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- A família como parceira nos cuidadosPublication . Verde, Filipa Ferreira; Sousa, Patrícia Pontíficie“A família como parceira nos cuidados” é um relatório relativo ao percurso trilhado ao longo do Curso de Mestrado de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica com o intuito de desenvolver competências de enfermeira especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. O seu objetivo é descrever, de forma reflexiva, crítica e metodológica, as atividades e competências especializadas desenvolvidas e adquiridas ao longo dos três estágios, tendo adotado como temática central a parceria de cuidados com a família que é abordada inicialmente neste relatório através da perspetiva de diversos autores e diversas teorizações em Enfermagem das quais relevamos a Teoria de Meleis e de Watson. Para tal recorreu-se à metodologia descritiva, analítica e reflexiva, buscando conhecimento adicional através da pesquisa em bases de dados científicas, nos motores de pesquisa da internet e bibliotecas de escolas de Enfermagem, procurando ancorar os conhecimentos adquiridos no atual estado da arte e no paradigma da transformação. Do estágio no Serviço de Urgência saliento que após diagnóstico da situação, foi proposta uma formação em serviço baseada na revisão integrativa da literatura sobre a parceria de cuidados com a família, da qual preparo um artigo para publicação. Esta teve em vista a sensibilização dos enfermeiros para parceria e perceber que intervenções de enfermagem poderiam ser implementadas procurando uma maior qualidade dos cuidados prestados. Desenvolvi competências fundadas na prestação de cuidados, no trabalho em equipa e na gestão e liderança de equipas. No que se refere ao Módulo Opcional, procurei desenvolver a relação de ajuda com a pessoa e a família em contexto de cuidados paliativos domiciliares, tendo em conta as considerações éticas e humanas do cuidar. Apresentei numa formação e elaborei um artigo de revisão com estudos recentes sobre intervenções na prevenção do cansaço do cuidador. Trabalhei com a equipa formas de organização e gestão dos recursos e possibilidades de investigação, envolvendo-me na dinâmica de desenvolvimento da equipa. Apresentei uma comunicação em poster num evento científico sobre intervenções que incrementam o sentido de vida na pessoa idosa. Por último, no estágio de Cuidados Intensivos procurei desenvolver competências reflexivas e de procura do auto - desenvolvimento através da pesquisa ativa dos temas emergentes da prática, bem como procurar conhecimentos através da participação em formações. No sentido de partilhar conhecimentos sobre prevenção da infeção do local cirúrgico realizei uma formação baseada na literatura atual e submeti um artigo para publicação.
- Estimulação sensorial em salas snoezelenPublication . Oliveira, Adelina Maria Alves; Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daO presente estudo pretende mostrar os benefícios da estimulação sensorial numa sala Snoezelen para crianças com Necessidades Educativas Especiais. Para tal traçamos dois objetivos: analisar em que medida a importância e frequência da sala Snoezelen contribui para a promoção do desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças com Necessidades Educativas Especiais e inferir se a frequência desta terapia contribui para a promoção de aprendizagens em crianças com Necessidades Educativas Especiais. Com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência podem ser utilizados determinados equipamentos promotores do desenvolvimento dos diferentes sentidos. As salas Snoezelen são espaços privilegiados, no sentido de possibilitarem a estimulação dos sentidos primários (e.g., o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro), sem necessidade do recurso às capacidades intelectuais mas sim às capacidades sensoriais das pessoas. Através de um paradigma metodológico qualitativo, configuramos um estudo de caso, sendo o participante, uma criança do sexo feminino, com oito anos de idade, com um diagnóstico de Síndrome Polimalformativo (i.e, alteração no cromossoma 3). Esta escolha metodológica justifica-se pelo facto de se “orientar para aqueles de maior riqueza de conteúdo e significado, quer dizer, os dados estratégicos de cada situação” (Olabuénaga, 2003, p.74). A recolha de dados foi realizada através da observação direta não participativa, das sessões de trabalho e pela técnica de entrevista. Estas foram aplicadas à terapeuta da sala Snoezelen, à professora e à mãe da criança. Para além disso, utilizamos ainda fontes documentais: o PEI (Plano Educativo Individual), registos e grelhas de observação. Relativamente aos resultados deste estudo, concluímos que a frequência da sala Snoezelen, com regularidade, permitiu à criança um desenvolvimento significativo, em termos de capacidade de concentração e de autoconfiança, promovendo gradualmente a produção de respostas circunstanciais adequadas. Esta terapia contribui ainda para a diminuição de estereotipias e comportamentos desadaptados, aumentando os níveis de relaxamento e bem-estar colectivo, ou seja, melhoria da qualidade de vida da criança e de todos os que com ela interagem.
- O regresso a casa do doente submetido a cirurgia : prevenindo a infeçãoPublication . Soares, Marta Filipa Fanado; Madureira, Maria ManuelaNo âmbito da unidade curricular Estágio do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica 2013/2014 da Universidade Católica Portuguesa, foi desenvolvido um documento onde são descritas as atividades desenvolvidas e aquisição de competências. Esta unidade curricular é composta por três módulos de estágio: o de Cuidados Intensivos/Intermédios - Módulo II, creditado ao abrigo do Decreto - Lei nº 74/2006, o de Serviço de Urgência Geral (SUG) - Módulo I e o módulo de estágio de opção, que decorreu no Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) - Módulo III. Como fio condutor da aquisição de competências, foi feita uma revisão integrativa da literatura com o tema “As necessidades de educação do doente submetido a cirurgia abdominal na preparação do regresso a casa”. Tendo em conta o meu percurso profissional na área cirúrgica, foram mobilizadas competências de forma a contribuir para a melhoria dos cuidados prestados. Em cada módulo de estágio foi construído um instrumento de ensino, em seguimento da fundamentação teórica, baseando a prática na evidência científica. Relativamente ao Módulo II, cuidados intensivos/intermédios, foi atribuída creditação do mesmo, uma vez que, durante seis anos, foram adquiridas competências na prestação de cuidados ao doente crítico. Evidencia-se o trabalho desenvolvido no âmbito da formação a profissionais do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) na área de prevenção de úlceras por pressão, no contributo na elaboração de protocolos e, ainda no desenvolvimento de um estudo de investigação acerca do uso de equipamento de proteção individual, na prestação de cuidados ao doente submetido a transplante renal. No estágio referente ao Módulo III, estágio opcional, selecionei o estágio no GCL-PPCIRA. Foi construído um instrumento de auditoria às práticas no Bloco Operatório, focalizando a intervenção na prevenção da infeção da ferida cirúrgica. Concomitante às auditorias, foi realizado um instrumento de ensino para entregar aos doentes e cuidadores, acerca dos cuidados a ter no domicílio com a ferida cirúrgica, no doente submetido a cirurgia abdominal. No estágio do Módulo I, que decorreu no SUG, foram formulados instrumentos de ensino para o doente com ferida cirúrgica, com drenos e com penso de vácuo. Foi também feita a análise das diretrizes divulgadas pela Direção Geral de Saúde e guidelines internacionais na abordagem ao vírus ébola e, através da colaboração com GCL-PPCIRA, foi dado um contributo na reformulação e análise dos procedimentos instituídos. Foi também feita uma participação num simulacro em tempo real em caso de catástrofe. No âmbito da abordagem ao doente crítico, para além da prestação de cuidados no serviço de urgência, foram realizados alguns turnos na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
- CanisOme - the protein signatures of Canis lupus familiaris diseasesPublication . Fernandes, Mónica; Rosa, Nuno; Esteves, Eduardo; Correia, Maria José; Arrais, Joel; Ribeiro, Paulo; Vala, Helena; Barros, MarleneAlthough the applications of Proteomics in Human Biomedicine have been explored for some time now, in animal and veterinary research, the potential of this resource has just started to be explored, especially when companion animal health is considered. In the last years, knowledge on the Canis lupus familiaris proteome has been accumulating in the literature and a resource compiling all this information and critically reviewing it was lacking. This article presents such a resource for the first time. CanisOme is a database of all proteins identified in Canis lupus familiaris tissues, either in health or in disease, annotated with information on the proteins present on the sample and on the donors. This database reunites information on 549 proteins, associated with 63 dog diseases and 33 dog breeds. Examples of how this information may be used to produce new hypothesis on disease mechanisms is presented both through the functional analysis of the proteins quantified in canine cutaneous mast cell tumors and through the study of the interactome of C. lupus familiaris and Leishmania infantum. Therefore, the usefulness of CanisOme for researchers looking for protein biomarkers in dogs and interested in a comprehensive analysis of disease mechanisms is demonstrated. Biological significance: This paper presents CanisOme, a database of proteomic studies with relevant protein annotation, allowing the enlightenment of disease mechanisms and the discovery of novel disease biomarkers for C. lupus familiaris. This knowledge is important not only for the improvement of animal health but also for the use of dogs as models for human health studies.