Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-14"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Preditores sociodemográficos, comportamentais e cognitivos de IST´s nos Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce da Infeção VIHPublication . Barbosa, Tânia Sofia Gomes; Costa, Eleonora Cunha VeigaAs infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) representam não só a nível nacional, mas também mundial, um importante desafio para a saúde pública. Este estudo teve como objetivo avaliar (1) as diferenças entre homens versus mulheres ao nível de variáveis cognitivas e comportamentais; (2) a relação entre as variáveis sociodemográficas, comportamentais e cognitivas e a presença de IST’s; e (3) os preditores de IST’s. A amostra foi constituída por 168 utentes do CAD de Braga. Os resultados indicam a existência de diferenças estatisticamente significativas entre géneros no que concerne às práticas sexuais, número de parceiros ao longo da vida e nos últimos seis meses, presença de IST’s e conhecimentos sobre transmissão do VIH. Existe uma associação significativa positiva entre a presença de IST’s e o género (masculino), e a orientação sexual (homossexualidade e bissexualidade). Também a utilização do preservativo está associada positivamente com a homossexualidade e bissexualidade, e a perceção do comportamento de risco do parceiro, e negativamente com os conhecimentos sobre prevenção do VIH e a perceção de risco pessoal. Ser mais velho, homossexual ou bissexual e apresentar mais barreiras face à prática de sexo seguro, revelaram-se preditores de IST’s. A identificação dos preditores de IST’s, permite a possibilidade de desenvolver/determinar estratégias de prevenção mais adequadas.
- O sistema político e a nova governação da União EuropeiaPublication . Freire, Miguel Vaz; Ribeiro, Sónia Cristina Santos Marques
- Relação entre adesão terapêutica e da qualidade de vida em crianças e adolescentes com diabetes Mellitus tipo IPublication . Silva, Vânia Julieta Soares da; Costa, Eleonora Cunha VeigaO presente estudo visa avaliar a relação entre a adesão terapêutica e a qualidade de vida/morbilidade psicológica em crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Foram analisadas variáveis como a qualidade de vida, a autoeficácia, a adesão comportamental e a sintomatologia depressiva. Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional - preditivo, transversal entre sujeitos. A amostra não probabilística de conveniência foi composta por 26 sujeitos, crianças e adolescentes, com a diabetes mellitus tipo 1, com idades compreendidas entre os 6 e 18 anos e com diagnóstico de diabetes há pelo menos um ano, associados da Associação de Diabéticos do Minho. Foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Questionário Sociodemográfico e Clínico, Questionário de Adesão Comportamental ao Tratamento, Questionário de Avaliação da Qualidade de Vida para Adolescentes com Diabetes tipo 1 (DQOL), Escala de Auto-Eficácia para o Diabetes (SEDS) e o Inventário de Depressão Infantil (CDI). Os resultados deste estudo evidenciam que os participantes apresentam uma baixa adesão terapêutica e qualidade de vida. Por outro lado, apresentam bom nível de autoeficácia e ausência depressão. No que se refere às hipóteses em estudo, as mesmas não foram comprovadas na sua totalidade. Verificam-se apenas uma associação negativa entre a autoconfiança para tratamento e a adesão ao tratamento médico e uma associação positiva entre a morbilidade psicológica e a satisfação com o tratamento e a vida e uma associação negativa entre a morbilidade psicológica e a adesão ao tratamento médico. Consideramos que apesar de todas as limitações deste estudo formam cumpridos os objetivos propostos. É importante que estudos futuros continuem a incidir sobre a análise dos preditores de adesão terapêutica e de qualidade de vida, nestes doentes, de forma a ser possível desenvolver programas de intervenção cada vez mais direcionadas e eficazes.
- Nato after the Brussels Summit. An optimistic perspectivePublication . Garcia, Francisco Miguel Gouveia Pinto ProençaThis paper aims at analyzing the results of the NATO Summit held in Brussels between 11 and 12 July 2018 by focusing on three major subjects, all of which are at the heart of the Alliance's concerns: first, NATO relations with Russia; second, the Alliance's defence and deterrence posture to face challenges and threats, whether on its eastern or southern flank; and finally, NATO relations with the European Union (EU). Following the annexation of Crimea by Russia in 2014, relations with the Alliance and even political dialogue have deteriorated significantly, driving the Alliance to adopt a new defence and deterrence posture. Also, in the South, NATO faces several challenges and threats, having to adapt its defence and deterrence posture to another context. The NATO-EU partnership continues to be strategic for strengthening defence in the European continent but also for cementing transatlantic relations, and it is imperative for the strength of this relationship to fulfill the burden-sharing commitments by increasing the European Allies defence budgets.
- Um estudo sobre o perfil do administrador através da teoria das inteligências múltiplas em amostras pareadasPublication . Bezerra, Sefisa; Leonido, Levi; Morgado, Elsa; Cardoso, Mário; Aragão, AndréEsse estudo pretende reconhecer e analisar o perfil do estudante do curso de Administração de uma Universidade pública localizada no Estado do Ceará- Brasil e o desenvolvimento das suas inteligências múltiplas, principalmente as interpessoal e intrapessoal, no decorrer do tempo. Trata-se da confrontação dos resultados desse mesmo estudo (parte da tese da autora) realizado no início do ano de 2015, sendo portanto, um estudo quantitativo, de campo, longitudinal, com amostras pareadas de 30% da quantidade da turma que iniciou em janeiro daquele ano. No que concerne ao tratamento e análise dos dados recolhidos foram privilegiados procedimentos estatísticos através da utilização do software estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Science), utilizando também os dados da pesquisa anterior e fazendo um estudo comparativo antes-depois ou seja, amostras pareadas. A reaplicação da pesquisa permitiu verificar o crescimento e desenvolvimento das inteligências dos alunos no decorrer do curso e, paralelamente, consolidou a atuação da universidade como locus do saber, mantendo-se sempre que considerar a necessidade de melhoria contínua e da busca de novos métodos de aprendizagem.