Browsing by Author "Dias, Paulo César"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19Publication . Maia, Berta Rodrigues; Dias, Paulo CésarA pandemia e a inerente alteração de comportamentos, a par da parca previsibilidade, geraram maior ansiedade na população. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo analisar se os níveis de depressão, ansiedade e estresse em estudantes universitários se alteraram no período pandêmico (2020) comparativamente a períodos anteriores/normais. O estudo foi constituído por dois grupos, sendo a amostra 1 constituída por 460 sujeitos com idade média de 20,14 anos, e a amostra 2 por 159 sujeitos com idade média de 20,40 anos. Todos preencheram um questionário sociodemográfico e as escalas de ansiedade, depressão e estresse. Os estudantes que integraram o estudo no período pandêmico apresentaram níveis significativamente mais elevados de depressão, ansiedade e estresse comparativamente aos que integraram o estudo no período normal. Os resultados sugerem um impacto psicológico negativo da pandemia nos estudantes. Importa continuar a explorar as implicações da pandemia na saúde mental dos estudantes, para que se possam prevenir e minorar os seus efeitos.
- Associations between burnout and personal and professional characteristics: a study of Portuguese teachersPublication . Dias, Paulo César; Peixoto, Ricardo; Cadime, IreneRecent research has suggested that teachers’ burnout is growing and, consequently, affecting their overall satisfaction with life and professional involvement. The goal of this study was to assess burnout in Portuguese teachers and to explore whether burnout levels are associated with teachers’ personal and professional characteristics. A sociodemographic questionnaire and the Oldenburg Burnout Inventory (OLBI) were used to collect data from a sample of 262 teachers, who were mostly female (66.0%), were aged between 26 and 63 years (mean = 44, SD = 7.95), and had an average of 18 years of experience in teaching regular classes (SD = 9.22) and an average of 2 years of experience in special education (SD = 4.97). The results suggested the adequate psychometric properties of the OLBI in Portuguese teachers. Moreover, the older the teachers were, the higher the levels of burnout they reported. Burnout was positively associated with the number of years of experience but only in regular education teachers. Although no differences in burnout as a function of experience in inclusive classrooms were found, a positive correlation of teachers’ burnout with the number of students with special needs in the classroom was identified. The results are discussed according to the literature, and suggestions for future studies are presented.
- Autoeficácia dos professores do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário para as práticas inclusivasPublication . Dias, Paulo CésarNos últimos anos tem sido notório o investimento de recursos para a promoção da escola inclusiva, seja ao nível material, mas também na capacitação dos professores para a adoção de práticas inclusivas. Se a inclusão visa o respeito pela diferença e o envolvimento de todos os alunos na comunidade educativa, constitui um desafio para o qual muitos docentes estavam preparados. A formação contínua e a experiência têm permitido, muitas vezes ao mesmo tempo que a prática, refletir e aperfeiçoar competências para lidar com todos os alunos na sala de aula.Assumindo uma perspetiva sociocognitiva, que valoriza o papel do sentido de eficácia no comportamento, pretendemos com este trabalho conhecer como os professores avaliam a sua capacidade para lidar com a inclusão e implementar práticas adequadas. Para isso, com o recurso a um estudo transversal de natureza quantitativa, foram recolhidos dados junto de 195 docentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, com o recurso a um questionário sociodemográfico e à Escala de Autoeficácia na Implementação de Práticas Inclusivas (Sharma, Loreman, & Forlin, 2012). Estudos descritivos permitiram-nos perceber o sentido de eficácia dos docentes, que não se distinguem por género, idade ou experiência docente no ensino regular,nem pela presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais na sala de aula. Foram encontradas pontuações superiores no sentido de eficácia entre os docentes que trabalham na educação especial, entre os professores com maior tempo de serviço e experiência de lecionação com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os resultados seguem tendências da literatura, que valoriza a experiência e proximidade com alunos com como Necessidades Educativas Especiais determinante da inclusão. Apesar de possíveis enviesamentos que decorrem da própria metodologia, implicações para as escolas e a formação contínua dos docentes são exploradas.
- O bem-estar docente: um estudo exploratório com escolas portuguesas no estrangeiroPublication . Costa, Ana; Dias, Paulo CésarO bem-estar dos docentes é um tema particularmente relevante e tem vindo a receber um interesse crescente. Contudo, são escassos os estudos em escolas no estrangeiro, motivo pelo qual se apresenta este trabalho que pretende explorar do bem-estar destes professores, em particular, descrever o seu bem-estar subjetivo e o bem-estar na escola, explorando o papel de variáveis pessoais e profissionais no bem-estar dos professores. Para isso, participaram neste estudo exploratório quantitativo uma amostra de 58 docentes a lecionar em escolas portuguesas no estrangeiro, na sua maioria mulheres, com idades entre os 27 e os 69 anos que responderam a questionários relativos às variáveis em estudo. Os resultados sugerem um bem-estar subjetivo globalmente positivo, acima do ponto médio, e relações significativas com variáveis organizacionais. Aspectos que são discutidos. Ainda sugeridas novas investigações neste domínio.
