Browsing by Author "Campos, Sofia"
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- Consciência metalinguística e linguagem conotativa figurativa: uma ferramenta de apoioPublication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Campos, SofiaWe will report on a support tool for the promotion of metalinguistic awareness through figurative language. There is the conceptualization of metalinguistic consciousness and figurative language being presented various suggestions / proposals for the promotion of these constructs. Although these suggestions can be used in various contexts, with different types of people and at different ages, obviously the possibility of major elaborations is unlikely at least with young children. It is an attractive, well-grounded material, running through various aspects of figurative language such as concrete and abstract names, proverbs, choruses and connotative phrases, redundancies, tasks like knowing what to do in certain situations. They are tasks of literal answers with precipitants for metalinguistic analysis. In addition to the literal answers, the subject must make explicit his answer. The solutions and the appropriate quotations are also presented.
- Contribution of emotional competence to organisational change in a remote working settingPublication . Almeida, Tania; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo; Campos, Sofia; Ferreira, António; Passos, ClotildeIntroduction: Organisations are constantly facing change and, over the last months, the COVID-19 pandemic has introduced a set of cross-cutting changes that forced many employees to work from home. Objectives: Identify the emotional competencies that can be found in the different organisational change processes related to remote working and to identify the relationship between emotional competencies and resistance to organisational change. Methods: This descriptive, quantitative, correlational study was conducted with a sample of 115 workers from different business sectors Results: Showed a correlation between cognitive rigidity and emotional competence. It also became evident that emotional competencies have no influence whatsoever on the change management processes that take place in a remote working environment. Conclusion: The respondents showed low resistance to change and high emotional competence, which may have helped them adapt to this kind of work.
- O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalhoPublication . Ribeiro, Célia; Almeida, Tânia; Pereira, Paulo; Campos, Sofia; Figueira, Ana Paula Couceiro
- O contributo do marketing relacional na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitáriasPublication . Ribeiro, Célia; Figueiredo, Elisabeth; Passos, Clotilde; Campos, Sofia; Pereira, Paulo; Couceiro, Ana Paula
- Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveisPublication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Campos, Sofia; Pinto, Maria AntoniettaA consciência metalinguística é caracterizada por muitos autores como uma capacidade cognitiva de refletir e analisar intencionalmente os componentes estruturais da linguagem, sua natureza e funções. A evidência de correlações positivas entre a consciência metalinguística e as habilidades de leitura e escrita fez com que essa questão fosse objeto de numerosas investigações, dada sua relevância pedagógica e implicações educacionais. Nesta linha de pensamento, houve a necessidade de encontrar estratégias válidas para avaliação e intervenção. Pretendemos operacionalizar o constructo consciência metalinguística e apresentar três testes (Testes de Habilidades Metalinguísticas), testes ou recursos que permitam analisar essa competência. Dado que consideramos esta capacidade importante e passível de promoção desde a infância, a proposta oferece ferramentas para três grupos etários diferentes: para crianças, THAM1 (de 4-6 anos jardim para a transição de crianças para a escola o 1º ciclo da educação básica) para adolescentes, THAM-2 (para crianças dos 9 aos 13 anos de idade 1 transição para o 3º ciclo) e para adultos, THAM-3 (para adolescentes e adultos, na transição do ensino secundário para o superior). Esses recursos são adaptações para o português europeu do MAT (Teste de Habilidade Metalinguística), original na versão italiana, de autores internacionalmente reconhecidos, com versões em várias línguas, disseminadas em todo o mundo, inclusive por meio de um projeto europeu, o MATEL. Ao nível nacional, eles já estão em circulação, pela publicação de um livro, e há várias investigações.
- Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveisPublication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Pinto, Maria Antonietta; Campos, SofiaWe intend to operationalize the construct metalinguistic awareness and present three tests (THAMs, tests of metalinguistic abilities), tests or resources that allow to analyze this competence. Given that we consider this capacity important and amenable to promotion from childhood, the proposal offers tools for three different age groups: for children, THAM-1, for adolescents, THAM- 2 and for adults, THAM-3. These resources are adaptations to the European Portuguese of MAT's, original in Italian version, of internationally recognized authors, with versions in several languages, worldwide disseminated, even by way of a project European, MATEL. At the national level, they are already in circulation, by the publication of a book, and there are several investigations.
- Inclusão: utopia ou realidadePublication . Pinto, Joana da Silva; Martins, Rosa; Campos, SofiaSituarmo-nos atualmente no paradigma da inclusão parece inquestionável. No entanto, a sua operacionalização é controversa. Os autores situam-se de formas diferentes face ao grande desafio que é a construção de uma educação inclusiva, inserida numa sociedade que se pretende também assim. Neste sentido, cabe aos professores e aos pais um papel de destaque, uma vez que que se encontram em permanente contacto com os obstáculos e dificuldades que o modelo inclusivo constitui. O presente estudo pretende conhecer e refletir acerca das perceções de professores de educação especial, do ensino regular e de pais quanto às práticas inclusivas das respetivas escolas. A metodologia utilizada enquadra-se no paradigma de um estudo triangulado, em que estão presentes as abordagens qualitativa e quantitativa. Através da realização de uma entrevista semiestruturada, e respetiva análise de conteúdo, os professores revelaram as suas perceções quanto às práticas inclusivas da escola. Foram também recolhidas informações a partir dos Projetos Educativos de Escola, procedendo-se à respetiva análise documental. Por último, através dos questionários realizados aos pais dos alunos com NEE, aferiram-se as suas opiniões quanto às práticas inclusivas das escolas, tendo estes dados sido tratados estatisticamente.Quanto aos resultados encontrados, verificou-se que as perceções dos professores de educação especial e do ensino regular são, de um modo geral, equivalentes. As questões em que se registam diferenças mais significativas dizem respeito ao conhecimento acerca da legislação, à participação dos alunos com NEE nas atividades escolares, aos apoios disponibilizados pela escola e à colaboraçãoentre docentes. Por fim, também foi possível observar que a participação dos pais na escola é, ainda, pouco ativa.
- Inteligência emocional em estudantes do ensino superiorPublication . Santos, Eduardo; Ferreira, Manuela; Ribeiro, Célia; Cardoso, Ana Paula; Cunha, Margarida; Campos, SofiaIntrodução: A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Apesar do papel das emoções no envolvimento dos estudantes já ter sido estudado ainda pouco se sabe sobre a forma como a inteligência emocional está relacionada com o envolvimento e outros resultados de aprendizagem chave no ensino superior. Objetivo: Descrever os níveis da inteligência emocional dos estudantes do ensino superior; e Apurar os preditores de inteligência emocional em estudantes do ensino superior. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra foi não probabilística por conveniência, constituída por 538 estudantes do ensino superior, maioritariamente género feminino (74,21%), com uma média de idades de 21,53±4,53 anos. Resultados: Os scores de inteligência emocional mais elevados correspondem à perceção das próprias emoções (M=32,78±5,57) e à componente sociocognitiva das emoções (M=32,27±4,87). Os estudantes com um score global mais elevado de inteligência emocional são os que estudam diariamente (p=.002). O controlo, o envolvimento social, a autoestima e a felicidade estabeleceram uma associação positiva (β=.21; p<.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respetivamente) com a inteligência emocional. O equilíbrio estabeleceu uma associação negativa (β=-.16; p<.001) com a inteligência emocional. Conclusão: O controlo, o envolvimento social, a autoestima, a felicidade e o equilíbrio são preditores da inteligência emocional. Impõe-se a necessidade de implementação de programas promotores do desenvolvimento de Inteligência emocional.
- Liderança e enfermagem: estudo realizado com enfermeiros chefes e especialistasPublication . Alves, José António da Conceição; Ribeiro, Célia; Campos, SofiaEste artigo apresenta os resultados de um estudo efectuado com 153 enfermeiros-chefes e enfermeiros especialistas responsáveis de serviço e teve como principal objectivo identificar o estilo de liderança que estes evidenciam na gestão dos serviços hospitalares. Partindo do modelo e da escala L.P.C. de Fiedler (1967) procedeu-se a um estudo de carácter exploratório, descritivo e correlacional, através dos métodos da investigação quantitativa. Os resultados obtidos sugerem em termos de estilo de liderança, que consoante aumenta o tempo de serviço, tempo de chefia e a idade, os enfermeiros tendem a ter maior orientação para o relacionamento. Assim como, os enfermeiros da especialidade de saúde mental têm maior orientação para o relacionamento do que os enfermeiros da médico-cirúrgica. Por outro lado, os homens, face às mulheres, manifestam em termos de estilo de liderança, maior motivação para a tarefa.
- Parental attitudes of children without neurodevelopmental disorders and inclusion of children with Special Educational Needs (SEN)Publication . Campos, Sofia; Pinto, Flávia; Ferreira, Manuela; Cardoso, Ana Paula; Ribeiro, Célia; Couceiro, PaulaOver the last decade there has been a development on the inclusion of students with Special Educational Needs (SEN) in mainstream education. The general objective is to analyze the attitudes of parents of children without neurodevelopmental disorders regarding the inclusion of children with Special Educational Needs. Methods: This is a comparative and correlational study and aims to: Characterize and analyze the possible differences in attitudes of parents of children without neurodevelopmental disorders regarding the inclusion of children with SEN considering the three disorders. The results revealed that parents of children without neurodevelopmental disorders tend to show positive attitudes towards the inclusion of children with SEN. It was found that the type of disturbance and the description that is made of children with SEN have an influence on parental attitudes, which show more positive attitudes towards Hearing Impairment, followed by Trisomy 21, and Behavioral Disorder. Conclusions: Sensitizing parents of children without neurodevelopmental disorders plays an essential role in the messages they convey to their children promoting inclusion.