Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveis

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
46250418.pdf102.06 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A consciência metalinguística é caracterizada por muitos autores como uma capacidade cognitiva de refletir e analisar intencionalmente os componentes estruturais da linguagem, sua natureza e funções. A evidência de correlações positivas entre a consciência metalinguística e as habilidades de leitura e escrita fez com que essa questão fosse objeto de numerosas investigações, dada sua relevância pedagógica e implicações educacionais. Nesta linha de pensamento, houve a necessidade de encontrar estratégias válidas para avaliação e intervenção. Pretendemos operacionalizar o constructo consciência metalinguística e apresentar três testes (Testes de Habilidades Metalinguísticas), testes ou recursos que permitam analisar essa competência. Dado que consideramos esta capacidade importante e passível de promoção desde a infância, a proposta oferece ferramentas para três grupos etários diferentes: para crianças, THAM1 (de 4-6 anos jardim para a transição de crianças para a escola o 1º ciclo da educação básica) para adolescentes, THAM-2 (para crianças dos 9 aos 13 anos de idade 1 transição para o 3º ciclo) e para adultos, THAM-3 (para adolescentes e adultos, na transição do ensino secundário para o superior). Esses recursos são adaptações para o português europeu do MAT (Teste de Habilidade Metalinguística), original na versão italiana, de autores internacionalmente reconhecidos, com versões em várias línguas, disseminadas em todo o mundo, inclusive por meio de um projeto europeu, o MATEL. Ao nível nacional, eles já estão em circulação, pela publicação de um livro, e há várias investigações.

Description

Keywords

Consciência metalinguística Avaliação Intervenção Ferramentas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue