ICS(V) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICS(V) - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Alves, Célia Filipa Gonçalves Coutinho"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da influência do tipo de incisão na cirurgia de terceiros molares mandibulares na incidência de complicações periodontais nos segundos molares adjacentesPublication . Gomes, Daniela Francisco; Alves, Célia Filipa Gonçalves Coutinho; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraObjetivo: avaliar a influência do tipo de incisão, utilizado na cirurgia de terceiros molares mandibulares, na incidência de complicações periodontais, nos segundos molares adjacentes. Materiais e métodos: estudo prospetivo randomizado aberto, em pacientes com indicação de exodontia de terceiros molares mandibulares inclusos. Os 20 pacientes da amostra foram distribuídos de forma aleatória, onde 11 foram submetidos à remoção cirúrgica, utilizando uma incisão em envelope e os restantes 9 por meio de uma incisão trapezoidal. O preenchimento da informação relativa à identificação do paciente e às características da exodontia, foi realizado no dia da cirurgia, e a saúde periodontal dos segundos molares foi analisada no momento da exodontia (T0), oito dias (T1), um mês (T2) e três meses (T3) após a exodontia. Os parâmetros periodontais avaliados foram o índice de placa, o índice gengival, a profundidade de sondagem e o nível ósseo alveolar. Os dados recolhidos foram analisados através do software SPSS Statistics® v. 23.0. Resultados: realizaram-se 20 exodontias em pacientes com uma média de idades de 21,20 ± 3,35 anos, 8 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Independentemente do tipo de incisão, o índice de placa, é, em média, significativamente inferior, em T3. Não foram encontrados resultados estatisticamente significativos entre as variáveis dependentes, índice de placa, índice gengival, profundidade de sondagem, e os dois tipos de incisão. No entanto, em T3, o nível ósseo alveolar é, em média, significativamente superior, quando utilizada a incisão trapezoidal (p=0,020). Conclusão: não existem diferenças estatisticamente significativas entre o tipo de incisão e os parâmetros índice de placa, índice gengival e profundidade de sondagem. Por outro lado, a incisão trapezoidal está significativamente associada a um aumento da perda óssea alveolar, em distal do segundo molar adjacente.
- Avaliação tridimensional dos resultados clínicos do uso de enxerto de tecido conjuntivo nas técnicas vista e tunelização modificada para recobrimento radicularPublication . Martins, David Miguel Simões e; Correia, André Ricardo Maia; Alves, Célia Filipa Gonçalves Coutinho; Marques, Tiago Miguel SantosIntrodução: O tratamento de recessões gengivais (RG) unitárias, maxilares e mandibulares, pode ser feito com recurso a várias técnicas de cirurgia plástica periodontal (CPP), entre elas a técnica VISTA e a técnica de Tunelização modificada por Zuhr. A associação de um enxerto de tecido conjuntivo (ETC) a diferentes técnicas de CPP permite o recobrimento radicular e o aumento da espessura dos tecidos gengivais e confere estabilidade à margem gengival, a longo prazo. Objetivos: Avaliar, de forma prospetiva o ganho médio de espessura gengival e o recobrimento radicular, aos 3 e 6 meses de pós-operatório; o pós-operatório imediato, sentido pelos pacientes operados; bem como o resultado estético obtido, após 6 meses de cicatrização. Materiais e Métodos: Estudo prospetivo de coorte, num período de 6 meses. Três tempos de avaliação: dia da cirurgia (T0), 3 meses (T1) e 6 meses depois da cirurgia (T2). Amostra: 5 pacientes, com 6 RG unitárias, maxilares e mandibulares. Três RGs, classes I de Miller, foram tratadas com um ETC associado à técnica de Tunelização modificada por Zuhr, O. et al. (2007), enquanto que as 3 RGs, classes III de Miller, foram tratadas com um ETC associado à técnica VISTA, descrita por Zadeh, H. (2011). Protocolo da avaliação digital: efetuaram-se modelos de estudo a cada paciente operado, em T0, T1 e T2. Os mesmos foram digitalizados com um scanner intra-oral (DentalWings®), obtendo-se um ficheiro STL para cada situação. No programa informático, Geomagic Control X®, efetuou-se a análise digital tridimensional, das áreas intervencionadas. Resultados: As técnicas VISTA + ETC e Tunelização modificada + ETC, aos 6 meses de pós-operatório, permitiram, respetivamente: um ganho médio de espessura gengival de 1,35 mm e 0,81 mm; bem como uma % de recobrimento radicular de 81,28 % e 66,58 %. Conclusão: Dentro das limitações deste estudo, as duas técnicas de cirurgia plástica periodontal permitem obter: um espessamento gengival considerável; bem como um recobrimento radicular das RGs tratadas com sucesso clínico associado a um bom resultado estético.
