Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-26"
Now showing 1 - 10 of 37
Results Per Page
Sort Options
- O conceito de violência no Código Penal PortuguêsPublication . Costa, Marcela Valente Ferreira da; Cunha, José Manuel Damião daEste estudo, que é sobre o conceito de violência no código penal português, tem como objetivo fazer uma reflexão sobre este conceito. Escolhemos quatro crimes, que contém “violência” como meio de execução, para fazer uma análise detalhada. Depois desta, com a intenção de demonstrar a nossa opinião, apresentamos uma análise crítica sobre este tema. Devemos alertar que no código penal existem 32 artigos que consagram “violência” como elemento típico. Tendo em conta este número tão elevado de artigos e os limites que têm de ser respeitados neste estudo, optamos por quatro crimes por estes nos parecerem mais pertinentes. São eles o crime de coação, de coação sexual, de roubo e de extorsão. Da análise destes quatro tipos legais podemos concluir que o conceito de violência, dependendo do crime em questão, pode incluir uma vertente psíquica. No entanto, a violência como o uso da força física, em momento algum, é desconsiderado como violência.
- Degradação in vitro, caracterização mecânica, físico-química e morfológica de membranas de colagénio de origem bovina para aplicação em medicina regenerativaPublication . Abu-Hazima, Yasser Maged Montemor; Salgado, Christiane Laranjo; Borges, Tiago Gonçalves FerreiraIntrodução: O colagénio tipo I é um material bioreabsorvível dos mais utilizados e estudados na regeneração óssea guiada (GBR) devido á sua biocompatibilidade, pois é o componente principal da matriz extracelular (ECM) da maioria dos tecidos, realizando a função de um scaffold natural por suportar o crescimento celular no interior do tecido conjuntivo, possuindo também uma componente bioativa que modula o comportamento celular e a função tecidular. Objetivos: O objetivo principal deste trabalho foi caracterizar duas membranas de colagénio de origem bovina na sua componente morfológica, físico-química e mecânica, comparando os resultados antes e após a sua degradação in vitro durante 8 semanas de modo a verificar a estabilidade dos diferentes materiais. Materiais e métodos: Neste estudo experimental foram utilizadas 4 membranas de colagénio pré-hidratadas de pericárdio de bovino (grupo I) e 4 membranas de colagénio SR (reabsorção lenta) de tendão de bovino (grupo II). Duas membranas de cada grupo foram utilizadas para a realização da microscopia eletrónica de varrimento (SEM), espetroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (FT-IR) e análise dinâmico-mecânica (DMA). Após a realização dos testes, as membranas foram descartadas e 2 novas membranas de cada grupo foram utilizadas para imersão no fluido corporal simulado (SBF). Após um período de imersão de 8 semanas, as membranas foram removidas da solução e os testes foram novamente realizados. Resultados: Os resultados obtidos através das análises realizadas não demonstraram diferenças significativas entre as propriedades das membranas antes e após a degradação in vitro, dentro de cada grupo. Conclusões: Após a degradaçâo por 8 semanas, as membranas de ambos os grupos mantiveram as suas propriedades, sugerindo a manutenção clínica da função barreira de ambas durante o período de tempo estudado.
- Distúrbios temporomandibulares e patologia auditivaPublication . Fonseca, Inês dos Santos; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso da; Silva, Luís André Pereira daIntrodução: Os pacientes com distúrbios temporomandibulares apresentam frequentemente sintomas otológicos que muitas vezes dificultam o diagnóstico e atrasam a observação do paciente pelo médico dentista. Embora os mecanismos envolvidos neste processo ainda não estejam suficientemente esclarecidos, a proximidade estrutural do aparelho auditivo e da articulação temporomandibular justifica em parte esta condição. Objetivo: Esta investigação tem como objetivo principal procurar uma relação entre os distúrbios temporomandibulares e os principais sintomas auditivos. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo observacional transversal, com um momento único de observação. Cada paciente que consente participar neste estudo é observado pela investigadora que recolhe dados através de uma ficha individual com anamnese e análise clínica. São recolhidos os dados pessoais do paciente e respetiva história médico-dentária, seguidos de análise intra-oral e exame físico. Para avaliação dos distúrbios temporomandibulares são utilizados o índice de Fonseca, o índice de Helkimo e o eixo I do RDC/DTM. Os dados recolhidos são introduzidos e analisados no programa SPSS para um limiar de significância estatística de 5%. Resultados: A presença de distúrbios temporomandibulares segundo as três ferramentas de diagnóstico usadas (índice de Fonseca, índice de Helkimo e eixo I do RDC/DTM) foi de 64,71%, 79,41% e 35,29% respetivamente. Houve uma associação estatisticamente significativa entre as três ferramentas. O número de hábitos teve uma associação significativa com os distúrbios temporomandibulares. As queixas ou os sintomas auditivos mais referidos foram a perda auditiva e o zumbido. A otalgia e a hipoacusia foram os sintomas otológicos com relação significativa com os distúrbios temporomandibulares. A hipoacusia teve uma relação significativa com o número de hábitos parafuncionais. Conclusão: Os únicos sintomas auditivos que tiveram uma relação estatisticamente significativa com a presença de distúrbios temporomandibulares, foram a otalgia e a hipoacusia. O que mostra a relação existente entre a presença de distúrbios temporomandibulares e sintomas otológicos.
- Common-ownership in the communications industryPublication . Geraldes, André Moutinho; Ribeiro, Ricardo Miguel Martins da CostaO objectivo desta tese passa por tentar compreender se a existência de accionistas com posições em múltiplas empresas de comunicações portuguesas (common-ownership) afecta ou não o preço que aquelas praticam aos seus clientes. Se o gestor de cada empresa procurar maximizar o retorno dos seus accionistas e existirem accionistas com posições em múltiplas empresas concorrentes, o gestor não irá procurar maximizar o lucro da empresa. Em concreto, o gestor deparar-se-á com um potencial conflito de objetivos que poderá influenciar negativamente o funcionamento do mercado. Para responder a esta questão foi visto o impacto de um indicador de concentração, que capta a common-ownership (MHHI), sobre os preços praticados por cada empresa da indústria. Apesar de algumas análises preliminares o indicarem, os resultados obtidos demonstram não haver uma ligação entre preço e a concentração de common-ownership no mercado de telecomunicações portuguesas.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Coelho, Gustavo Brandão; Silva, Vanessa Maria Barroso dos Santos; Fonseca, Patrícia Alexandra Barroso daO seguinte relatório foi elaborado na Universidade Católica Portuguesa de Viseu e destina-se a relatar a atividade clínica realizada durante o ano letivo de 2017/2018. As situações aqui demonstradas narram a atividade clínica executada nas distintas áreas disciplinares, desde da determinação de um correto diagnóstico e plano de tratamento, assim como a descrição dos tratamentos efetuados, organizados em gráficos de todos os casos selecionados para o relativo relatório clínico. O total de atos clínicos do binómio 26 foi descrito e diferenciou-se os atos realizados como operador e assistente. Durante o relatório foram reunidos os casos executados nas distintas áreas disciplinares que constituem o Mestrado Integrado em Medicina Dentária. A ordenação aplicada baseia-se em todos os dados obtidos durante os dois semestres do ano letivo de 2017/2018, em pacientes da Clínica Universitária, que foram analisados numa base de dados do software Microsoft Office Excel® 2013. A execução da caracterização geral da amostra, e a análise dos pacientes por área disciplinar é compreendida sem regras de exclusão, dado que delimitaria a quantidade de casos analisados. Toda a atividade prática vivenciada em ambiente clínico no curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária é fundamental sendo que permite o desenvolvimento de capacidades profissionais, a aquisição de valores e conhecimentos. É importante realçar a constante influência instrutiva dos docentes de cada área disciplinar que auxiliaram no desenvolvimento da conduta académica e da aprendizagem profissional.
- Acabamento e polimento de resinas acrílicas usadas em restaurações provisóriasPublication . Matos, Sara Filipa Cristo; Correia, André Ricardo Maia; Araújo, Filipe Miguel Soares Famegas deINTRODUÇÃO: A superfície das resinas acrílicas provisórias deve ser lisa e polida, para prevenir acumulação de placa bacteriana, doença periodontal, inflamação gengival e recessões e, desta forma, contribuir para um resultado clínico de sucesso na restauração definitiva. OBJETIVO: Avaliar a rugosidade superficial de duas resinas acrílicas provisórias, usadas em Prótese Fixa, antes e após serem sujeitas a métodos de polimento distintos. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram preparados quarenta discos de duas resinas acrílicas provisórias (Trim® - Polietilmetacrilato - e Structur 3® - Bis-acrílico). As amostras de Trim® foram divididas em dois grupos: um submetido ao sistema Sof-Lex™3M™ e escova profilática com pasta de pedra pomes; outro submetido a escova de pêlo de cabra com líquido de polimento para acrílicos. As amostras de Structur 3® foram divididas em dois grupos, um submetido a limpeza da superfície com álcool e outro submetido a escova de pêlo de cabra e líquido de polimento para acrílicos. A rugosidade superficial das amostras foi posteriormente avaliada por rugosimetria. Efetuou-se uma análise estatística descritiva e inferencial dos resultados, com um nível de significância de 0,05. RESULTADOS: Comparando os dois materiais, o menor valor de rugosidade foi obtido na amostra de Structur 3® (p<0.05). As técnicas aplicadas na amostra de Trim® revelaram diminuição da rugosidade, sem diferenças estatisticamente significativas entre si. A limpeza com álcool da superfície das amostras de Structur® diminui a rugosidade superficial, enquanto que a técnica de polimento com escova de pêlo de cabra e líquido de polimento de acrílicos aumentou a rugosidade superficial do material. CONCLUSÃO: A resina Structur 3® tem menor rugosidade superficial em relação à resina Trim®. Ambas as técnicas de polimento utilizadas na amostra de Trim® são eficazes na redução da rugosidade superficial. A passagem de álcool na superfície do Structur 3® é eficaz na redução da rugosidade, mas a utilização de escova de pêlo de cabra e líquido de polimento de acrílicos revelou-se prejudicial.
- Relatório de atividade clínicaPublication . Pimenta, António Gaspar Teixeira; Cardoso, Miguel Agostinho Beco Pinto; Araújo, Filipe Miguel Soares Famegas deA visão da Medicina Dentária como uma área multidisciplinar tem sido cada vez mais uma realidade, sendo que na Clínica Dentária Universitária da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, a Medicina Dentária exerce-se por áreas disciplinares, que são elas, a Medicina Oral, a Periodontologia, a Odontopediatria, a Dentisteria Operatória, a Prostodontia Removível, a Prostodontia Fixa, a Endodontia, a Ortodontia, a Oclusão e por fim a Cirurgia Oral. O presente relatório está dividido em duas partes, sendo a primeira parte destinada à caraterização sucinta da população que procura cuidados médico-dentários na Clínica Dentária Universitária, e análise estatística descritiva dos dados de atividade clínica realizada no 5º Ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Numa segunda parte, será realizada a apresentação de três casos clínicos diferenciados, referentes às áreas de Medicina Oral/Cirurgia Oral, Dentisteria Operatória e Prostodontia Fixa. Em suma, será realizada uma reflexão associada à atividade clínica, confluindo numa análise crítica dos casos clínicos diferenciados.
- Polimento de resinas compostas : avaliação do fator tempo na estabilidade colorimétricaPublication . Ramos, Francisco José Varela; Correia, André Ricardo Maia; Almeida, Carlos Emanuel Natividade Ferreira deIntrodução: O polimento possui importância clinicamente comprovada na estabilidade da cor de uma restauração a resina composta, fator este com relevância no seu sucesso. A duração e a frequência em que uma restauração deve ser sujeita a polimento, é um fator pouco estudado e com alguma discordância na literatura publicada. Objetivos: Avaliar em que medida o fator tempo de polimento influencia a estabilidade de cor de restaurações a resina composta. Material e métodos: 75 discos de resina composta (Hri Enamel Plus, Micerium, Itália) foram criados e divididos em 5 grupos foram submetidos a diferentes tempos de polimento, usando o sistema de discos de polimento Diatech Swiss Flex Discs, Colténe, Suiça. As amostras foram imersas numa solução de pigmentação durante 30 dias e foi feita a avaliação colorimétrica ao 15º e 30º dia, através de um espetofotómetro (VITA Easyshade® Compact, Vita Zahnfabrik, Alemanha). Os resultados obtidos foram sujeitos a análise estatística através do software SPSS Statistics, versão 25. Resultados: Os grupos em que foi realizado o dobro do tempo de polimento recomendado pelo fabricante apresentaram menor ΔL*, tendo sofrido menor redução de luminosidade e menor ΔE*, ou seja, menor variação total de cor, desde a leitura inicial até aos 30 dias de pigmentação. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nos grupos em que foi realizado repolimento face ao tempo. Disussão: Pelos resultados obtidos, obervamos que um maior tempo de polimento é essencial para a redução da capacidade de descoloração e pigmentação de uma restauração a resina composta. Porém, verificou-se que realizar um repolimento passado uma semana, pouca relevância tem no melhoramento da cor da restauração. Conclusão: Realizar um polimento mais prolongado capacita uma restauração a resina composta de se descolorar com menos facilidade, relativamente a um polimento recomendado pelo fabricante ou a uma não realização de polimento.
