito por questionário, mas também instrumentos e técnicas próprias de uma abordagemquantitativa. Esta triangulação fez-se também pela utilização de variadas fontes de informaçãoe pela recolha de dados em momentos distintos. Referem-se os procedimentos, enfatizando aconstrução de um Perfil de Aluno em Abandono Oculto e a conceção de um Dispositivo deIdentificação do Abandono Oculto (DIAO) e apresenta-se a amostra.A recolha e análise dos dados produzidos pelo DIAO, permitiu-nos identificar, caracterizar osalunos em abandono oculto e definir em que nível de gravidade se encontravam. Os resultadoslevam-nos a concluir que existe APEF e abandono oculto no agrupamento-contexto, fruto de umprocesso de desengajamento escolar, patente no forte contributo das variáveis fraco desempenhoescolar, absentismo e problemas de comportamento/ indisciplina.
- Academic achievement and emotional and behavioural problems: the moderating role of genderPublication . Dias, Pedro; Veríssimo, Lurdes; Carneiro, Alexandra; Figueiredo, BárbaraThe present study aimed to explore the association between academic achievement and emotional and behavioural problems and the moderation role of gender in this association. 1350 Portuguese school-aged children and adolescents from first to ninth grade (6–15-year-old), part of a national representative sample, were assessed by teachers and parents with questionnaires from the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA). Results show that academic achievement significantly predicts child and adolescent’s internalizing, externalizing, and total problems. Gender moderates the association between academic achievement and child and adolescent’s externalizing and total problems, both at school and in the family context. The results underscore the relevance of academic achievement in children and adolescent’s emotional and behavioural problems, and particularly in boys.
- Academic analytics na prática: agregar e analisar múltiplas fontes de dadosPublication . Ferreira, Sérgio André; Andrade, António Manuel Valente deAs instituições do ensino superior (IES) utilizam diversos subsistemas tecnológicos para gestão das várias dimensões da vida da organização, que recolhem um imenso volume de dados proveniente desses subsistemas, mas que não comunicam entre si. A ideia do Analytics na Educação alicerça-se no potencial da utilização agregada destes dados para o processo de tomada de decisão e no desenvolvimento de novos modelos na gestão. Partindo-se do caso da realidade da Universidade Católica Portuguesa – Porto, apresentam-se a arquitetura e os resultados alcançados no desenvolvimento de um protótipo de Academic Analytics, para a gestão da atividade de ensino na instituição, que agrega dados de três subsistemas tecnológicos. Deste trabalho resultam três contributos principais: i) Teórico – O Analytics na Educação é um tema novo e em rápida ascensão, sendo, por isso, difícil manter um discurso estável na defi nição de conceitos e descrição de processos. Neste quadro, apresenta-se uma refl exão sobre as principais questões discutidas e são colocados em relação os conceitos mais relevantes; ii) Metodológico – A fundamentação e aplicação do modelo Design Science Research Process (DSRP), que, apesar da sua versatilidade no campo da apresentação de artefactos, ainda tem pouca expressão no campo dos Sistemas da Informação (SI) aplicados às Ciências Sociais e Humanas; iii) Prático – Apresentação do protótipo de um sistema de Academic Analytics.
- Academic analytics: anatomy of an exploratory essayPublication . Ferreira, Sérgio André; Andrade, AntónioInvestment in technological subsystems to support the activity of teaching and learning and the various areas of the life of Higher Education Institutions (HEI) is of increasing importance in the implementation of the policy and strategy of these organizations. Each of these subsystems collects a huge amount of data that, if properly organized, can provide useful information for decision making and informed action, which results in the need to articulate the strategic vision with Information Systems. This study aims to identify the technological requirements and understand the technical difficulties in accessing data sources of different technological subsystems in order to facilitate dialogue between the departments which hold the data to build a future Academic Analytics in a HEI. To achieve these goals a prototype was conceived which involved the aggregation, cleansing and standardization of data sources and resulted in a database that integrates records from three data sources—the LCMS (Learning Content Management System), academic management services and quality management services. This prototype allows reports and analysis to be made. Future studies for the development and implementation of Academic Analytics that can produce information to support decision making and control of the HEI’s activity are also possible.
- Academic analytics: mapeando o genoma da universidadePublication . Ferreira, Sérgio André; Andrade, AntónioHigher education institutions (HEIs) have multiple technologic subsystems for administrative, pedagogical management and quality purposes, which gather an immense volume of data from various sources and which do not communicate with each other. The domain of the analytic performances in Education emerges from the need to aggregate multiple sources of data, which the complexity of treatment associated with the ease of mobilizing selected information will make it possible to understand reality and optimize management actions. In this article, we present the architecture and results achieved in the development of an Academic Analytics aggregator of multiple sources of data on the educational activity.
- Academic analytics: mapping the genome of the UniversityPublication . Ferreira, Sérgio André; Andrade, AntónioHigher education institutions have multiple technologic subsystems for administrative, pedagogical management, and quality purposes, which gather an immense volume of data from various sources and which do not communicate with each other. The domain of the analytic performances in education emerges from the need to aggregate multiple sources of data, which the complexity of treatment associated with the ease of mobilizing selected information will make it possible to understand reality and optimize management actions. In this paper, we present the architecture and results achieved in the development of an academic analytics aggregator of multiple sources of data on the educational activity.
- Adaptation to stress in football athletes: the importance of cognitive appraisalPublication . Rui Gomes, A.; Simães, Clara; Morais, Catarina; Cunha, RicardoThis study analysed the adaptation of football athletes to competitive stressors regarding the upcoming match. For that, the study adopted a cross- sectional methodology using a critical incident approach. The participants were 352 young male football athletes, aged between 15 and 19 years (M = 16.91, SD = 0.99), who were competing in the national football championship. The results indicated that cognitive appraisal partially mediated the relationship between competitive stressors and emotions: athletes who perceived stressors as a challenge, tended to feel more control over the situation and more resourceful (coping perception), leading to a more positive emotional experience, while those perceiving the stressors as a threat were more prone to experience less control and more negative emotions. This mediation model was moderated by athletes’ competitive level (U17 or U19), as the role of challenge perception was more pronounced in the U19 team, while the relationship between threat perception and less control was only observed for the U17 team. In sum, the data reveals the importance of cognitive appraisal in young football athletes’ adaptation to competitive stressors, bolstering the theoretical models in this area and the importance of psychologists to consider these variables during intervention, particularly cognitive appraisal.