Browsing by Author "Gomes, Carlos Costa"
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- A bioética serroniana: uma "ciência", duas disciplinas?Publication . Gomes, Carlos CostaDaniel Serrão lança-nos o desafio de olhar para a Bioética como duas disciplinas que navegam entre o ser e o agir ou como dois modos diferentes para reflectir sobre a Bioética: o primeiro olha-o como reflexão; o segundo como processo decisório. A Bioética I ou de Autor é uma antropologia filosófica e racional, e a Bioética II de Decisão é promover as decisões que sejam boas para o maior número de pessoas e conformes com os valores sociais e a paz.
- Bioética y espiritualidad al final de la vidaPublication . Gomes, Carlos Costa; Neto, Renato da Silveira BorgesComprender el sufrimiento y la esperanza con las personas: niños, jóvenes y adultos que mueren. Al estar con tanta gente esperando, desesperada, llorando la vida de padres, hijos y amigos, comprenderemos mejor el dolor, el sufrimiento y la espiritualidad de aquellos al final de la vida. Con este ensayo, tenemos la intención de elevar la reflexión de los profesionales de la salud para experimentar la espiritualidad en el cuidado de la persona al final de la vida. Estudio y análisis hermenéutico basado en textos de Daniel Serrão, Walter Osswald y Filipe Almeida. La medicina y la enfermería son conscientes de la finitud humana, pero de una finitud que no se identifica con la nada, el vacío, la ausencia, sino una ética de la esperanza” (Moltmann, 2012). La bioética en la práctica clínica exige la humanización y la espiritualidad del proceso de morir. Cada persona enferma exige una respuesta terapéutica en el horizonte de la amistad, que rechaza, por lo tanto, los desacuerdos generados en los pasillos habitados por extraños morales. La espiritualidad es también la ventana terapéutica de un universo que aguarda la intensidad de las miradas, abrazándose con las manos extendidas, respetando la dignidad que se reconoce.
- A casa "in"comum dos refugiados ambientais à luz da Laudato SiPublication . Araújo, Joana; Gomes, Carlos Costa; Jácomo, AntónioA relação do homem com a natureza tem vindo a alterar-se. Segundo a narrativa do começo, o homem deve cuidar e não dominar a natureza. O domínio despótico do homem sobre o universo alterou a estrutura profunda do planeta, a deterioração do ambiente está a avançar a um ritmo avassalador colocando as gerações atuais e, principalmente, as gerações futuras, em risco. Este artigo explora a questão dos refugiados ambientais para quem a “casa comum” é mais (in)comum. A nossa análise parte da narrativa do começo do livro do Génesis e da Encíclica Laudato Si (e outros documentos da Igreja Católica) e compara o modo de agir do homem sobre a natureza, propondo o sentido humano da ecologia
- O Conceito de Filosofia da Medicina em Pellegrino e ThomasmaPublication . Cruz, Jorge; Gomes, Carlos CostaOs autores analisam o conceito de filosofia da medicina proposto pelos bioeticistas Edmund D. Pellegrino e David C. Thomasma. Abordam também o que consideram ser os aspetos mais relevantes de uma ontologia da medicina e fenomenologia da doença,essencias para uma melhor compreensão da relação singular médico -paciente.
- O (des)lugar da ética na obra Eternidade de Ferreira de CastroPublication . Gomes, Carlos CostaFinding the ethical path, the thread of the author’s ethics and perhaps defining his complexion and ethical framework, in Eternity, is our challenge. Ferreira de Castro’s intuitive thinking anticipates what science would show as truth. His attention to social disagreement in Eternity is the cry of life as existence and the human cry as behaviour. When speaking of death, contrary to what we might think - that death is before us –,we see in this work, that in fact much of our death is behind us, because all the existence we left behind already belongs to eternity. Eternity is in its essence a bioethical cry because it is always a cry for life.
