CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects
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Browsing CEFH - Documentos de Conferências / Conference Objects by Author "Araújo, Emília"
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- Educação e solidariedade entre gerações: um estudo sobre tempos, convivências e memóriasPublication . Carvalho, Helena M.; Monteiro, Daniela; Vaz, Cátia; Araújo, EmíliaA solidariedade entre gerações é vivida em contexto familiar e de relações de proximidade por meio da educação e socialização. Atualmente, a longevidade conquistada pode permitir maior convívio entre as diferentes gerações, o que possibilita preservar, nos jovens, a integridade da memória das diferentes gerações, bem como, o reconhecimento dos contributos de pessoas adultas mais velhas. No entanto, muitas vezes tomados como adquiridos, os relacionamentos entre pessoas de gerações diferentes, designadamente, entre netos e avós, são um fenómeno cada vez mais complexo. Uma série de mudanças e transformações sociais e culturais vieram alterar profundamente os modelos relacionais familiares, associadas, entre outras razões, a processos de integração em respostas sociais de caráter definitivo de pessoas mais velhas, assim como de distanciamento físico e emocional que explicam, em parte, fenómenos sociais mais vastos, entre os quais a "destradicionalização" e a perda de sentido de passado e de memória na família, no plano intergeracional. Esta comunicação resulta de um estudo em curso, com estudantes de ensino superior em Portugal, entre os 18 e os 30 anos. Procura-se através da aplicação de questionários, identificar o tempo dado e retribuído entre gerações, bem como as memórias e a convivência estabelecida. Assim, este estudo, pretende responder às seguintes questões: Como é vivido e interpretado o tempo dado/retribuído entre avós e netos? Que memória gera este tempo partilhado? Como preservam, 34 perpetuam e esperam transmitir a futuras gerações as memórias partilhadas? Com alicerce em diversas abordagens teóricas, ancoradas no debate acerca das formas de solidariedade e relações intergeracionais, exploram-se algumas variações significativas relacionadas com os contextos de vida, assim como as estratégias utilizadas pelos jovens de modo a preservarem esses laços, aludindo à crescente dificuldade das famílias manterem as relações entre avós e netos e de estes disporem de tempo e de recursos que permitam a continuidade e a alimentação destas relações.
- Exploring the role of time in access to culture: a theoretical analysis of socioeconomic factorsPublication . Monteiro, Daniela; Araújo, EmíliaAccess to culture has been a topic of discussion from several perspectives, namely the importance of democratizing cultural spaces through accessible or free admissions to avoid barriers for low-income people. However, time and the uses of time are critical dimensions in this discussion. In this regard, this study addresses the issue of time poverty, free time and the time constraints faced by economically vulnerable populations, which may hinder their engagement in cultural and leisure activities. Furthermore, it highlights the need to theoretically explore the interaction between time use and socioeconomic factors, such as economic status, social class, employment, and gender. The paper proposes a theoretical approach that considers the interaction between leisure time use and socioeconomic factors, aiming to deepen our understanding of accessibility issues in cultural engagement for populations with limited economic resources. By doing so, the study intends to contribute to the ongoing debate on the democratization of culture and the reduction of access inequalities, recognizing the fundamental role of time in shaping the cultural experiences of these populations. Through an integrated analysis of free time and its socioeconomic determinants, the research seeks to identify and comprehend vulnerable populations' barriers to accessing culture. This theoretical understanding is crucial for informing the development of inclusive cultural policies that promote equitable and broader participation in cultural and leisure activities, enabling all individuals to enjoy their cultural citizenship fully. The study employs a literature review methodology to synthesize existing research, critically evaluate key concepts and theories, and identify gaps and areas for further investigation. By examining a range of scholarly works, this research aims to provide a comprehensive overview of the current knowledge landscape and generate insights to inform future research and policy development in this field.
- A importância da ocupação do tempo para pensar o envelhecimento: o papel das atividades artísticasPublication . Monteiro, Daniela; Araújo, EmíliaOs estudos e intervenções relacionadas ao envelhecimento frequentemente abordam a "ocupação do tempo", ou seja, a necessidade de preencher o tempo como forma de gerar rotinas e ritmos que estruturam o dia a dia das pessoas que, aparentemente, têm "tempo em abundância". No entanto, surge a questão de até que ponto essa ocupação do tempo realmente proporciona prazer, sentido e significado. Neste contexto, a comunicação reflete, a partir da literatura científica, sobre como o envolvimento de adultos maiores em atividades artísticas pode ser uma forma de gerar bem-estar e dar sentido e significado ao tempo de que dispõem. Desta forma, o tempo, e a forma como ele é vivenciado, torna-se um elemento central para reflexão tendo por base experiências e estudos que abordam os impactos do envolvimento dos adultos maiores em atividades culturais e artísticas. Esta reflexão destaca a necessidade de valorizar não apenas a quantidade de tempo disponível, mas, também, a qualidade do mesmo.