Repository logo
 
Publication

Proposta de organização e estrutura de matriz curricular para o curso de iniciação musical no ensino especializado de música

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Henrique Manuel da Silva
dc.contributor.authorSousa, Paulo Jorge Silva de
dc.date.accessioned2017-02-01T09:54:44Z
dc.date.available2020-02-28T01:30:46Z
dc.date.issued2016-12-07
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA presente dissertação expõem uma proposta de matriz e estrutura curricular alternativa para o Curso de Iniciação Musical, no ensino especializado da música. Norteados por pedagogos de renome e tendo como sustentáculo a educação artística e o desenvolvimento holístico do ser humano, pretende-se com este trabalho demonstrar a nossa visão sobre um ensino musical, transdisciplinar para o 1º ciclo do ensino básico. Nesta senda, apresentamos um plano curricular que é composto por quatro anos sendo estes divididos em dois ciclos: Ciclo Vivaldi e Ciclo Mozart. Por outro lado, as disciplinas que compõem os dois ciclos mencionados são: Linguagem Musical e Prática Instrumental. Desejamos com esta proposta, promover um ensino musical ativo que desperte capacidades físicas e psicológicas na criança, bem como, os seus interesses e motivações, recorrendo a diferentes experiências de perceção sensorial, que antecedem a qualquer apresentação teórica ou de leitura de código musical.pt_PT
dc.description.abstractIn this thesis, we present a proposed matrix and an alternative curriculum for the Introductory Musical Course, focus on a specialized musical education. Guided by renowned pedagogues and with the mainstay arts education and holistic development of the human being, it is intended with this work to demonstrate our vision about the musical education, transdisciplinary for the 1st cycle of basic education. As a result, we present a curriculum that includes four years divided into two cycles: Cycle Vivaldi and Mozart cycle. On the other hand, the subjects that compose the two cycles mentioned before are: Musical Language and Instrumental Practice. With this proposal, we hope to promote an active musical education that could arouse physical and psychological abilities in children, as well as their interests and motivations, using different experiences of sensory perception, prior to any theoretical presentation or reading musical codept_PT
dc.identifier.tid201484420pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21459
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino especializado da músicapt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectEducação holísticapt_PT
dc.subjectTransdisciplinaridadept_PT
dc.subjectSpecialized music education
dc.subjectArtistic education
dc.subjectHolistic education
dc.subjectTransdisciplinary
dc.titleProposta de organização e estrutura de matriz curricular para o curso de iniciação musical no ensino especializado de músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201484420.pdf
Size:
809.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: