FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
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Browsing FCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by advisor "Almeida, Nuno Jorge Cardona Fazenda de"
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- Leading tendencies nas TIC do turismo : a restauração portuguesa no mundo online : o caso MyRestaurantPublication . Braga, Helena Isabel Rodrigues da Silva; Costa, Carlos Manuel Martins da; Almeida, Nuno Jorge Cardona Fazenda deO Turismo é uma das indústrias mais importantes do Mundo, na qual assenta grande parte da sustentabilidade económica dos países destino. Agregador de várias actividades, é notória a sua dependência de um conjunto de subsectores que garantem a sua viabilidade. De entre outros, o subsector da restauração merece especial destaque, na medida em que, se por um lado, garante a subsistência do turista, por outro, e enquanto maior representante do produto Gastronomia & Vinhos, pode assumir-se um relevante factor de diferenciação na experiência turística. A introdução das novas tecnologias, em especial das TIC e da Internet, nas actividade turísticas, a par das mudanças nas motivações que impelem os fluxos turísticos, originaram o aparecimento de um “novo” consumidor mais independente, flexível e experiente. Os desenvolvimentos tecnológicos, particularmente os introduzidos pela Web 2.0, conduziram ao surgimento de um novo paradigma comunicacional assente em relações sociais online, nas quais o utilizador, além do seu tradicional papel de receptor, assume voz activa na disseminação de conhecimento, partilha de informação e experiências. Novas ferramentas online, como Websites, redes sociais e portais agregadores de oferta, passam então a liderar e a mediar a comunicação das empresas com os seus clientes. As empresas de restauração devem por isso apostar na sua requalificação e adoptar ferramentas comunicacionais que as aproximem da nova sociedade tecnológica. Assim, e tendo por base uma visão holística da restauração e da gastronomia no Turismo, pretende-se, nesta dissertação, investigar as principais tendências de comunicação tecnológica nestas áreas, nomeadamente através da apresentação de um estudo de caso – MyRestaurant -, enquanto uma ferramenta online de apoio à gestão (sobretudo ao nível da informação e comunicação) da restauração e gastronomia nacionais.
- O turismo em Angola : o caso do plano diretor turismo de AngolaPublication . Miezi, Rute da Glória Fernando; Almeida, Nuno Jorge Cardona Fazenda deNesta Dissertação de Mestrado, realizada no âmbito do curso de mestrado em Turismo, com especialização em Administração e Gestão, impõe-se realçar a relevância da temática do Turismo em Angola, para investigação científica e, por outro lado, a importância que a mesma revela para o país e, em especial, para o desenvolvimento deste setor. Assim, a revisão da literatura patenteia um conjunto de ideias que sustenta a pertinência desta mesma temática. As tendências observadas um pouco por todos os países do mundo, traduzidas em vários indicadores apontam neste sentido, pelo que, Angola não constitui(rá) exceção. Nas economias mundiais, os fluxos de entrada e saída de pessoas traduzem-se num crescimento futuro, breve. Assim, os Governos começam a valorizar o setor do turismo como uma atividade económica e de prosperidade social para os destinos turísticos. O Turismo em Angola, de 2006 a 2016, conheceu um desenvolvimento muito acentuado enquanto atividade económica, exibindo sinais fortes de maior prosperidade e rentabilidade, contribuindo, sobretudo, para o aumento da criação de emprego e receitas para o Estado Angolano e para a economia, em geral. Trata-se de um dos países cujo reconhecimento da importância deste setor, se revelou mais tardiamente, e uma vez que há pouca diversificação do seu tecido económico, com uma tónica centrada na exploração de produtos petrolíferos, a resistência à mudança que se faz sentir nas instituições públicas e na persistência de incerteza quanto ao quadro económico-institucional contribuem para contrariar e atrasar o reconhecimento da importância do setor do Turismo, considerandoo como uma atividade, menor para o desenvolvimento de Angola. Nesta investigação pretende-se analisar o estado atual do Turismo em Angola, com recurso à análise do Plano Diretor do Turismo em Angola (PDTA) de modo a conseguir compreender quais as suas potencialidades e apostas, face à realidade atual do país, tendo em conta as políticas públicas de acordo com os Planos Nacionais apresentados para o setor do Turismo.