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- Avaliação da influência do tipo de incisão na cirurgia de terceiros molares mandibulares na incidência de complicações periodontais nos segundos molares adjacentesPublication . Gomes, Daniela Francisco; Alves, Célia Filipa Gonçalves Coutinho; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraObjetivo: avaliar a influência do tipo de incisão, utilizado na cirurgia de terceiros molares mandibulares, na incidência de complicações periodontais, nos segundos molares adjacentes. Materiais e métodos: estudo prospetivo randomizado aberto, em pacientes com indicação de exodontia de terceiros molares mandibulares inclusos. Os 20 pacientes da amostra foram distribuídos de forma aleatória, onde 11 foram submetidos à remoção cirúrgica, utilizando uma incisão em envelope e os restantes 9 por meio de uma incisão trapezoidal. O preenchimento da informação relativa à identificação do paciente e às características da exodontia, foi realizado no dia da cirurgia, e a saúde periodontal dos segundos molares foi analisada no momento da exodontia (T0), oito dias (T1), um mês (T2) e três meses (T3) após a exodontia. Os parâmetros periodontais avaliados foram o índice de placa, o índice gengival, a profundidade de sondagem e o nível ósseo alveolar. Os dados recolhidos foram analisados através do software SPSS Statistics® v. 23.0. Resultados: realizaram-se 20 exodontias em pacientes com uma média de idades de 21,20 ± 3,35 anos, 8 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. Independentemente do tipo de incisão, o índice de placa, é, em média, significativamente inferior, em T3. Não foram encontrados resultados estatisticamente significativos entre as variáveis dependentes, índice de placa, índice gengival, profundidade de sondagem, e os dois tipos de incisão. No entanto, em T3, o nível ósseo alveolar é, em média, significativamente superior, quando utilizada a incisão trapezoidal (p=0,020). Conclusão: não existem diferenças estatisticamente significativas entre o tipo de incisão e os parâmetros índice de placa, índice gengival e profundidade de sondagem. Por outro lado, a incisão trapezoidal está significativamente associada a um aumento da perda óssea alveolar, em distal do segundo molar adjacente.
- Perceção da saúde oral das crianças pelos paisPublication . Carvalho, Ana Filipe Baptista; Veiga, Nélio JorgeIntrodução: O descuido da higiene oral pode levar à perda dentária precoce, dor, desconforto e, consequentemente, um grande investimento monetário para reparar os danos causados no sistema estomatognático. Objetivos: Caracterização da perceção da saúde oral e hábitos de higiene oral dos filhos, pelos seus próprios pais, e a criação de uma escala para classificação da perceção da saúde oral dos filhos pelos pais. Métodos: Foi realizado um estudo epidemiológico observacional transversal. A população deste estudo foi constituída por 422 pais cujos filhos têm entre cinco e onze anos de idade e que frequentam escolas nos distritos de Viseu e de Lisboa. A recolha de dados foi conseguida através da aplicação de um questionário autoaplicado para a caracterização da saúde oral das crianças pelos pais, baseado na escala de classificação da perceção dos comportamentos de saúde oral dos filhos pelos pais. Resultados: 51,9% dos pais classificou a saúde oral dos filhos como “Boa”, sendo que 70,3% não utiliza fio dentário, 49,3% só utiliza a escova dentária para a higienização oral e 13,6% nunca foi ao médico dentista. Após a aplicação da escala criada, verificámos que 54,8% da amostra considera que os comportamentos de saúde oral apresentados pelos seus filhos são insuficientes, 40,3% intermédias/suficientes e apenas 4,8% considera que os seus filhos apresentam bons comportamentos de saúde oral. Conclusão: A saúde oral é um fator determinante para a uma boa qualidade de vida. O presente estudo permitiu a constituição de uma escala de classificação da perceção da saúde oral dos filhos pelos seus pais, o que permitirá facilitar, em estudos futuros, a comparação de diferentes amostras comunitárias. Com a aplicação da presente escala, verificámos que a maioria dos pais tem a clara perceção de que os comportamentos de saúde oral dos seus filhos não são os mais adequados e indicados.
