Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-23"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagemPublication . Sousa, Luís Manuel Mota de; Firmino, Cristiana Furtado; Marques-Vieira, Cristina Maria Alves; Severino, Sandy Silva Pedro; Pestana, Helena Castelão Figueira CarlosIntrodução:O interesse da Enfermagem pela metodologia de revisões da literatura tem vindo a aumentar, constituindo-se métodos que permitem uma prática baseada na evidência científica.Objetivo:Caracterizar os diferentes tipos de revisões da literatura e descrever etapas principais de uma revisão sistemática da literatura.Material e métodos:Revisão narrativa da literatura. Pesquisa em bases de dados nas seguintes plataformas Google Académico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), EBSCO Host, e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). As palavras-chave: metanálise; medicina baseada em evidências; literatura de revisão como assunto; metodologia, nos idiomas inglês e português.Resultados: Foram descritas 14 tipos de revisões e analisadas de acordo com o tipo de pesquisa, avaliação da qualidade metodológica dos artigos incluídos, síntese da informação colhida e análise global dos dados. Foram apresentadas as vantagens e desvantagens de cada tipo e descritos os principais passos de uma revisão sistemática da literatura. Conclusões:A revisão sistemática da literatura é um dos alicerces para prática baseada em evidência, uma vez que agrega uma grande quantidade de informações num único estudo.
- The Live2Work Project Results of pilot courses and their implications for the design, building, and development of life projects of young adults and adults in situations of professional vulnerabilityPublication . Pinto, Joana Carneiro; Brazão, Vasco; Rebelo-Pinto, HelenaA presente comunicação visa a apresentação dos mais recentes desenvolvimentos no Projeto Live2Work (ERASMUS+), no qual estão envolvidos quatro países europeus: Portugal, Dinamarca, república Checa e França. Este projeto destina-se a técnicos que trabalham no âmbito do apoio ao desenho, construção e desenvolvimento de projetos de vida de jovens adultos e adultos (18-30 anos) que se encontram em situação de vulnerabilidade profissional, quer nos seus países de origem, quer nos seus países de acolhimento (migrantes e refugiados). Para o efeito, é constituído por seis outputs, a saber: (i) um manual de enquadramento concetual ao projeto e à metodologia de trabalho, (ii) uma caixa de atividades organizada em diferentes módulos temáticos de acordo com as necessidades do público-alvo, (iii) um manual para a formação de técnicos, (iv) ações de formação/workshops para técnicos, (v) vídeos de disseminação do projeto e vídeos tutoriais das atividades, e (vi) uma plataforma de e-learning de acesso a todos os materiais que constituem o projeto. Ao longo deste trabalho serão apresentados os resultados dos cursos-piloto, realizados com técnicos (orientadores, formadores) de 3 países distintos, e que serviram de teste aos primeiros quatro outputs do projeto. Serão discutidas implicações para a construção de uma versão final destes outputs.