- Prevalência dos fatores de risco de periodontite nos utentes da Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica PortuguesaPublication . Couto, João Ricardo Soares; Alves, Célia Filipa Gonçalves CoutinhoIntrodução: A doença periodontal é uma patologia frequente nos dias de hoje, sendo a segunda mais comum na cavidade oral. Devido à sua alta prevalência e etiologia multifatorial, é importante a sua prevenção e controlo, de maneira a impedir o progresso e possíveis consequências desta patologia. Pode ter diversos estádios, desde a gengivite até ao mais grave: a periodontite crónica avançada generalizada. O surgimento e evolução da patologia está associado a diversos fatores, como os níveis de placa bacteriana, tabagismo, hipertensão, diabetes descontrolada, toma de alguns medicamentos, gravidez, entre outros. Objetivo: Com este estudo pretende-se verificar a prevalência dos fatores de risco da periodontite e correlacioná-los com a presença e grau da patologia nos utentes da Clínica Dentária Universitária. Metodologia: Analisou-se a história clínica e periodontograma de todos os pacientes que recorreram às consultas de periodontologia da Clínica Dentária Universitária pelo menos 3 vezes nos últimos 5 anos, tendo-se obtido uma amostra válida de 446 pacientes. Em cada um destes pacientes foram recolhidos os dados relativos à presença e nível de patologias, ao seu género, idade, higiene, hábitos tabágicos. Resultados: Pelos resultados evidenciados, podemos concluir que a patologia mais prevalente é a periodontite crónica moderada (33,2%), e que patologias cardíacas, imunossupressoras, ou a diabetes, afetam a prevalência de doenças periodontais nos indivíduos. A presença de hábitos tabágicos também tem um grande impacto na saúde periodontal dos pacientes. Conclusão: No diagnóstico da doença periodontal, é fundamental uma boa análise da história clínica de cada paciente, pois aquela encontra-se muitas vezes associada a outras patologias sistémicas, que vão influenciar os tratamentos e cuidados a ter com esse paciente, e quantos mais fatores de risco o paciente possuir, maior a probabilidade de desenvolver patologia periodontal e, sobretudo, numa forma mais avançada.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Ferreira, Virgínia Alves; Alves, Célia Filipa Gonçalves Coutinho; Santos, Nuno Bernardo Malta dosA Medicina Dentária é o ramo da medicina que estuda e trata a saúde oral dos indivíduos, sendo que esta não deve ser separada nem desconectada com a saúde geral, tornando-se uma parte integrante. Cada paciente possui as suas características e personalidades. O médico dentista tem de ser capaz de estabelecer uma relação de confiança e diagnosticar e obter um plano de tratamento adequado ao paciente que está na sua cadeira tanto a nível económico, como social e psicológico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Para além disso, a prevenção deve ser um ponto importante focado em todas as consultas para minimizar doenças na cavidade oral, sendo cada vez mais relevante o seu realce nas idades mais precoces. Estas competências são adquiridas com a parte clínica executada ao longo do 5º ano curricular do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na Universidade Católica Portuguesa. Este trabalho consiste numa análise estatística e quantitativa do trabalho realizado como um todo e nas diferentes áreas disciplinares: Medicina Oral, Periodontologia, Odontopediatria, Cirurgia Oral, Prostodontia Removível, Prostodontia Fixa, Endodontia, Dentisteria Operatória, Oclusão e Ortodontia. Por último serão expostos três casos clínicos diferenciados, devidamente referenciados e algumas atividades científicas realizadas.
