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- Leading tendencies nas TIC do turismo : a restauração portuguesa no mundo online : o caso MyRestaurantPublication . Braga, Helena Isabel Rodrigues da Silva; Costa, Carlos Manuel Martins da; Almeida, Nuno Jorge Cardona Fazenda deO Turismo é uma das indústrias mais importantes do Mundo, na qual assenta grande parte da sustentabilidade económica dos países destino. Agregador de várias actividades, é notória a sua dependência de um conjunto de subsectores que garantem a sua viabilidade. De entre outros, o subsector da restauração merece especial destaque, na medida em que, se por um lado, garante a subsistência do turista, por outro, e enquanto maior representante do produto Gastronomia & Vinhos, pode assumir-se um relevante factor de diferenciação na experiência turística. A introdução das novas tecnologias, em especial das TIC e da Internet, nas actividade turísticas, a par das mudanças nas motivações que impelem os fluxos turísticos, originaram o aparecimento de um “novo” consumidor mais independente, flexível e experiente. Os desenvolvimentos tecnológicos, particularmente os introduzidos pela Web 2.0, conduziram ao surgimento de um novo paradigma comunicacional assente em relações sociais online, nas quais o utilizador, além do seu tradicional papel de receptor, assume voz activa na disseminação de conhecimento, partilha de informação e experiências. Novas ferramentas online, como Websites, redes sociais e portais agregadores de oferta, passam então a liderar e a mediar a comunicação das empresas com os seus clientes. As empresas de restauração devem por isso apostar na sua requalificação e adoptar ferramentas comunicacionais que as aproximem da nova sociedade tecnológica. Assim, e tendo por base uma visão holística da restauração e da gastronomia no Turismo, pretende-se, nesta dissertação, investigar as principais tendências de comunicação tecnológica nestas áreas, nomeadamente através da apresentação de um estudo de caso – MyRestaurant -, enquanto uma ferramenta online de apoio à gestão (sobretudo ao nível da informação e comunicação) da restauração e gastronomia nacionais.
- A perda de chance no ordenamento jurídico portuguêsPublication . Aguiar, Joana Duarte Soares Bianchi de; Afonso, Ana Isabel da Costa
- O interesse no contrato de seguroPublication . Lemos, Paulo João Marinho de Oliveira; Gomes, Júlio Manuel Vieira
- Perda de chance no direito brasileiro e portuguêsPublication . Neto, Renato Lovato; Gomes, Júlio Manuel VieiraO trabalho objetiva o estudo da teoria da perda de chance no direito brasileiro e no direito português. A perda de chance consiste na situação em que um indivíduo se encontra em um processo aleatório em que pode alcançar um benefício ou evitar um prejuízo, e um terceiro interfere nesta marcha, impedindo a vítima de atingir o resultado esperado, porém não se pode estabelecer se a perda da vantagem esperada é consequência daquela conduta ou de qualquer outro elemento exterior. Apenas se pode dizer que a vítima perdeu uma oportunidade de conseguir um resultado vantajoso. Para atingir sua finalidade, o trabalho aborda, preliminarmente, o conceito de oportunidade e a origem da teoria, que surgiu no final do século XIX em França. O texto expõe um panorama de sua aplicação no direito francês, italiano, inglês, alemão, austríaco e espanhol, e a análise de alguns recentes desenvolvimentos europeus em sede de soft law. Sobre esta base, a pesquisa avalia o estado da arte no direito brasileiro e português, a partir da verificação da jurisprudência e sua aceitação da teoria e do estudo dos critérios do nexo causal e do dano, com o fim de estabelecer se a perda de chance é reparável, diante da moldura legal da responsabilidade civil naqueles sistemas jurídicos. Quanto ao direito brasileiro, a investigação constata a ampla aceitação da perda de chance pelo Judiciário e pela doutrina, apesar de que esta por vezes critique a aplicação, especialmente no âmbito médico, por argumentos predominantemente políticos. Nesse ordenamento, a perda de chance é avaliada como uma questão tanto de causalidade alternativa como de um dano autônomo, sendo esta última posição a predominante nas decisões judiciais. Com relação ao direito português, há um cuidado maior com a aceitação da teoria, em razão do desenvolvimento e sofisticação do debate, que cuida mais em estabelecer como enquadrar a perda de chance nos critérios estabelecidos no direito vigente. Isto resulta em propostas que vão além da simples caracterização da perda de oportunidade como uma questão de dano ou nexo causal, tal como a análise estritamente normativa. A discussão em Portugal ganha um enfoque diverso com relação ao Brasil pela consideração de dois instrumentos oriundos do direito austríaco, quais sejam, o sistema móvel e a causalidade alternativa. Esses elementos tornam o debate muito mais robusto do que na doutrina brasileira, onde há total desconhecimento sobre eles, apesar da causalidade alternativa não ser uma total incógnita, na medida em que ela é estudada através do tratamento da doutrina francesa sobre a causalidade parcial. A quantificação da perda de chance pode dar-se por dois critérios, um pelo cálculo da probabilidade de sucesso reduzida pela conduta do ofensor, multiplicada pelo valor da vantagem final, e o outro pela análise equitativa do magistrado. Ambos os métodos exigem a consideração do valor do dano final, um dos fatores que inibe a consideração da perda de chance como um dano autônomo. Se, por um lado, a aplicação da causalidade alternativa no direito brasileiro e português esbarra na exigência da causalidade adequada, que apenas é superável com a adoção de uma ideia de sistema móvel, a fixação da perda de chance como um prejuízo em si e independente da vantagem final lesada surge como a opção mais considerável, diante do atual estado do direito e da possibilidade de não haver qualquer reparação. A pesquisa adota o método científico-dedutivo de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial.
- Riscos dos comportamentos dos jovens nas redes sociaisPublication . Franco, Margarida da Conceição da Silva; Restivo, Francisco José Oliveira; Fonseca, Maria Luísa daA constante evolução das Tecnologias da Comunicação e Informação tem proporcionado nos últimos anos o aparecimento de novos cenários “digitais” com inúmeras potencialidades, quer para as práticas pedagógicas dos docentes, quer para a aprendizagem dos alunos. Neste contexto, consideramos importante o envolvimento dos professores no sentido de capitalizar as tecnologias de modo a renovar a escola e a educação. Ao longo deste relatório procuramos refletir sobre as experiências e competências que adquirimos na Prática de Ensino Supervisionada, o que para nós é “Ser Professor no século XXI” e descrevemos a importância do Currículo, Planificação e Avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Partindo do pressuposto de que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente a Internet, tem transformado profundamente a forma como os alunos aprendem, ocupam os seus tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como na escola, apresentamos uma pequena investigação de natureza qualitativa relativa à temática “Riscos dos comportamentos dos jovens nas redes sociais”.
- Os chineses ultramarinos nas sociedades ibero-asiáticas (sécs. XVI-XIX): o caso de TimorPublication . Pinto, Paulo Jorge de Sousa
- No silêncio das palavras... : o gesto consentido!Publication . Rocha, Isabel Cristina Pinela da; Baptista, José Afonso NunesEste trabalho é um estudo de caso sobre mutismo seletivo, certamente uma das problemáticas mais invulgares, desconcertantes e desafiadoras da medicina e da educação. Envolve crianças em idade escolar e a realidade mostra-nos quão diversa e única é a vivência desta síndrome, o que dificulta não só o diagnóstico mas também a definição de estratégias de tratamento. O desafio e objetivo central do estudo consiste em verificar em que medida a arteterapia constitui uma resposta adequada para os problemas de mutismo seletivo. A revisão da literatura dirige-se para este objetivo e abrange especialmente estes dois campos: mutismo seletivo e arteterapia. Refletindo sobre uma breve visão histórica da arteterapia, procuramos entender qual foi e poderá ser o papel da arteterapia na criança com mutismo seletivo, perceber de que forma pode a arteterapia ajudar a criança que se confronta com este problema. A arteterapia, sendo um processo terapêutico, utiliza técnicas de expressão e criação artística com a intenção de atenuar o sofrimento e recuperar o indivíduo. Naturalmente será uma mais-valia, um excelente recurso nas escolas, no combate à inadaptação ao meio, aos comportamentos desviantes, ao insucesso e abandono escolar, no entanto é necessário romper com mentalidades retrógradas para poder evoluir e proporcionar bem-estar. É imprescindível uma mudança de atitudes. Neste estudo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa com base na observação direta de sessões de arteterapia e nas entrevistas à professora titular de turma e aos pais da criança em dois momentos diferentes. Para a realização deste trabalho optámos pelo estudo de um caso único, de uma criança com diagnóstico de mutismo seletivo, a frequentar uma Escola Básica de 1º Ciclo. Os resultados demonstram, em linhas gerais, que a arteterapia desempenha de facto um papel preponderante, ativo e facilitador na possibilidade de transformação e desenvolvimento pessoal num caso específico de uma família com uma criança com mutismo seletivo. As sessões de arteterapia foram benéficas para a aluna, como forma de atenuar o sofrimento e proporcionar bem- estar.