Browsing by Author "Vieira, Eduarda"
Now showing 1 - 10 of 74
Results Per Page
Sort Options
- As alterações da pintura mural a fresco no Norte de PortugalPublication . Marco, Alexandra; Vieira, Eduarda; Caetano, Joaquim I.; Pintado, M. E.; Moreira, Patrícia R.Apesar de grande parte do estudo da pintura mural a fresco estar por efectuar, esta expressão artística desenvolveu-se em Portugal com intensa actividade entre os séculos XV e XVI. No Norte de Portugal, devido a uma maior escassez da matéria-prima cal, a pintura apresenta frequentemente apenas uma camada de reboco, extremamente delgada, por oposição à usual utilização de duas camadas. O suporte destas pinturas foi quase exclusivamente o granito, uma rocha com boas propriedades fisico-químicas para a execução de revestimentos de cal e tipologias decorativas associadas. A degradação das pinturas murais, além da acção humana, está relacionada com a alta porosidade do substrato, sua natureza carbonatada, a presença de água nas paredes e as condições ambientais. A conjugação destes agentes é responsável pela perda significativa de área pictórica e das manchas negras inestéticas por biocolonização. No Norte de Portugal vários frescos dos séculos XV-XVI evidenciam esta alteração que mancha tanto os suportes como as pinturas – alteração de grande impacto estético que domina a atenção dos conservadores-restauradores na metodologia das intervenções. Apesar do substrato dos frescos ser principalmente inorgânico, o depósito de partículas atmosféricas e a absorção de água por capilaridade, pode promover o desenvolvimento de fungos, que segregam metabolitos como ácidos orgânicos. Diversos fungos também produzem pigmentos que variam em função da espécie, dos constituintes da pintura mural, dos factores ambientais, entre outros. O tratamento com biocidas é eficaz na erradicação dos organismos, mas não na remoção da pigmentação resultante do seu crescimento. Para assegurar intervenções éticas e sustentáveis, é fundamental conhecer tanto a natureza e comportamento dos materiais, como o seu estado de conservação actual e a identificação dos agentes e factores de degradação. Este trabalho pretende apresentar um estado da arte para este tema, incluindo os métodos mais comuns de abordagem em Conservação e Restauro para este problema.
- Application of micro-CT for the study of mural paintings - the case of São Tiago churchPublication . Marco, Alexandra; Campos, Bruno; Vieira, Eduarda; Pintado, Manuela; Moreira, Patrícia R.
- A argamassa betuminosa de corte hídrico aplicada nos edifícios tradicionais portuenses dos séculos XIX e XX. Estudo analítico no contexto da reabilitação do edificado urbanoPublication . Lier-Kluge, Andrea Carvalho; Vieira, Eduarda; Guedes, João Paulo Miranda; Frade, José Carlos
- Art casting in Portuguese 19th century industrial foundries: a multi-analytical study of an emblematic copper-based alloy monumentPublication . General-Toro, Pablo; Bordalo, Rui; Moreira, Patrícia Raquel; Vieira, Eduarda; Brunetti, Antonio; Iannaccone, Roberta; Bottaini, CarloThe outdoor sculpture of the first Portuguese king, D. Afonso Henriques (~1109 – 1185 AD), placed in Guimarães (North Portugal) is one of the most emblematic national sculptures. Created in 1887 by António Soares dos Reis, it possesses a remarkable symbolic value in the presumed birthplace of the king. In addition to the artistic and heritage importance of the monument, it is one of the few sculptures cast by a Portuguese industrial foundry in the 19th-century. This study obtained data on the sculpture's elemental composition and corrosion products, gathering important historical and technical information. For this purpose, a multi-analytical approach consisting of X-ray fluorescence (XRF), X-ray diffraction (XRD), optical microscopy (OM) and scanning electron microscopy (SEM-EDS) was carried out to characterise the bulk metal and corrosion layers. The data revealed a ternary alloy of Cu, Sn, Zn with Pb, Fe, As, Bi and Mn as minor elements. The alloy matches that of other sculptures cast in that period. In terms of corrosion, it is characterised by the presence of oxides. These results represent the first step for applying an appropriate conservation strategy for bronze sculptures with similar characteristics.
