Loading...
20 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 20
- A experiência paterna do ultra-som ¾ e a ligação paterno-fetal: diferenças entre o 1º e o 3º trimestre de gestaçãoPublication . Resende, Ana Cristina; Xavier, Maria Raúl
- Children prenatally exposed to alcohol - a case studyPublication . Xavier, Maria Raúl
- Abandono escolar e efundula: perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de AngolaPublication . Ndamonovanu, Prudência; Xavier, Maria Raúl; Carvalho, Maria CarmoNos últimos anos, vários trabalhos têm abordado a dinâmica complexa que, na África subsariana, parece relacionar os rituais de iniciação femininos vividos na adolescência e com o abandono escolar. Em muitas situações esses elementos são explorados integrando nas discussões o tema da gravidez/maternidade precoce. No entanto, a conexão entre essas dimensões não é completamente clara e mais informações são necessárias. Tanto quanto sabemos, em Angola não existe investigação explorando perspetivas sobre a escolarização e abandono escolar e sobre a experiência de rituais de iniciação (Efundula) de jovens mães cuja gravidez/maternidade aconteceu antes dos 18 anos de idade e depois de terem vivenciado o efundula, e que entretanto abandonaram a escola. O presente trabalho procura ser uma primeira contribuição para o aprofundar do conhecimento nessa área, dando voz às jovens participantes e explorando os significados das suas perspetivas e experiências em relação ao efundula, à vida escolar e ao abandono escolar. Neste estudo qualitativo, exploratório, o grupo de participantes é composto por 10 mães que vivenciaram o ritual efundula, com idades entre os 16 e os 18 anos e que não frequentam a escola. Após consentimento informado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas na íntegra. Os dados foram analisados usando uma abordagem semi-indutiva apoiada pelo software Nvivo. Parte dos participantes afirmou que a decisão de participar no efundula não foi sua, mas entenderam o seu papel como “tradição”. A experiência escolar é descrita de forma positiva, valorizando diferentes aspetos. O abandono é muitas vezes apresentado como estando diretamente relacionado com a gravidez/maternidade, mas não especificamente com o efundula. Diversas participantes descrevem uma relação direta entre o efundula e a gravidez/maternidade. A maioria das participantes relata que não pretende voltar a estudar. Estes dados apontam para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno do abandono escolar no feminino, para se poder intervir/prevenir diminuindo possíveis repercussões pessoais e sociais.
- Consumo do álcool durante a gravidez - perspetivas de um grupo de enfermeiros face ao fenómenoPublication . Santos, Ana Paula dos; Gonçalves, Camila dos Santos; Xavier, Maria RaúlO consumo de álcool durante a gravidez é um problema de saúde pública mundial, reconhecendo-se um conjunto de consequências na criança exposta. Dado não ser possível identificar uma dose mínima segura, as linhas orientadoras nacionais/internacionais recomendam não consumir e fornecem diretrizes para a prevenção e intervenção neste contexto. Estudos indicam lacunas entre estas diretrizes e os conhecimentos e práticas dos profissionais que acompanham a gravidez.O presente estudo qualitativo exploratório tem como objetivo conhecer as perspetivas de um grupo de enfermeiros que fazem acompanhamento de mulheres grávidas acerca do consumo de álcool durante a gravidez. Apresentam-se dados referentes aos conhecimentos quanto às consequências do consumo e existência de guidelines de atuação profissional e quanto à acessibilidade e qualidade da informação disponível.Partindo de um guião semiestruturado foram realizadas sete entrevistas (em profundidade) com enfermeiros que acompanham grávidas no âmbito do Sistema Nacional de Saúde acerca do consumo de álcool durante a gravidez. Procedeu-se posteriormente a uma análise semi indutiva dos dados, com recurso ao software NVivo 10. Destacam-se como principais resultados a perspetiva de uma informação reduzida/insuficiente por parte dos próprios entrevistados, bem como a perceção de informação reduzida/insuficiente por parte dos enfermeiros em geral e da restante equipa de saúde, o desconhecimento de unidades de bebida padrão e o desconhecimento de dados atuais sobre o tema. Os participantes revelaram total desconhecimento quanto às linhas orientadoras nacionais e internacionais para a prevenção e intervenção neste contexto. Todos os participantes referiram a necessidade de formação complementar sobre o tema.
