CEFH - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEFH - Contribuições em Revistas Científicas / Contribution to Journals by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 542
Results Per Page
Sort Options
- Experiência estética e educaçãoPublication . Morais, Carlos Bizarro
- Contributo para o estudo do pensamento ético-social de João Paulo IIPublication . Brito, José Henrique Silveira de
- «Há rumores de Anjos na cultura de Hoje ?»: a perspectiva de Peter L. BergerPublication . Vila-Chã, João J.
- Safo, ou a beleza fragmentáriaPublication . Pinto, Ana PaulaSafo e o fragmento 2 L. P.. A irregularidade do processo de transmissão como fundamento para os problemas de delimitação, fixação e interpretação do texto. Análise morfossintáctica, dialectal, semântica e estrutural. Tentativa de interpretação da mensagem poética
- Os selos, outros, últimos de Herberto Helder: pelo sopro da criação à harmonia:Publication . Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daApós nossa leitura de Os selos, de Herberto Helder, desenvolvemos o estudo de Os selos, outros, últimos, série composta de seis poemas pertencentes ao mesmo “impulso de escrita” daquela anterior. À relação intertextual entre os dois conjuntos de poemas e o Apocalipse, inserimos um diálogo com o Génese, traçando, dessas relações situadas entre caos e criação, a idéia de uma marca indelével da poética imaginária do autor.
- Husserl e a história. Sobre o “Im Zickzack Vor-und Zurückgehen”, no § 9 da Crise das ciências europeiasPublication . Morujão, CarlosO presente ensaio procura compreender a concepção husserliana da história a partir de conceitos tais como Urstiftung, Wiedererinnerung e Nachstiftung. Tentar-se–á, não só perceber as razões subjacentes à concepção teleológica da história, presente no livro da Crise (e nos textos que lhe andam associados) e na Conferência de Viena de 1935, bem como o tipo de concepção do tempo histórico que é correlativa dela, mas também, sobretudo, detectar a possibilidade – a partir dos textos mesmos de Husserl – de uma outra concepção, mais apta a exprimir a novidade e a contingência.
- Integrando a variação social e métodos quantitativos na investigação sobre linguagem e cognição: para uma sociolinguística cognitiva do português europeu e brasileiroPublication . Silva, Augusto Soares daEste artigo tem um objectivo duplo. Um é argumentar sobre a necessidade de integrar sistematicamente a variação linguística e a metodologia do corpus acompanhada de métodos quantitativos e de análise estatística no estudo cognitivo da linguagem, tal como tem sido desenvolvido pela Linguística Cognitiva. O outro, e mais importante, é apresentar um programa de sociolinguística cognitiva do português europeu e brasileiro centrado na questão da convergência e divergência entre as duas variedades nacionais nos últimos 50 anos. Primeiramente, assinalaremos duas tensões no desenvolvimento actual da Linguística Cognitiva (uma no objecto e outra no método) e mostraremos como é que a sua perspectiva baseada no uso implica integrar e complementar o objecto social e a metodologia empírica. A seguir, identificaremos os contributos específicos da emergente Sociolinguística Cognitiva e do método dos perfis onomasiológicos para o estudo da variação linguística. Finalmente, apresentaremos os resultados da nossa investigação sociolexicológica sobre convergência e divergência nos vocabulários do futebol e do vestuário – as duas variedades convergem no futebol e divergem no vestuário – e indicaremos as extensões desta primeira fase da investigação para os domínios das palavras funcionais e das variáveis não-lexicais.
- A recepção das investigações lógicas por Paul NatorpPublication . Morujão, CarlosThe paper offers a survey of the debate between Husserl and Paul Natorp that followed the publication, by the forrner, of Logical lnvestigations, in 1900-1901. Beyond a general agreement on the nature of psychologism and the ways to struggle against it, Husserl and Natorp disagreed, at the time, on the nature and function of consciousness. As Natorp defended, since his lntroduction to Psychology of 1888, that the objective contents of consciousness are distinct from the I as the subjective (and unobjectifiable) point of reference of them alL, Husserl remarks the inner contradiction of these argument; as long as philosophy pretends to speak of such an I it has to be treated as an object, albeit of a special kind. ln the Logical lnvestigations, nevertheless, Husserl stresses that it is not even necessary to admit the existence of such an I to explain the acts of consciousness. However, and that is the central theme of the paper, the later evolution of Husserl's thought and finally his "transcendental turn" can only be fully comprehensible from the admission of a strong influence ofthe previous criticized thesis of Natorp.
- A conquista da liberdade: ecos das grandes batalhas na cultura greco-romanaPublication . Martins Melo, António MariaO Ocidente tem sido abalado por actos terroristas que ameaçam a sua organização política, a democracia. Na Antiguidade Clássica, dois grandes acontecimentos marcaram a conquista da liberdade, garante daquele regime político: as Guerras Medo-Persas (V. a. C.) e as Guerras Púnicas (III-II a. C.).