- Bienestar, calidad de vida y regulación afectiva en adolescentes portuguesesPublication . Dias, Paulo César; Bastos, Ana Sofia; Marzo, Juan Carlos; Rodríguez, José Antonio García del CastilloObjetivos: El objetivo de este trabajo es explorar la regulación emocional, calidad de vida y bienestar subjetivo en la adolescencia, considerando diferencias individuales y familiares en función del sexo, la edad y la escolaridad de los progenitores. También se pretende analizar la relación entre las variables estudiadas. Diseño: Estudio cuantitativo descriptivo-comparativo, transversal. Emplazamiento: Institutos de Portugal. Participantes: Muestra por conveniencia de 2 escuelas al Norte de Portugal. Criterios de inclusión: adolescentes (entre 12 y 18 años) de los cursos obligatorios y sin ninguna dificultad especial (sea necesidad educativa especial o dificultad de aprendizaje diagnosticada). Muestra total 619, muestra válida 602. Mediciones principales: Índice de bienestar personal, Cuestionario de salud SF-8 (calidad de vida) y el Cuestionario de estilos de regulación afectiva. Resultados: El bienestar no presenta diferencias entre sexos, la percepción de salud suele ser mejor en los chicos y la regulación afectiva en las chicas. En relación con la edad se encuentran correlaciones negativas principalmente con las variables del cuestionario de salud. Aparecen diferencias significativas en función del nivel de escolarización de los padres. Las mayores correlaciones aparecen entre las variables de los cuestionarios de bienestar y el de salud. Conclusiones: La influencia del nivel educativo de los padres y la edad tienen un papel diferenciador, especialmente en bienestar y calidad de vida. Desde una perspectiva de promoción del bienestar en la adolescencia hay que destacar el potencial de la percepción de salud y algunas estrategias de regulación emocional en intervenciones y estrategias de educación para la salud.
- Burnout among Portuguese pastoral ministersPublication . Dias, Paulo César; Peixoto, Ricardo; Rodrigues, Luís M. FigueiredoBurnout has been recognised as an occupational risk but also an indicator of organisational conditions and adjustment. This paper explores the role of personal, psychological, and professional experience factors in pastoral burnout compared to burnout in other caring professions. Using a set of questionnaires, data were collected from 64 pastoral ministry members, 192 elder care assistants and 258 teachers. Pastoral ministry members showed lower exhaustion and higher satisfaction with future security. Additionally, burnout symptoms were related to depression and stress. When compared with other groups, pastoral ministry members revealed lower levels of burnout. The results are discussed, and suggestions for further studies are presented.
- Dependencia del móvil y impulsividad: diferencias entre sexos y rango etarioPublication . Dias, Paulo César; Castillo, José Antonio García delThe use of mobile phones is, nowadays, widespread. With very diverse functionalities, it can be a very useful tool for interaction and for leisure or social activities. However, it can be used excessively. Therefore, it is important to explore the role of predisposing factors such as impulsivity. With this study, we intend to evaluate the relationship between impulsivity and cell phone dependence, exploring in particular between sexes and age groups. For this purpose, data were collected from 847 participants, aged between 12 and 25 years, most of them women (n = 517, 61.0%), with a sociodemographic questionnaire, the Mobile Dependence Test (TDM), and the short version of the Brief Impulsive Behavior Scales (UPPS). The results allow us to perceive a statistically significant relationship between impulsivity and mobile phone dependence, gender and age differences in dependence and impulsivity, as well as a different effect of impulsivity as a predictor of mobile dependence as a function of these variables. The data have important implications in terms of research and intervention.
- Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundárioPublication . Gomes, Andreia; Azevedo, Ângela Sá; Dias, Paulo César; Guimarães, Teresa; Lima, Isabel; Salgado, AnaEste trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.
- Exploring the test of mobile phone dependence psychometric properties in portuguese populationPublication . Dias, Paulo; Dias, Paulo César; Choliz, Mariano
- Further evidence for the structure of the Resilience Scale in Portuguese language countries: an invariance study with brazilian and Portuguese adolescentsPublication . Dias, Paulo César; Cadime, Irene; Perim, Paulo CastelarEspecially since the last decades of the 20th century, research about resilience provided some insights into how people deal and overcome adversity in a positive way. Given the recent research history on this topic, discussion about theories and measures is still ongoing. In this study we aim to explore the structural invariance of the Wagnild and Young's Resilience Scale (RS), one of the most widely used measures of resilience, across Portuguese and Brazilian adolescents. A sample of 969 adolescents with ages ranging between 13 and 18 years old completed the RS. A five- and a two-factor structure for the full RS version with 25 items and a one-factor structure for a RS short version, composed of 14 items, were tested using confirmatory factor analysis (CFA). After determining the best fitting structure, a multi-group CFA was performed to test the invariance of the instrument across the Portuguese and Brazilian samples. The five- and two-factor structures for the full version revealed a poor fit. The one-factor structure revealed a good fit in both samples. Moreover, evidence for the partial measurement invariance of the short version across both samples was found. Our results indicate that the RS short version can be used for cross-cultural studies of resilience in both countries and that the five- and two-factor structures might be inadequate for comparison purposes.