- Perspectivas y experiencias sobre el consumo de bebidas alcohólicas durante el embarazo: estudio cualitativo con embarazadas de España, Francia y PortugalPublication . Franco, Renata; Charro, Belén; Xavier, Maria RaúlEl trabajo tiene como objetivo explorar las perspectivas y experiencias de las embarazadasespañolas, francesas y portuguesas respecto al consumo de alcohol durante lagestación. Se trata de un estudio cualitativo basado en un abordaje fenomenológica. Serealizaron 68 entrevistas en profundidad, procediendo posteriormente a un análisis semiinductivode los datos con ayuda del programa QSR- NVIVO. Los resultados mostraronsemejanzas en los tres países en cuanto a la existencia de consumos de las participantes,así como una información limitada y/o equivocada en cuanto a las consecuencias de laexposición prenatal. Se identificaron también diferencias, sobre todo en cuanto al tipo debebidas, la presión social o el conocimiento en cuanto a las recomendaciones sobre losconsumos. Los datos apuntan la necesidad de abordajes preventivos eficaces que puedanapoyar a las embarazadas en la toma de decisiones informadas.
- Gravidez e depressão pós-parto: programa de intervenção cognitiva-narrativa e de intervenção de casal baseada na vinculaçãoPublication . Lima, Vânia Sousa; Dias, Pedro; Xavier, Maria Raúl Lobo; Veiga, Elisa; Negrão, Mariana; Campos, LuísaO objectivo central deste projecto é o de avaliar o contributo de um programa de intervenção psicoterapêutica centrado na interacção de casal em associação com uma intervenção de orientação cognitivo-narrativa, na prevenção da depressão gestacional e pós-parto. O plano de investigação propõe duas modalidades de intervenção a desenvolver junto de uma população de grávidas e respectivos companheiros, a partir do 2º trimestre de gravidez. A modalidade individual (Cognitivo-Narrativa) contemplará 4 encontros e a modalidade de casal (baseada na Teoria da Vinculação) contemplará 3 encontros. O estudo envolverá 90 casais gestantes, alocados aleatoriamente em dois grupos de intervenção e no grupo de controlo, agrupando-se 30 casais em cada. Entre a 20ª e a 22ª semanas de gestação, administrar-se-ão instrumentos de avaliação de sintomatologia psicopatológica geral e depressiva, organização da vinculação, representação da relação íntima, percepção de ajustamento diádico, vivência psicológica da gravidez, satisfação com o suporte social. Entre a 20ª e a 30ª semanas de gravidez decorrerá a intervenção psicoterapêutica para os grupos experimentais. À 32ª semana, serão reavaliadas as dimensões de sintomatologia psicopatológica geral e depressiva, percepção de ajustamento diádicoe vivência psicológica da gravidez. No período pós-natal (45 dias)serão avaliadas variáveis relacionadas com medidas neonatais, (4ª-6ª semana) sintomatologia psicopatológica geral e sintomas de depressão pós-parto, percepção de ajustamento diádico, e percepção de satisfação com o suporte social. Prevê-se que a segurança da vinculação, a qualidade da representação da relação íntima e menores índices de psicopatologia geral e, especificamente, de depressão por parte dos progenitores na baseline, estejam associados melhores indicadores ao nível da adaptação do casal na baseline, à 32ª semana de gravidez e 45 dias após o parto. Na baseline, antecipa-se a associação entre atitudes por parte dos progenitores face à gravidez e à maternidade/paternidade, satisfação com suporte social e menor sintomatologia psicopatológica geral e depressiva.
