Browsing by Author "Ribeiro, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- CanisOme - the protein signatures of Canis lupus familiaris diseasesPublication . Fernandes, Mónica; Rosa, Nuno; Esteves, Eduardo; Correia, Maria José; Arrais, Joel; Ribeiro, Paulo; Vala, Helena; Barros, MarleneAlthough the applications of Proteomics in Human Biomedicine have been explored for some time now, in animal and veterinary research, the potential of this resource has just started to be explored, especially when companion animal health is considered. In the last years, knowledge on the Canis lupus familiaris proteome has been accumulating in the literature and a resource compiling all this information and critically reviewing it was lacking. This article presents such a resource for the first time. CanisOme is a database of all proteins identified in Canis lupus familiaris tissues, either in health or in disease, annotated with information on the proteins present on the sample and on the donors. This database reunites information on 549 proteins, associated with 63 dog diseases and 33 dog breeds. Examples of how this information may be used to produce new hypothesis on disease mechanisms is presented both through the functional analysis of the proteins quantified in canine cutaneous mast cell tumors and through the study of the interactome of C. lupus familiaris and Leishmania infantum. Therefore, the usefulness of CanisOme for researchers looking for protein biomarkers in dogs and interested in a comprehensive analysis of disease mechanisms is demonstrated. Biological significance: This paper presents CanisOme, a database of proteomic studies with relevant protein annotation, allowing the enlightenment of disease mechanisms and the discovery of novel disease biomarkers for C. lupus familiaris. This knowledge is important not only for the improvement of animal health but also for the use of dogs as models for human health studies.
- Comprometimento organizacional: perspetivas atuais e tendências futurasPublication . Cunha, Karina Ferreira; Ribeiro, Célia; Ribeiro, PauloO comprometimento organizacional está entre os temas mais estudados nas últimas décadas. Parte do interesse pelo tema justifica-se pelas constantes mudanças ocorridas no ambiente de trabalho. Assim, o construto do comprometimento organizacional insere-se na longa tradição dos estudos que procuram identificar e compreender os fatores pessoais que determinam o comportamento humano. Este artigo pretende mostrar a evolução dos estudos sobre o tema até os dias atuais, a partir de um percurso histórico do desenvolvimento teórico e empírico do construto comprometimento, com ênfase, em especial, ao modelo Tridimensional de Meyer e Allen (1991), seguido pelas críticas ao desenvolvimento do conceito, os estudos atuais e perspetivas futuras da investigação.
- O direito à escolha de uma escola com projeto educativo católicoPublication . Leão, Gracinda; Ribeiro, PauloO objetivo deste artigo é refletir sobre o contexto atual, o valor e o lugar que ocupam as escolas católicas com contrato de associação São referidas três dificuldades que a Escola Católica enfrenta na atualidade: a incerteza do financiamento das escolas com contrato de associação; o reconhecimento do direito dos pais e encarregados de educação de escolherem livremente a escola para os seus filhos e a afirmação clara de um projeto educativo específico baseado na conceção cristã da realidade.
- E-health: as TIC como mecanismo de evolução em saúdePublication . André, Sara; Ribeiro, PauloAs Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) desempenham um papel essencial nos mecanismos de inovação e progresso empresarial. Também o setor da saúde, com vista à melhoria da sua própria gestão tem, nas últimas décadas, assistido à sua imersão tecnológica. Assim, o presente artigo pretende apresentar um ponto de situação atual e aprofundar conhecimentos acerca da aplicabilidade e evolução das TIC no setor da saúde pela definição do conceito de e-health e sua abrangência, bem como identificar eventuais barreiras e estratégias de evolução. A produção deste artigo resulta de uma revisão integrativa da bibliografia existente inerente ao tema das TIC em saúde e e-health,, sua implementação e perspetivas de futuro ao nível do contexto mundial e seu paralelismo português. Para a recolha dos dados utilizaram-se como principais bases de dados “B-ON”, “PROQUEST” e “ACADEMIA”, bem como sites oficiais de organizações, como é o caso da Organização Mundial de Saúde. Constata-se que e-health é um tema presente e central nas agendas mundiais contudo, são ainda muitas as barreiras significativas à sua eficácia, as quais requerem esforços adicionais por parte de organizações como a OMS, entre outras. Também no caso português é essencial um empenho constante e progressivo para a implementação de novas medidas que possibilitem um acesso mais equitativo a toda a população, refletindo-se na melhoria das suas condições de saúde e consequente redução dos custos em saúde. Assim, importa também investigar quanto às potenciais condicionantes para a mudança e mecanismos de transposição das mesmas.
