Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma paisagem de mim: imagens de uma oficina de criatividade no Ceará, Brasil

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
43669575.pdf299.38 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo descreve a produção de pinturas por estudantes universitários durante uma Oficina de Criatividade. A Oficina, integrante de pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação, objetivou desenvolver o potencial criativo, através de exercícios, expressão artística e vivências grupais. Neste estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, participaram 30 estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil. Na atividade utilizamos tinta guache, aplicada com as mãos sobre papel madeira. Os resultados foram pinturas com tema livre que apresentaram de forma lúdica e poética instantâneos dos estudantes. Os temas mais explorados foram paisagens: o mar, a casa, a árvore, as flores e esboços da figura humana. As cores vivas na representação da natureza dialogam com elementos simbólicos como o lar. Para além da discussão sobre a qualidade artística das produções, importou vivenciar o processo, em que as pinturas propiciaram reencontro com memórias afetivas e com o potencial criador dos estudantes.
This article describes the production of paintings by college students during a Creativity Workshop. The workshop, a member of the PhD research in Educational Sciences, aimed at developing creative potential, through exercises, artistic expression and group experiences. In this qualitative research-action study, 30 students from the Vale do Acaraú State University (UVA), Sobral, Ceará, Brazil, participated. In the activity we use gouache paint, applied with the hands on wood paper. The results were paintings with free themes that presented in a playful and poetic way, snapshots of the students. The most explored themes were landscapes: the sea, the house, the tree, the flowers and sketches of the human figure. The vivid colors in the representation of nature dialogue with symbolic elements such as the home. In addition to the discussion about the artistic quality of the productions, it was important to experience the process, in which the paintings provided a reencounter with affective memories and with the creative potential of the students.

Description

Keywords

Criatividade Pintura Educação Creativity Painting Education

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue