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Avaliação de risco de duas obras de arte pública : os casos de estudo das esculturas Eu Espero (Fernanda Fragateiro) e Afonso de Albuquerque (Diogo de Macedo)

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Comummente considera-se a arte pública como sendo um bem cultural disponível para ser fruído pelo público sem restrição de localização. A exposição no exterior pressupõe uma série de riscos completamente distintos dos que se colocariam dentro de um museu ou de uma galeria de arte. Este artigo, pretende dar a conhecer os resultados preliminares de uma avaliação de risco de dois casos de estudo integrados numa investigação de mestrado. 1 Para a elaboração deste estudo seleccionaram-se duas obras muito diferentes de forma a obter uma visão abrangente dos riscos a que ambas estão sujeitas em contextos ambientais distintos, sendo uma delas um banco de jardim em aço inoxidável da artista Fernanda Fragateiro, pertencente à coleção do Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, e outra, uma escultura em pedra de Ançã com uma base em granito, da autoria de Diogo Macedo, representando Afonso de Albuquerque, do acervo público da Câmara Municipal do Porto. Visa-se compreender e assinalar os riscos, mas também confirmar ou não as suspeitas em relação aos que que parecem ser mais frequentes ou prejudiciais.
Public Art is usually considered as a cultural good available and accessible to general public to be enjoyed mainly outdoor, with no location restrictions. Its outdoor exhibition comprises multiple risks, different from those that should happen indoors, in an art gallery or a museum. This paper aims to highlight some pre- liminary results of a risk assessment of two case studies within an ongoing master research project that is being carried out in the School of Arts of the Portuguese Catholic University. The two case studies are both very different artworks and were chosen in order to obtain an overall framework towards to a better understanding of the risks that they are exposed. One of them is stainless steel park bench of Fernanda’s Fragateiro authorship, and belongs to the International Museum of Contemporary Sculpture of the Santo Tirso municipality; the second is a Diogo’s Macedo limestone sculpture in a granite plinth that represents the Portuguese viceroy in India, Afonso de Albuquerque which is owned by the Oporto’s municipality. The present study aims to identify and understand risks and also point out mitigation measures towards its conservation. It is intended to discuss the use of risk assessment as a useful tool concerning maintenance plans for Public Art preservation.

Description

Keywords

Risco Avaliação de risco Arte pública Arte contemporânea Planos de manutenção Risk Risk assessment Public art Contemporary art Maintenance plans

Pedagogical Context

Citation

Cadeco, G.; Vieira, E. (2017). Avaliação de risco de duas obras de arte pública: os casos de estudo das esculturas Eu Espero (Fernanda Fragateiro) e Afonso de Albuquerque (Diogo de Macedo). In Abreu, J.G.; Castro, L. (2017) Arte pública na era da criatividade digital - Atas do Colóquio Internacional 2017 (Vol.I e Vol. II). Porto: Universidade Católica Editora

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