- Análise das forças que atuam na raiz dentária quando se varia o seu centro de resistênciaPublication . Monteiro, Carla Alexandra Rodrigues; Esteves, Helder José Martins; Silva, Ana MargaridaIntrodução: Durante a atividade mastigatória, as coroas dentárias sofrem forças que são transmitidas às respetivas raízes por efeito de alavanca. Por motivos infeciosos, traumáticos ou protéticos, os dentes sofrem alterações bruscas das relações coroa/raiz clínicas, o que poderá gerar trauma oclusal. Objetivos: Quantificar as deformações recebidas na coroa e no ápice radicular de pré-molares por ação de forças oclusais e as deformações a nível apical, quando se altera a localização do centro de resistência dentária. Materiais e Métodos: Estudo retrospetivo, exploratório e descritivo das deformações recebidas na coroa e no ápice radicular de seis pré-molares inferiores, através do uso de sensores strain gauges fixados ao nível do ápice radicular. O tratamento estatístico dos dados consistiu na análise univariada e bivariada usando o programa SPSS. O nível de significância usado foi de 95%. Resultados: Os valores mais representativos em cada corte indicam que para cortes no osso alveolar de 2, 4 e 6 mm, a deformação recebida no ápice radicular aumenta 2, 10 e 18 vezes, respetivamente. A deformação medida no ápice radicular está positivamente correlacionada com coroa-raiz (0,586), p<0,05. Embora com limitações, foi observado que por cada unidade de aumento de coroa-raiz, a deformação em Delta R aumenta 8,5 vezes. Conclusões: Com as limitações deste estudo verificou-se que o ápice radicular sofre deformações muito elevadas quando se varia a relação coroa/raiz, por ação de forças oclusais. A magnitude destes valores deve ser bem compreendida em estudos futuros, uma vez que poderá estar em causa a integridade do sistema mastigatório
- Influência familiar nas decisões de carreira: análise descritiva em uma amostra brasileiraPublication . Vautero, Jaisso; Pinto, Joana; Silva, Ana DanielaConsiderando a influência da família de origem sobre as decisões educacionais e de careira o presente estudo teve por objetivo apresentar estatísticas descritivas de uma escala que avalia a influência familiar nas decisões de carreira em relação a diferentes fatores estruturais e processuais familiares. Participaram 242 estudantes universitários, 181 mulheres (74.8%), entre os 21 e 45 anos (M = 25.17; DP = 5.07) de uma universidade do sul do Brasil. Os resultados apontam para diferenças nas médias em alguns fatores estruturais familiares, como o estatuto socioeconómico. Esses resultados devem ser avaliados em estudos posteriores à luz de técnicas estatíticas inferenciais.
- Competências pedagógicas dos professores em instituições do ensino superior na cidade de Nampula : um estudo das políticas e percepções das liderançasPublication . Nascimento, Sílvia Rosa Pinto Elias Alves do; Roldão, Maria do CéuO exercício da docência, no Ensino Superior, exige ao professor sobretudo qualificações da sua área científica, observando-se a valorização predominante deste domínio do conhecimento em detrimento de qualificações pedagógicas. O estudo representa um trabalho de investigação com o tema “Competências pedagógicas dos professores em Instituições do Ensino Superior na cidade de Nampula - um estudo das políticas e percepções das lideranças” e pretende-se, com o desenvolvimento da tese, trazer contributos para a percepção de se e como algumas Instituições do Ensino Superior da cidade de Nampula, valorizam e promovem as competências pedagógicas dos seus professores. O problema que foi enunciado traduziu-se na seguinte forma: que dimensões e componentes de natureza pedagógica são consideradas necessárias, no contexto actual, ao exercício da função de professor no ensino superior e de que forma são apropriadas e valorizadas pelas instituições? As questões de investigação levantadas foram: (i) qual a visão que as lideranças das instituições têm da importância das competências pedagógicas para o ensino superior? (ii) de que modo os líderes vêm a relação entre formação pedagógica e qualidade de ensino? (iii) que peso têm critérios pedagógicos nas políticas de selecção de docentes desenvolvidas por Instituições de Ensino Superior? (iv) quais são os elementos de natureza pedagógica presentes no processo de socialização profissional dos docentes nas instituições de ensino superior? (v) que lugar ocupa a dimensão pedagógica nas políticas de formação desenvolvidas nas instituições de ensino superior? (vi) qual a visão que os professores têm da dimensão pedagógica desenvolvida nas instituições em que trabalham? Para tal, procedemos a uma revisão da literatura que nos permitisse esboçar um quadro conceptual, nomeadamente