CRC-W - Documentos de Conferências / Conference Objects
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- Necessidades de Intervenção Psicológica com Estudantes Universitários Portugueses: estudo psicométricoPublication . Pinto, Joana Carneiro; Martins, MarcoEste trabalho apresenta e discute as características psicométricas da versão portuguesa do Survey of Student Needs (SSN), um questionário de autorrelato para a identificação de necessidades de intervenção psicológica, numa amostra de estudantes universitários portugueses. Participaram 659 estudantes universitários, dos quais 504 eram mulheres (76,5 %), com uma média de idades de 21,96 anos (DP=6,55; Min-Max: 17-53). Estes estudantes estavam a frequentar, no ano de 2015/2016, maioritariamente cursos de licenciatura (n=495, 75,1%). Cerca de 514 (78%) estudantes frequentavam o curso que constituiu a sua primeira opção no momento da candidatura ao ensino superior, com uma média académica atual de 13,96 valores (escala 0-20 valores; DP=1,58; Min-Max=10-20). Estes participantes apresentavam níveis medianos de satisfação com o percurso académico realizado até ao momento (M=2,94, DP=0,69), e de satisfação com a vida em geral (M=3,07; DP=0,68). Todos preencheram o Survey of Student Needs, um questionário de autorrelato que avalia preocupações e necessidades pessoais, de carreira e de aprendizagem. Na sua versão original é constituído por 42 itens, organizados em três áreas: (a) Preocupações Pessoais (itens 1-34); (b) Preocupações de Carreira (itens 35-38) e (c) Preocupações de Aprendizagem (itens 39-44). Na versão utilizada nesta investigação, o questionário é constituído por 44 itens, tendo sido adicionados dois itens relativos à utilização de drogas e as pressões dos pares para utilizar drogas. Foram utilizados procedimentos de análise fatorial exploratória para derivar a solução fatorial que melhor traduz, para esta amostra, os fatores comuns e as suas relações com as variáveis manifestas. A estrutura fatorial exploratória do SSN é constituída por três fatores com valor-próprio igual ou superior à unidade (eingenvalue), explicando no seu conjunto 38,49% da variância dos itens. O fator 1 apresenta um valor próprio de 9,892, e explica 24,73% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de relação com o self. O fator 2 apresenta um valor próprio de 3,22, e explica 8,05% da variância total, sendo constituído pelos itens relativos a Necessidades de relação com os outros/ adaptação social. E, o fator 3 apresenta um valor próprio de 2,29, e explica 5,72% da variância total, sendo constituído pelos itens referentes a Necessidades de estudo e trabalho. Seguidamente, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias com a finalidade de testar a qualidade de ajustamento de quatro modelos alternativos aos dados empíricos. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) confirmam que a solução fatorial proposta pela AFE é a que apresenta melhor qualidade no ajustamento aos dados empíricos, em comparação com três modelos alternativos (X2/df=3,096, CFI=0,842, GFI=0,851, RMSEA=0,056, P[rmsea≤0,05]<0,000). Os coeficientes de regressão estimados são elevados para todos os componentes e estatisticamente significativos (p <0,001). Conclui-se que o SSN é um instrumento válido e fiável que pode utilizar-se em contextos de investigação e intervenção neste domínio.
- Minimum social standards in Portugal: changes and adequacy from the pre to the post austerity periodPublication . Branco, Francisco; Pereira, Elvira; Amaro, Maria Inês; Pereirinha, José AntónioSeveral international and European commitments recognize the right for all to have an adequate level of resources to lead a decent and dignified life and the need for an adequate income support for those who lack sufficient resources (i.e. for those living in poverty). In the last eleven years some important changes were introduced in Portugal affecting this right. Some, like the introduction of the Solidarity Supplement for the Elderly, were positive moves towards the realization of this right, others, like some of the changes introduced in the non-contributory protection system during the period of social and economic crisis in Portugal, had a clear negative impact on the level of income guaranteed by the state for different households types.Using six vignettes for different household types this paper aims: a) to identify the impact on the minimum income guaranteed by the state (for the considered households types) of the main changes introduced after 2006 in minimum wage and in the non-contributory protection system, namely in Social Insertion Income and in Solidarity Supplement for the Elderly, b) to compare the minimum income guaranteed for the considered household types since 2006 and c) to assess the adequacy of the minimum income guaranteed, between 2016 and 2015,considering the relative at risk of poverty line.
