Browsing by Author "Rebelo-Pinto, Helena"
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- Gender-related demographic, polysomnographic, cognitive and psychological factors in insomniaPublication . Maruta, Carolina; Reis, Cátia; Alvarenga, Tathiana; Neutel, Dulce; Rebelo-Pinto, Helena; Paiva, Teresa
- Influência familiar nas decisões de carreira: análise descritiva de uma amostra de estudantes universitários brasileirosPublication . Pinto, Joana Carneiro; Vautero, Jaisso; Silva, Ana Daniela; Rebelo-Pinto, Helena; Taveira, Maria do CéuO presente estudo é um trabalho exploratório a respeito da influência familiar na implementação de decisões de carreira em jovens universitários. Tem por objetivo apresentar estatísticas descritivas de uma escala que avalia a influência famílias nas decisões de careira em relação a diferentes fatores estruturais familiares. Participaram no estudo 242 estudantes universitários de uma universidade localizada no sul do Brasil, 181 mulheres (74.8%), entre os 21 e 45 anos (M=25.17; DP=5.07). Foram utilizados: (i) o formulário sociodemográfico para recolher dados sobre as variáveis estruturais familiares (e.g., idade, ordem de nascimento, situação profissional e habilitações literárias parentais); e, (ii) a versão em português brasileiro da Escala de Influência da Família, que identifica o grau em que os membros da família influenciam a tomada de decisões de carreira, composta por 22 itens organizados quatro subescalas: o apoio informacional, o apoio financeiro, as expectativas, e os valores e crenças. O prestígio social da licenciatura e o estatuto socioeconómico foram variáveis adicionais utilizadas. Os resultados mostram que a generalidade dos participantes são mulheres (74.8%), com ingresso mais frequente antes dos 19 anos. A configuração do agregado familiar é predominantemente conjugal (nuclear), a segunda composição mais frequente é a monoparental feminina. Quanto à ordem de nascimento, 82.6% da mostra é composta de primogénitos, e as mães tinham entre 25 e 35 anos no nascimento do estudante em 61.7% dos casos. As áreas científicas mais frequentes são Ciências Sociais (22.7%), Humanidades (22.7%) e Ciências Médicas e da Saúde (20.2%). Em relação à situação ocupacional dos pais, a situação de empregado é mais frequente, seguido de profissional liberal empresário em nome individual, tanto para o pai como para a mãe. O estatuto socioeconómico de nível mediano corresponde a 58.6% dos casos. Relativamente ao prestígio social da licenciatura, apenas 15.% dos estudantes frequentavam cursos codificados como de alto prestígio. Quanto à Escala de Influência da Família, as mães que se encontram em situação de reforma, de desempregada ou de profissional liberal em nome individual, e os pais que se encontram em situação de subsídio público e reforma são os que apresentam níveis mais elevados de apoio informacional; as mães que se encontram em situação de empregada ou profissional liberal e os pais que se encontram em situação de subsídio público são os que apresentam níveis mais elevados de apoio financeiro; as mães e pais em situação de subsídio público são os que apresentam expectativas mais elevadas, assim como valores e crenças. Em relação ao estatuto socioeconómico do estudante, o nível médio-alto apresenta níveis mais elevados de apoio informacional, o nível alto apresenta níveis mais elevados de apoio financeiro, e o nível baixo apresenta expectativas mais elevadas, assim como valores e crenças. Em relação ao prestígio do curso, quanto mais alto, mais elevado o apoio informacional e financeiro, mas mais baixas as expectativas e os valores e crenças. As diferenças observadas entre as médias nas escalas relativas à influência familiar não podem ser foco de inferências, mas dado ao caráter exploratório do estudo, servem como guia em futuras análises.
- Live2Work Project : a methodology for a life projects intervention for people in situation of professional vulnerabilityPublication . Pinto, Joana Carneiro; Azeiteiro, Ana; Harrsen, Mette Holm; Rebelo-Pinto, HelenaThis workshop aims to present a socially relevant and scientifically sound methodology for a life projects intervention with young adults (18-30 years) in situations of professional vulnerability, including migrants and refugees – the Live2Work Project. Among other resources (e.g., the theoretical manual, the course guide, the in-service training courses, the online audio-visual learning scenarios, and the Moodle courses and on-line learning platform), the project provides a toolbox composed by innovative and easy-to-use pedagogical resources. Its major goals are to contribute to the development of healthy and satisfying life/career trajectories by expanding the access of individuals to educational, training and professional paths, in their new countries. The toolbox was developed considering a three-dimensional scheme that includes the personal, contextual and temporal dimensions, as well as a change dimension based on transition skills training. Some activities that integrate the toolbox, in particular those related to the clarification of self-concept and development of self-esteem, will be experimented through “Values by Image Cards” and “Character Strength Cards” (Solitaire). This workshop is aimed at end-users who work directly with this target audience, namely trainers, mentors and advisers (max. 12).
- Live2Work Project: Increasing the chances for successful integration of people in situations of professional vulnerability.Publication . Pinto, Joana Carneiro; Cameira, Ana Cecília; Rodrigues, Rosa; Rebelo-Pinto, HelenaThe project Live2Work is an ERASMUS+ Key Action 2 Strategic Partnership for cooperation and the exchange of good practices involving four countries (Portugal, France, Denmark and the Czech Republic). Its purpose is to develop an intervention methodology for end-users working with young adults (18-30 years) in situations of professional vulnerability, including migrants and refugees. Throughout this communication, we intend to present briefly the six outputs that constitute the project, namely, the theoretical manual, the toolbox, the course guide, the in-service training courses, the online audio-visual learning scenarios, and the Moodle courses and learning platform on website. Particular attention will be given to the challenge of refugees’ integration on a global scale (migration, demographic, educational, professional, and skills issues), and to the theoretical rational (with contributions from the career normative models, career design, construction and management models, career systemic models, and career culturally adequate models) based on tendencies that value: (i) the personal system, (ii) the contextual system, (iii) the temporal system, (iv) complexity, chance, unpredictability and instability of life contexts, and (v) the personal agency.
- Projeto Live2Work: apresentação de uma ferramenta pedagógica internacional para técnicos que atuam na construção de projetos de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade profissionalPublication . Pinto, Joana Carneiro; Azeiteiro, Ana; Cameira, Ana Cecília; Rodrigues, Rosa; Rebelo-Pinto, HelenaO Projeto “Live2Work” visa dotar os técnicos de conhecimentos, competências e estratégias de intervenção na construção de projetos de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade profissional. É constituído por 6 outputs: manual concetual, caixa de atividades e materiais, manual de treino para técnicos, workshops de treino para técnicos, material audiovisual, e plataforma moodle. Neste trabalho expõem-se os objetivos do projeto, as suas características distintivas, e os outputs. Abordam-se diferentes contribuições teóricas que sustentam as intervenções neste âmbito, e apresenta-se a caixa de atividades e materiais (outputs 1 e 2). Especial enfoque é dado ao primeiro curso piloto com técnicos portugueses, e suas implicações para o desenvolvimento da versão final dos dois primeiros outputs do projeto.
- The Live2Work Project Results of pilot courses and their implications for the design, building, and development of life projects of young adults and adults in situations of professional vulnerabilityPublication . Pinto, Joana Carneiro; Brazão, Vasco; Rebelo-Pinto, HelenaA presente comunicação visa a apresentação dos mais recentes desenvolvimentos no Projeto Live2Work (ERASMUS+), no qual estão envolvidos quatro países europeus: Portugal, Dinamarca, república Checa e França. Este projeto destina-se a técnicos que trabalham no âmbito do apoio ao desenho, construção e desenvolvimento de projetos de vida de jovens adultos e adultos (18-30 anos) que se encontram em situação de vulnerabilidade profissional, quer nos seus países de origem, quer nos seus países de acolhimento (migrantes e refugiados). Para o efeito, é constituído por seis outputs, a saber: (i) um manual de enquadramento concetual ao projeto e à metodologia de trabalho, (ii) uma caixa de atividades organizada em diferentes módulos temáticos de acordo com as necessidades do público-alvo, (iii) um manual para a formação de técnicos, (iv) ações de formação/workshops para técnicos, (v) vídeos de disseminação do projeto e vídeos tutoriais das atividades, e (vi) uma plataforma de e-learning de acesso a todos os materiais que constituem o projeto. Ao longo deste trabalho serão apresentados os resultados dos cursos-piloto, realizados com técnicos (orientadores, formadores) de 3 países distintos, e que serviram de teste aos primeiros quatro outputs do projeto. Serão discutidas implicações para a construção de uma versão final destes outputs.
- The live2work project: results of pilot courses and their implications for the design, building, and development of life projects of young adults and adults in situations of professional vulnerabilityPublication . Pinto, Joana Carneiro; Brazão, Vasco; Rebelo-Pinto, HelenaWe herein present the most recent developments of the Live2Work Project (ERASMUS+, with the participation of Portugal, Denmark, the Czech Republic, and France). We present some of the results of the pilot courses that were conducted with technicians (conselors, mentors, trainers) from three different countries in order to test the project’s first two outputs. We also reflect on the importance of conducting pilot courses to build a final version of these outputs.
- Validation of a three-dimensional model about sleep: habits, personal factors and environmental factorsPublication . Rebelo-Pinto, Teresa; Pinto, Joana Carneiro; Rebelo-Pinto, Helena; Paiva, TeresaObjectives: The present study aims to test the factor structure of two sleep questionnaires and their internal consistency in a sample of adolescents and their respective parents and to evaluate the validity and robustness of a three-dimensional model about sleep, addressing nine subcategories related to sleep habits, personal and environmental factors. Methods: Participants were 654 adolescents from Portuguese schools, who completed “My Sleep and I” questionnaire, and 664 parents who completed “My child׳s sleep” questionnaire; to them confirmatory factor analysis was applied. Results: Confirmatory factor analysis indicate that a nine-factor model has better fit indices compared with the others tested models for both samples (adolescents: χ2/df (Chi-square/degrees of freedom)=2.59, Comparative Fit Index (CFI)=.82, Goodness-of-Fit Index (GFI)=.92, Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA)=.049, Expected Cross-Validation Index (ECVI)=1.416; Parents: χ2/df=2.89, CFI=.85, GFI=.91, RMSEA=.053, ECVI=1.528). Moreover, the comparison of the models through Δχ2 index (chi-square difference between rival models) indicates a better fit for this model, Δχ2 (24)=186.5, p<.001 for adolescents and Δχ2 (24)=209, p<.001 for parents. Also, the three second-order factors have good internal consistency, convergent and discriminant validity for all factors in both samples. Conclusions: Results postulate that the three factors and their nine subcategories account for correlations between sleep habits, self-perceptions and knowledge about sleep.
- A validation of the Cleveland Adolescent Sleepiness QuestionnairePublication . Pinto, Joana Carneiro; Rebelo-Pinto, Teresa; Rebelo-Pinto, Helena; Paiva, TeresaThis work presents the results of the validation of the Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire (CASQ) in a cross-sectional sample of Portuguese adolescents. The psychometric properties of the Portuguese version of the CASQ, a multidimensional self-report questionnaire that assesses daytime sleepiness versus day and nighttime alertness, were studied through exploratory (EFA) and confirmatory factor analyses (CFA), in adolescents from 11 to 17 years old (EFA sample: N = 732; CFA sample: N = 726). Results of the EFA indicate an exploratory factor solution of three factors which explain 53.26% of variance, with good reliability indices in factors (alpha between .83 and .68). Also, the CFA indicated that the three-factor solution proposed in EFA had better fit indices compared with two alternative models (χ2/df = 4.79; GFI = .93; CFI = .92; RMSEA = .72; ECVI =.662; RMR = .041). The obtained results support acceptable levels of validity and reliability of the Portuguese version of CASQ.