- Perspective des étudiants universitaires sur la transition vers le marché du travail dans le Nord du MozambiquePublication . Amide, João; Xavier, Maria RaúlL'indépendance a permis au gouvernement mozambicain de s'établir et de chercher à élargir le réseau scolaire dans le pays, du primaire au supérieur. L'investissement entrepris pour la formation de l'homme était l'un des fondements essentiels pour que les professionnels puissent générer des revenus pour le développement de la nation. Cependant, au cours des dernières années, un scénario de difficultés d'insertion d'une partie des diplômés dans les différents systèmes éducatifs du marché du travail, en raison de la mauvaise qualité de la formation, du réseau de production déficient et des politiques d'employabilité. Cet article vise à comprendre comment les étudiants finalistes du nord du Mozambique perçoivent la transition "université - marché du travail". Dans un contexte plus étroit, l'article identifie les défis rencontrés dans l'acquisition d'un emploi ; mesure le processus de préparation académique bénéficié ; les perspectives, les caractéristiques et les approximations du marché du travail national. Pour sa construction, une méthodologie qualitative a été utilisée, à l'aide d'entretiens (26 étudiants finalistes et 5 responsables pédagogiques d'ESI présents dans le nord du Mozambique). Le processus de collecte des données s'est déroulé entre 2014 et 2016 et l'étude a été achevée en 2017. Les données obtenues montrent que la transition vers le marché du travail est très déficiente. La raison en est que la responsabilité de l'employabilité est reléguée au gouvernement par l'appareil d'État. Les étudiants conçoivent des compétences et des pratiques correspondant à l’esprit d’entreprise et anticipent s’ils travaillent dans d’autres domaines. Un autre des deux facteurs est la qualité de l'éducation dont ils bénéficient, soulignée dans un scénario difficile, la nécessité de choisir une formation axée sur les compétences, une surveillance solide et des initiatives d'investissement.
- Children prenatally exposed to alcohol - a case study in north of PortugalPublication . Xavier, Maria Raúl; Carvalhal, Tânia; Lopes, Emanuela; Costeira, Maria José
- Consumo de álcool durante a gravidez: perceção de mulheres grávidas relativamente à informação disponível (estudo exploratório qualitativo)Publication . Hoffmeister, Kerstin; Xavier, Maria RaúlResearch data indicate that there is a considerable number of pregnant women who maintain their drinking behavior during pregnancy (DDP), in spite of WHOs’ indications not to. International studies document a group of disturbances associated prenatal exposure to alcohol, including to low levels. The information that pregnant women have about DDP may contribute to a more informed decision about drinking or abstaining during gestation. Regarding the lack of national data in this area, this exploratory study aimed to investigate the accessibility and quality of information available for pregnant women. Participants were 13 pregnant women, recruited by mixed sampling methods (by criteria and snowball). After informed consent, in-depth semi structured interviews based on a previously organized interview protocol were conducted, transcribed and submitted to semi-inductive content analysis. Participants reported specific lack of knowledge about consequences of DDP, as well as existence of pro-drinking, anti-drinking or uncertain or unclear content. Privileged sources of information were internet and health care professionals. Nome of the participants had any information about national drinking guidelines during pregnancy, which advise total abstinence. As this study showed, there are a number of limitations regarding accessibility and quality of information related to ADP. To ensure that all (pregnant) women are aware about ADP, and that informed decision is present, we highlight the importance of the different professionals involved in pregnancy healthcare arena dealing with the development of effective universal, selective and indicated prevention strategies tailored for this population.
- Assessment of psychopathology in preschool children with the ASEBA battery: preliminary psychometric data from the Portuguese populationPublication . Dias, P.; Carneiro, A.; Lima, V. Sousa; Machado, B. César; Veríssimo, L.; Xavier, M.