Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Abandono escolar e efundula: perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de Angola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Abandono escolar e efundula .pdf318.45 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos últimos anos, vários trabalhos têm abordado a dinâmica complexa que, na África subsariana, parece relacionar os rituais de iniciação femininos vividos na adolescência e com o abandono escolar. Em muitas situações esses elementos são explorados integrando nas discussões o tema da gravidez/maternidade precoce. No entanto, a conexão entre essas dimensões não é completamente clara e mais informações são necessárias. Tanto quanto sabemos, em Angola não existe investigação explorando perspetivas sobre a escolarização e abandono escolar e sobre a experiência de rituais de iniciação (Efundula) de jovens mães cuja gravidez/maternidade aconteceu antes dos 18 anos de idade e depois de terem vivenciado o efundula, e que entretanto abandonaram a escola. O presente trabalho procura ser uma primeira contribuição para o aprofundar do conhecimento nessa área, dando voz às jovens participantes e explorando os significados das suas perspetivas e experiências em relação ao efundula, à vida escolar e ao abandono escolar. Neste estudo qualitativo, exploratório, o grupo de participantes é composto por 10 mães que vivenciaram o ritual efundula, com idades entre os 16 e os 18 anos e que não frequentam a escola. Após consentimento informado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas na íntegra. Os dados foram analisados usando uma abordagem semi-indutiva apoiada pelo software Nvivo. Parte dos participantes afirmou que a decisão de participar no efundula não foi sua, mas entenderam o seu papel como “tradição”. A experiência escolar é descrita de forma positiva, valorizando diferentes aspetos. O abandono é muitas vezes apresentado como estando diretamente relacionado com a gravidez/maternidade, mas não especificamente com o efundula. Diversas participantes descrevem uma relação direta entre o efundula e a gravidez/maternidade. A maioria das participantes relata que não pretende voltar a estudar. Estes dados apontam para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno do abandono escolar no feminino, para se poder intervir/prevenir diminuindo possíveis repercussões pessoais e sociais.
In the last few years, several studies have been dealing with the complex dynamic that, in sub-Saharan Africa, relates girls´ school dropout and initiation rituals.Scientific research often explores these elements by integrating the topic of early pregnancy/maternity into the discussions. However, the connection between those dimensions is not clear and more information is needed.As far as we know, in Angola there has been no research exploring perspectives about schooling and school dropout and about experience of initiation rituals (efundula) in young mothers who dropped out of school, whose pregnancy/maternity happened under 18 years of age, after efundula. Our study seeks a first contribution in deepening knowledge in this area, giving voice to the young girls and exploring the meanings that emerge from their experience in relation with efundula, school life and school dropout. Part of the participants stated that it was not their decision to participate in Efundula, valuing different aspects. Dropout is often described as directly related to pregnancy/maternity, but not to efundula. Direct relation between efundula and pregnancy/maternity is underlying. Most participants report that they do not intend dropout in order to intervene/prevent possible individual and social negative consequences

Description

Keywords

Abandono escolar Efundula Gravidez Maternidade School dropout Efundula Pregnancy Motherhood

Citation

Ndamonovanu, P., Xavier, M. R., Carvalho, M. C. (2018). Abandono escolar e efundula : perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de Angola. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º especial, 29-52

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade Católica Editora

CC License