Repository logo
 
Publication

Abandono escolar e efundula: perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de Angola

dc.contributor.authorNdamonovanu, Prudência
dc.contributor.authorXavier, Maria Raúl
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Carmo
dc.date.accessioned2018-08-01T15:18:35Z
dc.date.available2018-08-01T15:18:35Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNos últimos anos, vários trabalhos têm abordado a dinâmica complexa que, na África subsariana, parece relacionar os rituais de iniciação femininos vividos na adolescência e com o abandono escolar. Em muitas situações esses elementos são explorados integrando nas discussões o tema da gravidez/maternidade precoce. No entanto, a conexão entre essas dimensões não é completamente clara e mais informações são necessárias. Tanto quanto sabemos, em Angola não existe investigação explorando perspetivas sobre a escolarização e abandono escolar e sobre a experiência de rituais de iniciação (Efundula) de jovens mães cuja gravidez/maternidade aconteceu antes dos 18 anos de idade e depois de terem vivenciado o efundula, e que entretanto abandonaram a escola. O presente trabalho procura ser uma primeira contribuição para o aprofundar do conhecimento nessa área, dando voz às jovens participantes e explorando os significados das suas perspetivas e experiências em relação ao efundula, à vida escolar e ao abandono escolar. Neste estudo qualitativo, exploratório, o grupo de participantes é composto por 10 mães que vivenciaram o ritual efundula, com idades entre os 16 e os 18 anos e que não frequentam a escola. Após consentimento informado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade. As entrevistas foram gravadas em áudio e depois transcritas na íntegra. Os dados foram analisados usando uma abordagem semi-indutiva apoiada pelo software Nvivo. Parte dos participantes afirmou que a decisão de participar no efundula não foi sua, mas entenderam o seu papel como “tradição”. A experiência escolar é descrita de forma positiva, valorizando diferentes aspetos. O abandono é muitas vezes apresentado como estando diretamente relacionado com a gravidez/maternidade, mas não especificamente com o efundula. Diversas participantes descrevem uma relação direta entre o efundula e a gravidez/maternidade. A maioria das participantes relata que não pretende voltar a estudar. Estes dados apontam para a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre o fenómeno do abandono escolar no feminino, para se poder intervir/prevenir diminuindo possíveis repercussões pessoais e sociais.
dc.description.abstractIn the last few years, several studies have been dealing with the complex dynamic that, in sub-Saharan Africa, relates girls´ school dropout and initiation rituals.Scientific research often explores these elements by integrating the topic of early pregnancy/maternity into the discussions. However, the connection between those dimensions is not clear and more information is needed.As far as we know, in Angola there has been no research exploring perspectives about schooling and school dropout and about experience of initiation rituals (efundula) in young mothers who dropped out of school, whose pregnancy/maternity happened under 18 years of age, after efundula. Our study seeks a first contribution in deepening knowledge in this area, giving voice to the young girls and exploring the meanings that emerge from their experience in relation with efundula, school life and school dropout. Part of the participants stated that it was not their decision to participate in Efundula, valuing different aspects. Dropout is often described as directly related to pregnancy/maternity, but not to efundula. Direct relation between efundula and pregnancy/maternity is underlying. Most participants report that they do not intend dropout in order to intervene/prevent possible individual and social negative consequences
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNdamonovanu, P., Xavier, M. R., Carvalho, M. C. (2018). Abandono escolar e efundula : perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de Angola. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n.º especial, 29-52pt_PT
dc.identifier.issn2186-4614
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25417
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editorapt_PT
dc.subjectAbandono escolar
dc.subjectEfundula
dc.subjectGravidez
dc.subjectMaternidade
dc.subjectSchool dropout
dc.subjectEfundula
dc.subjectPregnancy
dc.subjectMotherhood
dc.titleAbandono escolar e efundula: perceções de um grupo de jovens mães da província do Cunene, no Sul de Angolapt_PT
dc.title.alternativeSchool dropout and girls' initiation ritual efundula: perspectives of a group of young mothers from the province of Cunene, Southern Angolapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage52
oaire.citation.startPage29
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameXavier
person.familyNameCarvalho
person.givenNameMaria Raul
person.givenNameMaria Carmo
person.identifierGAA-8707-2022
person.identifier.ciencia-id4118-1E28-9E4E
person.identifier.ciencia-id1917-0E54-F417
person.identifier.orcid0000-0002-2223-2000
person.identifier.orcid0000-0001-5276-1547
person.identifier.scopus-author-id36633642300
person.identifier.scopus-author-id57226876375
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb8347478-a7a8-4bfb-ac3f-a995a0bf8105
relation.isAuthorOfPublicationbfb93a6b-ef51-4519-a57c-32e3f83a8ef6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb8347478-a7a8-4bfb-ac3f-a995a0bf8105

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Abandono escolar e efundula .pdf
Size:
318.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: