Repository logo
 

IGOS - Documentos de Conferências / Conference Objects

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 4 of 4
  • O contributo do marketing relacional na satisfação e fidelização dos utilizadores de bibliotecas universitárias
    Publication . Ribeiro, Célia; Figueiredo, Elisabeth; Passos, Clotilde; Campos, Sofia; Pereira, Paulo; Couceiro, Ana Paula
  • Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveis
    Publication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Campos, Sofia; Pinto, Maria Antonietta
    A consciência metalinguística é caracterizada por muitos autores como uma capacidade cognitiva de refletir e analisar intencionalmente os componentes estruturais da linguagem, sua natureza e funções. A evidência de correlações positivas entre a consciência metalinguística e as habilidades de leitura e escrita fez com que essa questão fosse objeto de numerosas investigações, dada sua relevância pedagógica e implicações educacionais. Nesta linha de pensamento, houve a necessidade de encontrar estratégias válidas para avaliação e intervenção. Pretendemos operacionalizar o constructo consciência metalinguística e apresentar três testes (Testes de Habilidades Metalinguísticas), testes ou recursos que permitam analisar essa competência. Dado que consideramos esta capacidade importante e passível de promoção desde a infância, a proposta oferece ferramentas para três grupos etários diferentes: para crianças, THAM1 (de 4-6 anos jardim para a transição de crianças para a escola o 1º ciclo da educação básica) para adolescentes, THAM-2 (para crianças dos 9 aos 13 anos de idade 1 transição para o 3º ciclo) e para adultos, THAM-3 (para adolescentes e adultos, na transição do ensino secundário para o superior). Esses recursos são adaptações para o português europeu do MAT (Teste de Habilidade Metalinguística), original na versão italiana, de autores internacionalmente reconhecidos, com versões em várias línguas, disseminadas em todo o mundo, inclusive por meio de um projeto europeu, o MATEL. Ao nível nacional, eles já estão em circulação, pela publicação de um livro, e há várias investigações.
  • Motivação académica no ensino superior português
    Publication . Ribeiro, Marco Ferreira; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo
    Enquadramento Conceptual: A motivação do estudante do ensino superior tem vindo a ser alvo de diversas investigações e inúmeras teorias sobre a temática têm vindo a ser desenvolvidas, diferindo na forma como percecionam ou omitem fatores pessoais, sociais e contextuais, embora partilhem conceitos e caraterísticas comuns. Destaca-se no contexto educacional do ensino superior a teoria da autodeterminação (Self-Determination Theory) na avaliação da qualidade e intensidade de motivação. Por sua vez, associado ao estudo da motivação foram desenvolvidas várias escalas de avaliação da motivação no ensino superior. Objetivos: Esta investigação objetiva, por um lado, conhecer o nível de motivação académica no ensino superior público português, tendo como base a teoria da autodeterminação, e por outro, analisar as propriedades psicométricas da Escala de Motivação Académica proposta por Guimarães e Bzuneck (2008), como contributo para a sua validação para a população portuguesa. Metodologia: O estudo envolveu duas amostras de estudantes de licenciatura e mestrado do ensino superior público português, com uma abrangência nacional: a amostra A constituída por 568 estudantes e a amostra B constituída por 589 estudantes. O tratamento dos dados foi realizado através dos softwares SPSS 25 e AMOS 25, sendo apresentadas estatísticas descritivas e conduzidas análises fatoriais confirmatórias em cada amostra e uma análise de grupos múltiplos. Resultados: Verificou-se que a motivação extrínseca por regulação integrada constituiu o tipo de motivação mais relevante em ambas as amostras, pelo que se conclui que embora o estudante se identifique com o valor da atividade, age de acordo com o que alcançará com a ação. Verificou-se ainda a validade da escala reespecificada na avaliação da motivação do estudante do ensino superior e a sua robustez, bem como a invariância do modelo proposto entre as amostras apresentadas. Conclusão: Considerando a motivação um elemento preditivo do desempenho e sucesso académico, realça-se a sua importância no contexto de investigação e a necessidade de ser avaliada através de escalas adaptadas para o efeito. Nesta investigação é apresentado um modelo de escala robusto de avaliação da motivação académica.
  • Social capital and its consequences on political participation: a complex puzzle?
    Publication . Teixeira, Conceição Pequito; Pereira, Paulo
    The current decline in political participation is a great cause of concern among political scientists, opinion makers and political leaders. There are two main approaches to this decline that occurs especially in Europe. The first one is the ‘modernization’ thesis. The second is the ‘social individualization’ thesis. Nevertheless, the empirical debate has not been successful in providing a detailed record of the relations between social capital and political participation. Much of it is due to a reductionist use of both concepts’ operationalization. In this article we have two main goals. Firstly, we showed that the concepts of social capital and political participation are, theoretically and empirically, multidimensional concepts. Secondly, we assessed, through multivariate regression analyses, the explicative capacities of the more traditional political participation explanatory models: ‘the individual resources model’ and the ‘civic voluntarism model’ together with the more recent ‘social capital relational model’.