- A importância da gestão da qualidade e aplicação das suas ferramentas na logística com vista à satisfação dos clientesPublication . Lizardo, Celina; Ribeiro, PauloO presente estudo realça uma série de reflexões críticas sobre a gestão da qualidade, as ferramentas da qualidade e a logística, com o objetivo de verificar se a integração entre estes três processos/recursos conduz à formação de produtos com qualidade, de forma a satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes. A metodologia utilizada permitiu conduzir um estudo de caráter exploratório e qualitativo, baseado em pesquisa bibliográfica, orientada para identificar os aspetos centrais desta problemática. Neste âmbito, propomos um problema de investigação, em consonância com os objetivos, procurando resposta para os mesmos em livros, artigos, ou outras fontes bibliográficas (Garcia, 2016). Foi feita uma análise crítica de dez artigos relacionados com este estudo, dos quais nove cumpriram integralmente com os objetivos preconizados nesta investigação - demonstraram que a integração entre a gestão da qualidade, suas ferramentas e a logística conduz à formação de produtos com qualidade e a consequente satisfação das necessidades e desejos dos clientes -, porém, um dos artigos cumpriu apenas parcialmente com estes objetivos, pois, não demonstrou que a dita integração conduz à formação de produtos com mais qualidade. Os resultados realçam que a gestão da qualidade funciona como um sistema integrado, em que todos trabalham em prol do mesmo objetivo, ou seja, a satisfação do cliente, que vê a qualidade associada ao valor e à utilidade do bem. Igualmente, os resultados indicam que a utilização das ferramentas da gestão da qualidade conduzem a melhorias contínuas nos processos e produtos, o que facilita a logística, mas, a logística não pode ser vista de uma forma isolada, pois, faz parte da gestão integrada da qualidade. Este panorama demonstra que os objetivos estabelecidos neste estudo foram alcançados com êxito.
- Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRPS) em Cabo Verde: evolução histórica e receitas cobradas em 2008-2015Publication . Lizardo, Celina; Ribeiro, PauloO estudo em curso visa demarcar a evolução do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS) em Cabo Verde, desde a época colonial até a atualidade, e verificar a oscilação deste imposto, no período de 2008 a 2015, com o objetivo de delinear propostas de medidas para melhorar a sua cobrança. O método utilizado foi o estudo de caso com recurso a recolha documental, enquadrado pela legislação fiscal e Pareceres das Contas Gerais do Estado, proferidos pelo Tribunal de Contas de Cabo Verde. Os resultados indicam que este imposto passou por 4 fases, inicialmente conhecido como imposto de defesa (1939), posteriormente como imposto complementar sobre os rendimentos e imposto profissional (1963), depois assumiu o cariz de Imposto Único sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (1996) e na fase atual adotou a figura de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS) (2015). A oscilação deste imposto, entre 2008 e 2015, induziu um acréscimo médio de receitas de 102.712 milhares de Escudos Cabo-Verdianos (2,2% das receitas do IRPS), porém, o stock médio de dívidas deste imposto, neste período, ascendeu a 4,3% das receitas de IRPS. Desta constatação surgirão um conjunto de propostas de medidas para aumentar a eficácia da sua cobrança que envolvem o controlo da dívida fiscal com cruzamento de informações. Pretende-se, por um lado, purificar e cobrar estas dívidas, e, por outro, promover um forte investimento na educação/consciencialização fiscal.
- Leading service-learning in management education: a frameworkPublication . Veiga, Pedro Mota; Ferreira, António Mendes; Ribeiro, Célia; Passos, Clotilde; Correia, Maria José; Ribeiro, Paulo; Figueiredo, Vitor; Ribeiro, Luísa Mota; Themudo, CarmoThe adoption of Service-Learning in higher education institutions has emerged as one of the contemporary teaching and learning methodologies. In these contexts, cooperation processes implemented between institutions of higher education and non-profit organizations turn out to be mutually beneficial. Despite the high volume of research on the adoption of Service-Learning, research is scarce on the role of Service-Learning in management courses. Thus, this study aims to conduct a systematic literature review to reflect on approaches to the implementation of Service-Learning in management courses. The process of systematic literature consisted of a review of protocol development, identification of inclusion and exclusion criteria for relevant publications, data extraction, and synthesis. Data were collected from the Web of Science and Scopus databases. The search resulted in 89 articles, with publication dates between 1996 and 2022. Based on the findings of the systematic literature review, we developed a conceptual framework that relates to the existing research on Service-Learning in management courses. We evaluated the applicability of the conceptual model by analyzing the implementation of four projects with the Service-Learning methodology in subjects of the Degree in Management, taught at Universidade Católica Portuguesa – Viseu. The research concludes with the definition of strategies for the implementation of Service-Learning in management education.
- Leading service-learning in management education: a framework proposalPublication . Veiga, Pedro; Ribeiro, Célia; Passos, Clotilde; Correia, Maria José; Ribeiro, Paulo; Ferreira, António; Figueiredo, Vítor; Ribeiro, Luísa Mota; Themudo, CarmoThe adoption of Service-Learning in higher education institutions has emerged as one of the contemporary teaching and learning methodologies. In these contexts, cooperation processes implemented between universities and non-profit organizations turn out to be mutually beneficial. Despite the high volume of research on the adoption of Service-Learning, there is a scarcity of research on the role of Service-Learning in management courses. Thus, this study aims to conduct a systematic literature review to reflect on approaches to the implementation of Service-Learning in management courses. The process of systematic literature review consisted of protocol development, identification of inclusion and exclusion criteria for relevant publications, data extraction and synthesis. Data were collected from the Web of Science and Scopus databases. The search resulted in 89 articles, with publication dates between 1996 and 2022. Based on the findings of the systematic literature review, we developed a conceptual framework that relates to the existing research on Service-Learning in management courses. We evaluated the applicability of the conceptual model by analyzing the implementation of four projects with the Service-Learning methodology in subjects of the Degree in Management, taught at Universidade Católica Portuguesa – Viseu. The reserarch concludes with the definition of strategies for the implementation of Service-Learning in management education.
- Mapping the implementation of active learning approaches in a school of engineering - the positive effect of teacher trainingPublication . Lima, Rui M.; Villas-Boas, Valquíria; Soares, Filomena; Carneiro, Olga S.; Ribeiro, Paulo; Mesquita, DianaThis study aims to propose a method for mapping the implementation of active learning approaches by quantifying engineering teachers’ self-perception. It also seeks to examine the correlations between the implementation of active learning approaches and training, as well as publications focused on active learning. To conduct the study, active learning concepts were defined, and a set of approaches were selected for consideration in the survey. A questionnaire was developed to collect data, which was completed by teachers of 246 courses from 14 engineering programs within a school of engineering. The findings revealed that only 11% of the courses studied did not implement any active learning approach. Project-Based Learning emerged as the most implemented approach, which aligns with the context of the engineering school. Additionally, positive correlations were found between training and the implementation of active learning approaches. This work makes contributions both to the theory, as it presents a way for measuring the perceived implementation of active learning approaches and the correlation with training and publications, and for institutional policy, as it shows the importance of training for that same implementation.
- Responsibility managers: a learning experience - service at the Universidade Católica Portuguesa - ViseuPublication . Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia; Correia, Maria José; Ferreira, António; Veiga, Pedro Mota; Ribeiro, Paulo; Figueiredo, Vítor; Ribeiro, Luísa Mota; Themudo, Carmo
