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A influência e a percepção das cinco forças competitivas de Michael Porter no setor de panificação de Sobral - Ceará

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Este trabalho aborda o estudo das Cinco Forças Competitivas de Porter no setor de panificação da cidade de Sobral - Ce com o objetivo de analisar a percepção dos empresários com relação à atuação dessas forças no setor local. Como referencial teórico, o estudo inicia com uma abordagem a respeito das Cinco Forças Competitivas de Porter como instrumento para o planejamento estratégico e uma caracterização de cada uma destas forças. A parte dedicada ao estudo empírico traz os resultados de uma pesquisa de caráter quantitativo realizada com os empresários das padarias utilizando um instrumento estatístico que possibilita uma análise segura dos dados (Teste Qui-Quadrado), os quais revelam as percepções dos mesmos acerca da intensidade das Forças de Porter dentro do setor na cidade de Sobral. Com as informações obtidas, foi possível concluir que apenas uma delas possui forte atuação no setor. As demais, na visão dos empresários, apresentam uma atuação tímida. Essas forças com atuação tímida e pouca agressiva, atualmente podem não ser vistas como ameaças, mas em longo prazo elas podem se reestruturar e atingir fortemente o desempenho do setor.
This work deals with the study of the Five Competitive Forces Porter in the bakery sector in the city of Sobral - Ce. It aims to analyze the perception of businessmen regarding the performance of these forces on the local industry. As a theoretical framework, the study begins with an approach about the Five Competitive Forces Porter as a tool for strategic planning and characterization of each of these forces. The empiric study dedicated part presents the results of a quantitative research study conducted with entrepreneurs’ bakeries using a statistical tool that enables secure data analysis (Chi-Square), which reveal the perceptions of the same about the intensity of Porter forces within the industry in the city of Sobral. With the information obtained, it was concluded that only one of them has a strong presence in the sector. The others, in the view of entrepreneurs, have a timid performance. These forces with acting shy and little aggressive, currently cannot be seen as a threat, but in the long run they can restructure and strongly reach the sector's performance.

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Forças competitivas Panificação Estratégias Competitive forces Baking Strategies

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