- Desfazer nós para construir o nós: o lugar da narrativa na formação dos profissionais de saúdePublication . Magalhães, Susana Vasconcelos Teixeira; Gomes, Carlos Costa
- Ethical decision making in pain management: a conceptual frameworkPublication . Carvalho, A. S.; Martins Pereira, S.; Jácomo, A.; Magalhães, S.; Araújo, Joana; Hernández-Marrero, P.; Gomes, Carlos Costa; Schatman, M. E.Introduction: The practice and study of pain management pose myriad ethical challenges. There is a consensual opinion that adequate management of pain is a medical obligation rooted in classical Greek practice. However, there is evidence that patients often suffer from uncontrolled and unnecessary pain. This is inconsistent with the leges artis, and its practical implications merit a bioethical analysis. Several factors have been identified as causes of uncontrolled and unnecessary pain, which deprive patients from receiving appropriate treatments that theoretically they have the right to access. Important factors include (with considerable regional, financial, and cultural differences) the following: 1) failure to identify pain as a priority in patient care; 2) failure to establish an adequate physician–patient relationship; 3) insufficient knowledge regarding adequate prescription of analgesics; 4) conflicting notions associated with druginduced risk of tolerance and fear of addiction; 5) concerns regarding “last-ditch” treatments of severe pain; and 6) failure to be accountable and equitable. Objective: The aim of this article was to establish that bioethics can serve as a framework for addressing these challenging issues and, from theoretical to practical approaches, bioethical reflection can contextualize the problem of unrelieved pain. Methods: This article is organized into three parts. First, we illustrate that pain management and its undertreatment are indeed ethical issues. The second part describes possible ethical frameworks that can be combined and integrated to better define the ethical issues in pain management. Finally, we discuss possible directions forward to improve ethical decision making in pain management. Discussion: We argue that 1) the treatment of pain is an ethical obligation, 2) health science schools, especially medical training institutions, have the duty to teach pain management in a comprehensive fashion, and 3) regulatory measures, which prevent patients from access to opioid treatment as indicated in their cases, are unethical and should be reconsidered. Conclusion: Developing an ethical framework for pain management will result in enhanced quality of care, linking the epistemic domains of pain management to their anthropological foundations, thereby making them ethically sound.
- Eutanásia e distanásia: clarificação de conceitos em tempo de COVID-19Publication . Gomes, Carlos Costa; Araújo, JoanaRetomar as referências essenciais da ética sobre o que é a eutanásia e a distanásia em tempo de COVID-19, quando a Assembleia da República se prepara para fazer aprovar a legalização da eutanásia; clarificar o que se entende pela expressão “dignidade da morte” ou de “humanização do processo de morrer”, são aspetos importantes que, sem demora, devemos ter em atenção. Se pela eutanásia o homem afirma o seu poder sobre a morte, ao eliminar a pessoas, pela distanásia a homem afirma o seu poder terapêutico obstinado, retadando o fim da vida a todo o custo. É possível, contrariamente à eutanásia e à distanásia, um outro curso de ação: os cuidados de acompanhamento-paliativos que, como prática médica e de enfermagem, são sensíveis ao processo de humanização do morrer ou ao processo de morrer com dignidade e não incorrem na obstinação terapêutica nem no abrebiar ou acelerar a morte. Estes cuidados acompanham e assistem a pessoa doente até ao fim da vida.
- Instituto de Bioética da Universidade Católica PortuguesaPublication . Araújo, Joana; Carvalho, Ana Sofia; Gomes, Carlos Costa; Jácomo, António; Osswald, Walter
- O pensamento bioético de Daniel SerrãoPublication . Gomes, Carlos CostaPara compreender a “génese” -a origem, o ponto de partida –é necessário, em primeiro lugar, estudar a gnoseologia do pensamento de Daniel Serrão. Impõe-se, então, perceber o complexo corpo textual formado pelos inúmeros artigos, estudos, trabalhos –aulas, colóquios, congressos, seminários, palestras etc..., apresentados na primeira parte deste estudo. O fio condutor do pensamento bioético do autor, apesar da sua aparente variedade, revela-se pelo seu carácter único: ele constitui, de facto, o fundamento ou as fundações biográficas de todo o corpusda obra serroniana.