- A participação política dos assistentes sociais em PortugalPublication . Branco, Francisco José do Nascimento; Carrilho, RitaA presente comunicação decorre de uma investigação acerca da policy practice (Carrilho, 2018) que procurou compreender qual o nível de envolvimento dos assistentes sociais em Portugal em atividades profissionais visando influenciar as políticas de bem-estar, bem como os fatores potenciadores ou limitadores desse envolvimento. O apuramento e análise dos dados recolhidos revelaram um baixo nível de envolvimento em atividades de policy practice e um desligamento entre os profissionais e as estruturas do sistema político, aferido pela falta de confiança nas instituições, pela perceção de que os responsáveis políticos não consideram a opinião dos Assistentes Sociais e pela fraca participação em movimentos políticos. Verificando-se uma baixa participação política por parte dos Assistentes Sociais, coloca-se a questão de perceber os impactos que essa fraca participação tem no papel do Serviço Social na capacitação dos utentes para a cidadania. Assim, emergiu da pesquisa referida a questão: de que modo poderão os assistentes sociais motivar os utentes a participar na vida cívica e política de modo a consubstanciar os seus direitos de cidadania, quando os próprios Assistentes Sociais não o fazem? Atendendo a que noutros países os Assistentes Sociais são um grupo profissional com um maior nível de participação política, quando comparado com o nível de participação médio dos cidadãos em geral, o estudo sugeriu a necessidade de aprofundar a questão da participação política dos Assistentes Sociais em Portugal numa perspetiva comparativa com o nível de participação política dos portugueses em geral. A hipótese subjacente a este projeto é a de que a um maior envolvimento dos profissionais na esfera política, poderá corresponder a melhoria da qualidade do seu envolvimento no processo das políticas públicas e, eventualmente a diminuição do aparente desligamento entre a natureza política da profissão e o sistema político em que atua.
- The live2work project: results of pilot courses and their implications for the design, building, and development of life projects of young adults and adults in situations of professional vulnerabilityPublication . Pinto, Joana Carneiro; Brazão, Vasco; Rebelo-Pinto, HelenaWe herein present the most recent developments of the Live2Work Project (ERASMUS+, with the participation of Portugal, Denmark, the Czech Republic, and France). We present some of the results of the pilot courses that were conducted with technicians (conselors, mentors, trainers) from three different countries in order to test the project’s first two outputs. We also reflect on the importance of conducting pilot courses to build a final version of these outputs.
- Gender-related demographic, polysomnographic, cognitive and psychological factors in insomniaPublication . Maruta, Carolina; Reis, Cátia; Alvarenga, Tathiana; Neutel, Dulce; Rebelo-Pinto, Helena; Paiva, Teresa
- A investigação na prática do Serviço Social e a sua relação ontológica com os princípios e valores da profissãoPublication . Monteiro, Daniela; Branco, FranciscoA presente comunicação enquadra-se no segundo tema do X Seminário Internacional de Serviço Social “Social Work facing human rights challenge in times of uncertainty”, e apresenta uma reflexão, a partir da revisão da literatura, da existência de diferentes concepções relativamente ao que pode ser considerado investigação na prática do Assistente Social abordando, particularmente, o espaço de consenso, que é a sua congruência com o ethos da profissão e os seus valores (Pain, 2011). Neste sentido, a investigação na prática profissional está intimamente relacionada com os valores que regem o Serviço Social (Smith, 2012; Wade & Neuman, 2007)defendendo-se, desta forma, que se trata de uma relação ontológica. A importância da inter-relação entre investigação na prática do Serviço Social e os valores que estão presentes em todo o processo de investigação, realça o importante papel do interventor, nomeadamente, na formulação da questão(ões) de investigação, na orientação e definição da participação dos utentes, e na garantia que os instrumentos de recolha de dados estejam de acordo com os princípios do Serviço Social (nomeadamente a justiça social). Tendo por base estes argumentos, esta comunicação pretende contribuir para: 1) uma análise que relaciona a natureza do serviço social e a investigação na ótica dos seus princípios, valores e ética; 2) a reflexão sobre a relevância da investigação no contexto da prática e possíveis desafios ao trabalharmos com pessoas em situação de vulnerabilidade (Powell,2005); 3) o reforço da ideia que a investigação na prática além de melhorá-la e informá-la pretende, também, transformá-la (Dominelli, 2005).
- Manual of good practices in health literacy – training healthcare professionalsPublication . Arriaga, M. Telo de; Raposo, B.; Silva, C. Ribeiro da; Silva, N. Chaves da; Mata, F.; Filipe, J.; Carvalho, A.; Santos, B. Estela dosIn Portugal, 5 in 10 people present low levels of health literacy, 11% of them have inadequate levels and 28% problematic. This low level of health literacy of the Portuguese population entails individual and social costs that, ultimately, lead to a decrease of the autonomy of the individual.Nowadays, the increase of the population’s health literacy levels is seen as both strategic and crucial, as well as a way to improve the population’s quality of life and well-being, arising as both a challenge and a priority. Promoting health literacy presents itself as an effective strategy that addresses both health and education, endowing the individual with reflection and action regarding the opportunities to promote their health.The healthcare professional, apart from his clinical skills, may, through a good verbal and non-verbal communicational process, guide and influence the individual’s decisions, especially in cases of low health literacy levels. The communication between the individual and the healthcare professional plays an important role in the whole interaction. Sometimes, the difficulty in understanding the communication with the healthcare professional may affect the acceptance of proposals, recommendations and associated behavioural change.With this in mind, the “Manual of Good Practices in Health Literacy – Training Healthcare Professionals” was developed to deepen the concept of health literacy, emphasising the importance of disease prevention and health promotion versus disease treatment, and has as one of its goals to encourage the development of effective interaction and communication strategies by healthcare professionals, facilitating the information transmission process. With the information, healthcare professionals can familiarise themselves with good practices in promoting health literacy in different contexts such as in primary healthcare, hospitals, pharmacies and in the Portuguese SNS24 (NHS25), as well as at different stages of the life-cycle. The Manual will hopefully be used by healthcare professionals as an aid to stimulate their reflection and action regarding the opportunities in promoting health literacy among the population.In this Manual, conceptual aspects related to health literacy are initially addressed, followed by an analysis of the main obstacles inherent to its promotion, given their importance in obtaining positive results, as well as behavioural change strategies. It also addresses the implementation of good practices in health literacy, on an analysis comprehending all lifecycle stages and healthcare settings. Finally, it presents a summary of the main methods and means to be considered while promoting health literacy.The implementation and dissemination of this Manual are therefore of great relevance for capacitating healthcare professionals and providing them with the tools, knowledge, interaction and communication strategies necessary for the promotion of health literacy, encouraging their sense of autonomy and critical thinking in decision making, therefore increasing their levels of health literacy and the levels of health literacy of the Portuguese population.
- Framework for health literacy promoting institutions: healthcare institutionsPublication . Arriaga, M. Telo de; Silva, C. Ribeiro da; Carvalho, A.; Silva, N. Chaves da; Mata, F.; Filipe, J.; Raposo, B.; Santos, B. Estela dosHealth Literacy contributes not only to promoting health and preventing diseases, but also to the effectiveness and efficiency of health services, and is, therefore, an essential tool for the sustainability of the National Health Service (SNS). As such, health literacy is one of the top priorities of the Directorate-General of Health (DGS). With regards to the Portuguese context, the SNS has been modernising itself, seeking to improve health literacy levels among the Portuguese population and has been implementing various measures and initiatives with this aim.Inspired on the discussion paper released in 2012 by Brach et al., the DGS has decided to develop a sequence of Frameworks dedicated to promoting health literacy in different institutions and organisations. Starting with healthcare institutions, the aim is then to follow onto other sectors and institutions, for example, once the Framework for Health Literacy Promoting Institutions: healthcare institutions is finalised, the DGS will, in collaboration with the Ministry of Education, produce a Framework for health literacy promotion in educational institutions.The Framework for Health Literacy Promoting Institutions: Healthcare Institutions describes 10 attributes of health literate healthcare institutions that make it easier for people to navigate, understand, and use information and services to take care of their health. By creating health literate healthcare institutions, we are empowering not only the 49% of the Portuguese population who have problematic and inadequate health literacy levels but also the majority of Portuguese who have difficulty understanding and using currently available health information and health services. Each attribute is described is exemplified with actions that can be taken up to achieve the attribute. This Framework is relevant for healthcare institutions and healthcare professionals to know what actions need to be taken to close the gap that currently exists between citizens' health literacy skills and the healthcare system´s complexity, to improve the institution’s linguistic and cultural competence, to create an environment that promotes health literacy, to improve the quality of health care provision and, consequently, to promote the citizens’ health.
- A investigação na formação em Serviço Social: estratégias de ensino adotadasPublication . Monteiro, Daniela; Branco, FranciscoA presente comunicação enquadra-se no tópico - Profissão - do V Congresso Nacional de Serviço Social. Esta resulta de uma investigação empírica realizada através de um estudo de caso múltiplo abrangendo três cursos de 1º Ciclo em Serviço Social em Portugal. A formação de ensino superior tem a função de formar profissionais competentes. Dentro das várias dimensões da formação, a investigação e a preparação para esta, constitui um fundamental elemento dessa competência e da identidade profissional. Desta forma, é importante compreender como formamos neste domínio (i.e. que estratégias de ensino adotamos) e qual o perfil de profissionais que pretendemos formar. Pudemos identificar, entre as Instituições de Ensino Superior estudadas (com diferentes desenhos na sua estrutura curricular) estratégias de ensino da investigação que passam pelo estímulo e criação de oportunidades de investigação em contextos de prática. Neste sentido, as oportunidades criadas têm como objetivo desencadear o conhecimento dos processos de investigação e da reflexão sobre: porquê fazer, o que fazer e como fazer. Discute-se, desta forma, como providenciar aos estudantes o acesso a todas as etapas de um projeto de investigação tornando-a menos intimidante, mais estimulante, e compreendida, pelos estudantes, como relevante/fundamental para a prática.