Browsing by Author "Bezerra, Sefisa"
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- Um estudo sobre as dimensões do desenvolvimento profissional do administradorPublication . Bezerra, Sefisa; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Silva, LeviThis study aims to show the influence of the application of a set of practices and interdisciplinary educational active in the process of developing professional students of the degree course in Management (n = 478) of the Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), in Ceará - Brazil. Assuming that the inclusion of practical teaching interdisciplinary allow the introduction and strengthening of different dimensions (knowledge, skills, abilities and attitudes) professional management / administration, has espoused a research paradigm that took two courses (quantitative and qualitative) that mixed methods integrate the collection and analysis of data. For the processing and analysis of data collected statistical procedures were privileged nature of descriptive and inferential through the use of statistical software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). The crossing of different data result indicators that reinforce the need to rethink the training curriculum and procedures didactic to contribute to an expansion of learning in the context of the classroom and consequently the development of different size / skills needed for training profile professional administrator / manager contemporary.
- Um estudo sobre o perfil do administrador através da teoria das inteligências múltiplas em amostras pareadasPublication . Bezerra, Sefisa; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Aragão, AndréEsse estudo pretende reconhecer e analisar o perfil do estudante do curso de Administração de uma Universidade pública localizada no Estado do Ceará- Brasil e o desenvolvimento das suas inteligências múltiplas, principalmente as interpessoal e intrapessoal, no decorrer do tempo. Trata-se da confrontação dos resultados desse mesmo estudo (parte da tese da autora) realizado no início do ano de 2015, sendo portanto, um estudo quantitativo, de campo, longitudinal, com amostras pareadas de 30% da quantidade da turma que iniciou em janeiro daquele ano. No que concerne ao tratamento e análise dos dados recolhidos foram privilegiados procedimentos estatísticos através da utilização do software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science), utilizando também os dados da pesquisa anterior e fazendo um estudo comparativo antes-depois ou seja, amostras pareadas. A reaplicação da pesquisa permitiu verificar o crescimento e desenvolvimento das inteligências dos alunos no decorrer do curso e, paralelamente, consolidou a atuação da universidade como locus do saber, mantendo-se sempre que considerar a necessidade de melhoria contínua e da busca de novos métodos de aprendizagem.
- A influência e a percepção das cinco forças competitivas de Michael Porter no setor de panificação de Sobral - CearáPublication . Sousa, Evandro; Bezerra, Sefisa; Silva, Levi; Aragão, Luís; Morgado, ElsaEste trabalho aborda o estudo das Cinco Forças Competitivas de Porter no setor de panificação da cidade de Sobral - Ce com o objetivo de analisar a percepção dos empresários com relação à atuação dessas forças no setor local. Como referencial teórico, o estudo inicia com uma abordagem a respeito das Cinco Forças Competitivas de Porter como instrumento para o planejamento estratégico e uma caracterização de cada uma destas forças. A parte dedicada ao estudo empírico traz os resultados de uma pesquisa de caráter quantitativo realizada com os empresários das padarias utilizando um instrumento estatístico que possibilita uma análise segura dos dados (Teste Qui-Quadrado), os quais revelam as percepções dos mesmos acerca da intensidade das Forças de Porter dentro do setor na cidade de Sobral. Com as informações obtidas, foi possível concluir que apenas uma delas possui forte atuação no setor. As demais, na visão dos empresários, apresentam uma atuação tímida. Essas forças com atuação tímida e pouca agressiva, atualmente podem não ser vistas como ameaças, mas em longo prazo elas podem se reestruturar e atingir fortemente o desempenho do setor.
- Inovando a aprendizagem através da utilização do método simulação em unidades curriculares teóricas no curso de administraçãoPublication . Bezerra, Sefisa; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Dias, EduardoNa educação, atualmente, existem várias metodologias sistematizadas para promover a aprendizagem ativa que estão se consagrando nos meios acadêmicos, principalmente nas ciências aplicadas. Dentre elas está o Método de Simulação, que consiste em explorar técnicas, habilidades e alguns aspectos comportamentais do aluno, utilizando a sala de aula como um modelo de representação de um ambiente empresarial. Esse estudo pretende apresentar a importância da prática da aprendizagem Simulação como um recurso complementar em disciplinas que, a rigor, seriam tratadas como unidades curriculares somente teóricas, criando valor agregado pelo esforço mental e criativo tanto do aluno como do professor. Estudo de natureza qualitativa com abordagem vivencial onde apresentamos relatos de aprendizagem sem a pretensão de gerar conclusões sobre a temática. Devemos mencionar alguns de seus benefícios como: a intensa participação e interesse dos alunos como agentes do processo de aprendizagem e descoberta, tendo, naquele momento experimentado sucessos e fracassos em virtude do desenvolvimento do exercício da tomada de decisão, a ativação de fatores motivacionais nos alunos, a possibilidade de perceberem e usarem seus aspectos comportamentais de liderança e de desenvolvimento de equipes, a percepção da ambiência do experimento, além do uso eficiente dos escassos recursos físicos, materiais, tecnológicos e do tempo.
- Uma paisagem de mim: imagens de uma oficina de criatividade no Ceará, BrasilPublication . Viana, Rebeca; Morgado, Elsa; Bezerra, Sefisa; Leonido, LeviEste artigo descreve a produção de pinturas por estudantes universitários durante uma Oficina de Criatividade. A Oficina, integrante de pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, objetivou desenvolver o potencial criativo, através de exercícios, expressão artística e vivências grupais. Neste estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, participaram 30 estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. Na atividade utilizamos tinta guache, aplicada com as mãos sobre papel madeira. Os resultados foram pinturas com tema livre que apresentaram de forma lúdica e poética instantâneos dos estudantes. Os temas mais explorados foram paisagens: o mar, a casa, a árvore, as flores e esboços da figura humana. As cores vivas na representação da natureza dialogam com elementos simbólicos como o lar. Para além da discussão sobre a qualidade artística das produções, importou vivenciar o processo, em que as pinturas propiciaram reencontro com memórias afetivas e com o potencial criador dos estudantes.