Publication
Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveis
dc.contributor.author | Figueira, Ana Paula Couceiro | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Célia | |
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Pinto, Maria Antonietta | |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T09:15:56Z | |
dc.date.available | 2023-09-01T09:15:56Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A consciência metalinguística é caracterizada por muitos autores como uma capacidade cognitiva de refletir e analisar intencionalmente os componentes estruturais da linguagem, sua natureza e funções. A evidência de correlações positivas entre a consciência metalinguística e as habilidades de leitura e escrita fez com que essa questão fosse objeto de numerosas investigações, dada sua relevância pedagógica e implicações educacionais. Nesta linha de pensamento, houve a necessidade de encontrar estratégias válidas para avaliação e intervenção. Pretendemos operacionalizar o constructo consciência metalinguística e apresentar três testes (Testes de Habilidades Metalinguísticas), testes ou recursos que permitam analisar essa competência. Dado que consideramos esta capacidade importante e passível de promoção desde a infância, a proposta oferece ferramentas para três grupos etários diferentes: para crianças, THAM1 (de 4-6 anos jardim para a transição de crianças para a escola o 1º ciclo da educação básica) para adolescentes, THAM-2 (para crianças dos 9 aos 13 anos de idade 1 transição para o 3º ciclo) e para adultos, THAM-3 (para adolescentes e adultos, na transição do ensino secundário para o superior). Esses recursos são adaptações para o português europeu do MAT (Teste de Habilidade Metalinguística), original na versão italiana, de autores internacionalmente reconhecidos, com versões em várias línguas, disseminadas em todo o mundo, inclusive por meio de um projeto europeu, o MATEL. Ao nível nacional, eles já estão em circulação, pela publicação de um livro, e há várias investigações. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/42099 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.subject | Consciência metalinguística | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Intervenção | pt_PT |
dc.subject | Ferramentas | pt_PT |
dc.title | Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveis | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Corunha, Spain | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 128 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 128 | pt_PT |
oaire.citation.title | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |