Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-04"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação financeira de marcas : um método baseado na resposta dos stakeholdersPublication . Almeida, Cosme Edgar da Fonseca; Côrte-Real, Ana Filipa da Rocha de Castro e; Lencastre, Paulo de Neville SepúlvedaA presente dissertação insere-se num projeto de investigação da Universidade Católica e parceiros especializados que procura, partir do estado da arte sobre avaliação financeira de marcas definir um método para extrair o seu valor a partir da resposta dos stakeholders responsáveis pelos ganhos financeiros que a marca possa gerar. O texto é baseado em dois artigos complementares deste grupo de pesquisa, que foram aceites e apresentados pelo autor em conferências internacionais em 2018. O primeiro artigo apresenta a fundamentação do método de avaliação adotado, baseado numa abordagem semiótica triádica que decompõe a marca em identidade, objeto e resposta. A avaliação da marca corresponde à quantificação da resposta à mesma, a nível cognitivo, afetivo e comportamental (valor de marketing). A nível financeiro corresponde aos cash flows gerados pelos comportamentos dos diferentes stakeholders (valor financeiro). O segundo artigo apresenta o método propriamente dito, propondo uma avaliação baseada num questionário aplicado diretamente aos stakeholders, que nos permite obter dois indicadores básicos para a avaliação financeira: a influência da trademark e a influência do risco. A influência da trademark estima os cash flows em dois cenários, com e sem a trademark a identificar as atividades da marca, recorrendo a um processo de simulação Markoviano. A influência do risco calcula um multiplicador que aumenta ou diminui a taxa de atualização dos cash flows estimados, aumentando ou diminuindo o risco (β) associado ao(s) sector(es) de atividade da marca. O multiplicador de risco é inversamente proporcional à preferência da marca, quantificada a partir de uma matriz de Fishbein construída com os fatores de preferência (drivers) e as marcas concorrentes evocados pelos stakeholders. Acreditamos que esta via de pesquisa representa um caminho diferenciador na prática de avaliações de marca, na medida em que as alternativas atuais se baseiam fortemente em opiniões de experts, dados recolhidos da gestão de topo e também em perguntas cuja subjetividade nos parecem tornar no mínimo questionável que da resposta às mesmas se retirem dados que definam com razoável precisão o valor financeiro da marca.
- A implementação de uma plataforma de babysitting no mercado nacional : criação do modelo de negócio e enquadramento legalPublication . Martinho, Ana Rita Santos; Silva, João Manuel Lourenço Confraria Jorge e; Gonçalves, Diogo Costa
- Teologia e Antropologia em diálogoPublication . Lima, José da SilvaBorn as a study about mythological gods (Plato), Theology has been built up during the adventure of the formation of Christian communities and from them; it got epistemic statute in palmy medieval days; it dialogized with social and human sciences «as a queen» and, more recently, it accepted the interdisciplinary character after the emergence of secularization. We present some modern anthropological methods used in the study of Theology and we reflect about a reciprocal dialogue between the two matters (Theology and Anthropology).
- Porquê, para quê, como, um projeto educacional/pedagógico para as crianças em idade pré-escolar?Publication . Figueira, Ana Paula Couceiro; Ribeiro, Célia; Campos, SofíaThe present article intends to realize the design, educational / pedagogical, focusing on the need to equate its foundations or ideologies, its purposes and its objectives, as well as all other instrumental components. Roughly, it attempts to operationalize and exemplify its great questions: what, why, for what and how. And while an example is proposed as a kindergarten, the suggested architecture is amenable to extension to others, or to all, contexts and educational situations.