- Art casting in portuguese 19th century industrial foundries: a multi-analytical study of an emblematic copper-based alloy monumentPublication . General-Toro, Pablo; Bordalo, Rui; Moreira, Patrícia Raquel; Vieira, Eduarda; Brunetti, Antonio; Iannaccone, Roberta; Bottaini, CarloThe outdoor sculpture of the first Portuguese king, D. Afonso Henriques (c. 1109–1185 AD), placed in Guimarães (North Portugal), is one of the most emblematic national sculptures. Created in 1887 by António Soares dos Reis, it possesses a remarkable symbolic value in the presumed birthplace of the king. In addition to the artistic and heritage importance of the monument, it is one of the few sculptures cast by a Portuguese industrial foundry in the 19th century. This study obtained data on the sculpture’s elemental composition and corrosion products, gathering important historical and technical information. For this purpose, a multi-analytical approach consisting of X-ray fluorescence (XRF), X-ray diffraction (XRD), optical microscopy (OM) and scanning electron microscopy (SEM-EDS) was carried out to characterise the bulk metal and corrosion layers. The data revealed a ternary alloy of Cu, Sn and Zn, with Pb, Fe, As, Bi and Mn as minor elements. The alloy matches that of other sculptures cast in that period. In terms of corrosion, it is characterised by the presence of oxides. These results represent the first step for applying an appropriate conservation strategy for bronze sculptures with similar characteristics.
- A arte do estuque em Portugal: contributos para um dicionário técnicoPublication . Pina, Joana; Vieira, Eduarda; Silva, ArlindoA arte do estuque surgiu em Portugal no século XVII, importada de Itália, pelos nossos artistas. No século XVIII é novamente reavivada através do contacto dos estucadores nacionais com artífices italianos que vieram trabalhar para o nosso país. Analisando o que se passa nos outros países do Sul da Europa, Espanha e Itália, e também em França e Inglaterra, constata-se que o léxico é muito rico e variado (Vieira, 2008). Numa época em que existe um interesse renovado em torno das várias áreas científicas relacionadas com o tema em estudo, acreditamos que para além da importância que este dicionário possa ter para os investigadores e para os profissionais desta área, que o mesmo possa suscitar a curiosidade de outros tipos de público, sobretudo os proprietários de imóveis com estuques históricos no sentido de os valorizarem e preservarem.
- Aspergillus versicolor and trichoderma virens as contamination agents in a musealized roman floor mosaic from the 1st centuryPublication . Moreira, Patrícia R.; Torres, Vitor; Vieira, Eduarda; Pintado, M. E.
- Atas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e RestauroPublication . Vieira, Eduarda; Sousa, Gonçalo Vasconcelos e; Vieira, Eduarda
- Available green conservation methodologies for the cleaning of cultural heritage: an overviewPublication . Gueidão, Marta; Vieira, Eduarda; Bordalo, Rui; Moreira, PatríciaThe introduction of new guidelines and regulations on chemical production, use, treatment or disposal demanded the development of greener alternatives to conventional products and methodologies. This review briefly presents some of the most promising innovative systems applied in the cleaning of cultural heritage – lasers, green solvents, microemulsions or micellar solutions, bacterial cells or enzymes, ionic liquids and gels. Their advantages and drawbacks are discussed, along with further improvements.
- Avaliação de risco de duas obras de arte pública : os casos de estudo das esculturas Eu Espero (Fernanda Fragateiro) e Afonso de Albuquerque (Diogo de Macedo)Publication . Cadeco, Guilhermina; Vieira, EduardaComummente considera-se a arte pública como sendo um bem cultural disponível para ser fruído pelo público sem restrição de localização. A exposição no exterior pressupõe uma série de riscos completamente distintos dos que se colocariam dentro de um museu ou de uma galeria de arte. Este artigo, pretende dar a conhecer os resultados preliminares de uma avaliação de risco de dois casos de estudo integrados numa investigação de mestrado. 1 Para a elaboração deste estudo seleccionaram-se duas obras muito diferentes de forma a obter uma visão abrangente dos riscos a que ambas estão sujeitas em contextos ambientais distintos, sendo uma delas um banco de jardim em aço inoxidável da artista Fernanda Fragateiro, pertencente à coleção do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, e outra, uma escultura em pedra de Ançã com uma base em granito, da autoria de Diogo Macedo, representando Afonso de Albuquerque, do acervo público da Câmara Municipal do Porto. Visa-se compreender e assinalar os riscos, mas também confirmar ou não as suspeitas em relação aos que que parecem ser mais frequentes ou prejudiciais.