- Análise macroscópica e radiográfica de tecidos e materiais dentários sujeitos a altas temperaturasPublication . Cardona, Dayana Elisa Jacinto Baptista de; Correia, André Ricardo Maia; Figueiredo, Cristina Isabel de PaivaIntrodução: existem situações forenses envolvendo exposição a altas temperaturas, nomeadamente por ação de chamas, em que ocorre uma significativa destruição corporal do cadáver. A caracterização dos tecidos mineralizados e dos materiais dentários torna-se particularmente relevantes nestes casos, na medida em que poderá permitir ate o estabelecimento de uma correlação com a temperatura de exposição a que esteve sujeito o cadáver. Em situações extremas de temperatura elevadas, a identificação dentaria, per si, pode tornar-se impossível, principalmente quando ocorre uma completa destruição dos dentes ou quando os registos clínicos ante mortem são inexistentes. Devendo preferencialmente proceder-se a análise dos dentes, tendo em conta a sua excelência em termos de preservação. Objetivos: Observar as mudanças macroestruturais e radiográficas dos tecidos dentários e dos materiais de restauração dentária utilizados na atualidade, ao serem submetidos a diferentes temperaturas. Verificar a capacidade de as alterações observadas serem utilizadas a nível da identificação forense, nomeadamente em casos de cadáveres queimados, carbonizados ou incinerados. Materiais e métodos: Realizou-se um estudo experimental in vitro para observar as mudanças físicas macroscópicos e radiográficos dos tecidos dentários e alguns materiais dentários. O protocolo proposto envolve 36 dentes humanos divididos em 3 grupos, de 12 dentes restaurados com de amálgama, resina composta e ionómero de vidro, estos dentes foram submetidos a 3 faixas de temperatura (600°C, 900°C e 1100°C) o que corresponde a dentes para cada temperatura proposta. Resultados: Os tecidos e os materiais dentários estudados nesta investigação apresentam grande resistência em altas temperaturas sem variar consideravelmente sua macroestructura, de tal maneira que as mudanças físicas (estabilidade dimensional, fissuras, gretas, fraturas, textura, cor, carbonização e incineração) podem chegar-se a identificar e associar-se à cada faixa de temperatura específica. Conclusão: Os tecidos e os materiais dentários apresentam grande resistência em ação de altas temperaturas. Do mesmo modo, apresentam mudanças específicas (cor, textura, fissuras, gretas, fraturas e fragmentação) que podem contribuir com o processo de identificação de um cadáver ou restos humanos queimados, incinerados ou carbonizados.
- Pigmentação dentária promovida pela dieta : o que esperar ?Publication . Dias, Cristiana Moura Dias; Correia, André Ricardo Maia; Sousa, Rute Patrícia Alves do Rio Pereira deIntrodução: A pigmentação dentária tem vindo a ser identificada como uma das principais causas de insatisfação ao nível da estética dentária. A pigmentação extrínseca é o tipo mais comum e ocorre na maioria das vezes devido à deposição de pigmentos na superfície dos dentes, através da interação química entre os compostos cromogénicos e a superfície dentária. Não obstante, a literatura é escassa na quantificação real que a pigmentação extrínseca confere ao esmalte dentário íntegro. Objectivo: O presente estudo in vitro teve assim como objetivo avaliar o potencial de pigmentação de determinadas bebidas sobre a estabilidade da cor dos elementos dentários. Pretendemos ainda comparar a determinação de cor pelo método tradicional recorrendo à escala VITA clássica, com o sistema de determinação de cor através do uso do espectofotómetro (CIE L*a*b*). Materiais e Métodos: Foram recolhidos dentes íntegros e hígidos e distribuídos por cada grupo da experiência. Foi determinada a cor dentária inicial de cada amostra através da escala VITA Clássica e através do espectrofotómetro (VITA Easyshade®) e em cada leitura retirado o valor de L*, a*, e b*(CIELab). Durante quinze dias procedeuse à experiência in vitro na qual os grupos de dentes foram colocados em soluções previamente selecionadas: café, vinho tinto, chá preto, Coca-Cola ®, vodka preta e leite com chocolate. No final foi novamente determinada a cor pelos mesmos métodos. Resultados: Relativamente às soluções testadas a coca-cola ® foi a que mais pigmentou a superfície dentária (ΔE*=41,2738), seguida do vinho tinto (ΔE*=28,0128), da vodkapreta (ΔE*=11,9008), do café (ΔE*=11,8624), do chá preto (ΔE*=10,3260), e por último do leite com chocolate (ΔE*=6,4895). Houve significância estatística para algumas das situações. Conclusões: Todas as soluções testadas neste estudo apresentaram capacidade de pigmentar a estrutura dentária, sendo a coca-cola a que mais contribuiu para a pigmentação dentária. Os métodos de comparação de cor em estudo apresentaram concordância na maioria das situações.