o professor no ensino superior e os aspectos ligados a profissionalidade docente e a organização do trabalho docente. Atendendo aos objectivos propostos para este estudo, optamos por realizar uma investigação de metodologia qualitativa com enfoque interpretativo pois, pretende-se interpretar e compreender as percepções dos nossos actores e, deste modo atribuir significados. Como instrumentos de recolha de dados usou-se a entrevista semiestruturada para as lideranças do topo e intermédias, inquéritos por questionário para os professores e a análise documental. A principal técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitem-nos concluir que, na generalidade, sem grandes diferenças significativas entre as Instituições de Ensino Superior, transparece uma conceptualização da função do professor como aquele que transmite conhecimentos prévios, isto é, estão ligadas ao conhecimento conceptual teórico – ou conhecimento de conteúdo – o que pode transparecer uma fraca apropriação e valorização da componente pedagógica nas Instituições de Ensino Superior em estudo pois, apesar de estar presente nos discursos é pouco presentes nas práticas desenvolvidas e descritas. Mas numa análise global dos discursos dos sujeitos, pode-se admitir que (i) há uma consciência institucional da importância do saber pedagógico; (ii) essa consciência concretiza-se em algumas inicitivas que não parecem contudo ser suficientes; (iii) o saber pedagógico que faz com os estudantes aprendam o que necessário tem uma existência difusa; (iv) é necessário um envolvimento institucional e profissional maior para que o “ofício docente” seja mais eficaz.Identificamos, contudo, algumas perspectivas numa óptica de recomendações para a acção futura no que se refere à docência no ensino superior, das quais destacamos: (i) a clarificação de quais competências pedagógicas necessárias para os professores universitários, particularmente no contexto de Moçambique; (ii) o reconhecimento da competência pedagógica como nuclear na profissão docente, para que o professor possa se apropriar primeiro do que significa competências pedagógicas e segundo da importância destas (e como pôr em prática nas suas diversas práticas pedagógicas) e não apenas a valorização do conhecimento e da transmissão do mesmo e (iii) a clareza sobre o conceito e a importância das competências pedagógicas na formação dos docentes que recrutam, patente nas políticas das Instituições de Ensino Superior.
- Análise retrospectiva das biópsias efectuadas numa clínica dentária universitáriaPublication . Silva, Diogo Rafael dos Santos; Correia, André; Torres, João TinocoIntrodução: A cavidade oral pode apresentar várias patologias, seja de tecidos moles ou duros. Apesar de os métodos de diagnóstico não invasivos poderem ser importantes para se alcançar um diagnóstico clínico, a biópsia apresenta-se como o meio de diagnóstico mais fiável dado ser um exame histológico. Em Portugal, os estudos de prevalência de patologia oral baseados num diagnóstico histológico são pouco comuns, pelo que se verifica uma falta de informação para caracterizar a população a este nível. Objectivos: Caracterizar as biópsias realizadas na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa; analisar a concordância entre diagnóstico clínico e histológico; e determinar a prevalência de neoplasias malignas. Metodologia: Análise retrospectiva de 117 biópsias referentes a 97 pacientes. Os pacientes foram caracterizados quanto à sua idade e género, e as biópsias quanto ao tipo de biópsia, local de recolha, diagnóstico clínico e diagnóstico anatomopatológico. Os diagnósticos registados foram depois agrupados por grupo de patologia. Foi efectuada uma análise estatística descritiva e inferencial, considerando as variáveis em análise. Resultados: A idade média da população estudada foi de 52 anos, e o estrato mais afectado situou-se nos 60-70 anos. O género mais afectado foi o feminino, representando 52% da amostra. O tipo de biópsia mais realizado foi a biópsia excisional, representado 69% da amostra. A localização anatómica mais biopsada foi a língua. O grupo de patologia mais prevalente foi o de patologia epitelial, seguido pelo de lesões proliferativas não neoplásicas. A entidade patológica mais prevalente foi o fibroma, seguida do papiloma. Os diagnósticos clínicos e histológicos foram concordantes em 55,6% dos casos. Conclusão: A população em estudo foi afectada por um grupo variado de entidades patológicas, o que evidencia a importância de fazer um estudo histológico. A falta de informação sobre o diagnóstico clínico aquando do pedido do estudo histológico e o pobre armazenamento dos relatórios foram os principais problemas verificados neste estudo.
- Projetos integradores no ensino artístico especializado de música: o caso da prova de aptidão profissionalPublication . Orvalho, Luísa; Nunes, CatarinaPartindo da convicção de que a gestão do currículo em plena articulação com o projeto educativo da escola é um elemento eficaz e catalisador da promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem, pretende-se partilhar alguns dos projetos integradores desenvolvidos no âmbito da PAP da ESPROARTE que, por viabilizarem aos alunos, aspirantes a músicos profissionais, um modo de aprender baseado na experimentação e na integração de várias áreas do saber, muito têm contribuído para o desenvolvimento de competências e habilidades para um bom desempenho académico e profissional.
- Qualidade na educação de infância através do envolvimento parental: projeto EQuaPPublication . Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, BrigiteO presente artigo expõe o projeto EQuaP-Enhancing Quality in Early Childhood Education and Care e as fases da sua implementação. É um projeto de âmbito internacional (ERASMUS+) com o objetivo de contribuir para o aumento da qualidade da Educação de Infância através de um acrescido reconhecimento da importância da qualidade das relações entre famílias e educadores. O projeto centrou-se em quatro atividades principais: investigação sobre envolvimento parental; construção de indicadores de qualidade; identificação e partilha de boas práticas; e Jobshadowing. A finalidade última do projeto centra-se na construção de uma Toolbox que possa ser implementada a nível internacional.
- Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípicaPublication . Silva, Mónica da Silva e; Cardoso, Carla Isabela de Moura Pinto; Sá, Vítor Júlio da Silva eO Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.
- Mass participation in art : patterns and unpredictabilityPublication . Ferreira, Luís Manuel de Sousa Sarmento; Sá, Cristina Fernandes Alves deA work of art's openness to participation is traditionally a focus for thought and debate on the artists’ role and on the way the participants relate to the artistic process. A recent artistic development in participation art - a formal definition of a work that involves a massive number of participants – calls for a reassessment of participation strategies and the study of the effects of this change on practices where the involvement of the other is simultaneously a method of art making and a field of poetic potential. In this thesis, current theoretical work on the broader context of participation has been critical to define mass participation within that field. However, a shift from views centred on the new status of the participant public and its impact on the social and political context of the artwork towards a view centred on the artists’ options is needed to assess the particularities of this practice. This shift reflects our research position that mass participation follows a process of artists’ gradual ceding of authorial control to external elements. This process, that we will argue to have its roots in ancient art, is further explored by the vanguards of the early twentieth century, and is part of current art practice and discourse. Such timeline has already been clearly described elsewhere. However, the distinctive trait of mass participation, in what relates to that agency transfer is a set of form making strategies which have lately come together even if they have been individually sought throughout modern and contemporary artistic endeavour. As such, the work here documented, involves the systematization of such strategies resorting to two main approaches: on one hand, through practice, dealing with the formal and poetical potential of working with the mass. The main conceptual and implementation themes of four projects, that are accounted for in the second half of this document, establishes the seeds for the proposition of a mass participation strategy; on the other hand, a theoretical generalization effort, that makes for the first half of this document, creates the abstract framework of such proposition. Along with its general technological, cultural and artistic context, mass participation is posited within a critical review of the notions of agency, participation, the mass, and complexity.