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Abstract(s)
Em Portugal os níveis de escolarização e qualificação profissional são frequentemente baixos. Este facto acarreta exclusão social e desvalorização daquilo que são as aprendizagens adquiridas ao longo da vida nos contextos não formais e informais.
O estudo a apresentar tem como objecto de análise o envolvimento de adultos pouco escolarizados no processo de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, nomeadamente, compreender o seu impacto em indivíduos com baixas qualificações, atendendo a aspectos como a resiliência e o desenvolvimento pessoal e vocacional.
Para isso, contou com uma amostra de 52 indivíduos junto dos quais foi analisado o domínio vocacional. Foi também utilizada uma entrevista semi-estruturada administrada a 12 indivíduos permitindo dar forma ao perfil dos adultos que integram o reconhecimento de adquiridos. Os resultados apontam para que a passagem no processo, apesar de não produzir alterações no domínio vocacional, ainda assim, contemple benefícios pessoais e profissionais, sobretudo, nos adultos resilientes.
Em Portugal os níveis de escolarização e qualificação profissional são frequentemente baixos. Este facto acarreta exclusão social e desvalorização daquilo que são as aprendizagens adquiridas ao longo da vida nos contextos não formais e informais. O estudo a apresentar tem como objecto de análise o envolvimento de adultos pouco escolarizados no processo de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, nomeadamente, compreender o seu impacto em indivíduos com baixas qualificações, atendendo a aspectos como a resiliência e o desenvolvimento pessoal e vocacional. Para isso, contou com uma amostra de 52 indivíduos junto dos quais foi analisado o domínio vocacional. Foi também utilizada uma entrevista semi-estruturada administrada a 12 indivíduos permitindo dar forma ao perfil dos adultos que integram o reconhecimento de adquiridos. Os resultados apontam para que a passagem no processo, apesar de não produzir alterações no domínio vocacional, ainda assim, contemple benefícios pessoais e profissionais, sobretudo, nos adultos resilientes.
Em Portugal os níveis de escolarização e qualificação profissional são frequentemente baixos. Este facto acarreta exclusão social e desvalorização daquilo que são as aprendizagens adquiridas ao longo da vida nos contextos não formais e informais. O estudo a apresentar tem como objecto de análise o envolvimento de adultos pouco escolarizados no processo de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, nomeadamente, compreender o seu impacto em indivíduos com baixas qualificações, atendendo a aspectos como a resiliência e o desenvolvimento pessoal e vocacional. Para isso, contou com uma amostra de 52 indivíduos junto dos quais foi analisado o domínio vocacional. Foi também utilizada uma entrevista semi-estruturada administrada a 12 indivíduos permitindo dar forma ao perfil dos adultos que integram o reconhecimento de adquiridos. Os resultados apontam para que a passagem no processo, apesar de não produzir alterações no domínio vocacional, ainda assim, contemple benefícios pessoais e profissionais, sobretudo, nos adultos resilientes.
Description
Keywords
Educação de adultos Resiliência Orientação vocacional
Pedagogical Context
Citation
MEIRELES, S.; XAVIER, Maria Raúl - Educação e Formação de Adultos: Resiliência, Desenvolvimento Pessoal e Vocacional. In Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Universidade do Minho, VII, Braga, Portugal, 4-6 Fevereiro, 2010. Actas do Simpósio. Braga: Universidade do Minho, 2010. ISBN 978-989-96606-0-1. p. 3819-3833
Publisher
Universidade do Minho