Repository logo
 
Publication

Contributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípica

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Carla Isabela de Moura Pinto
dc.contributor.advisorSá, Vítor Júlio da Silva e
dc.contributor.authorSilva, Mónica da Silva e
dc.date.accessioned2019-04-03T14:31:57Z
dc.date.available2019-04-03T14:31:57Z
dc.date.issued2017-12-15
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO Turismo Cultural é visto, hoje, como um mercado crescente e o setor patrimonial, histórico e cultural ganhou posição a par de outros mercados turísticos. No presente caso, apresentamos a Cultura do Turismo pela Realidade Museológica Local, através do uso de aplicações móveis recorrendo às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O posicionamento e a oferta dos produtos turísticos são desenvolvidos no campo digital e esta investigação tem como objetivo relatar a interação das TIC com o Turismo Cultural com o intuito de propor um aplicativo prototípico móvel para recriação histórica. Pretendemos romper com o conceito de visita tradicional, efetuada pelo guia e complementar a mesma com o uso das TIC, no caso, na vertente da interatividade virtureal móvel, no Museu dos Biscainhos (Braga). A oferta patrimonial, histórica e cultural nos centros urbanos permite ao consumidor adquirir um conhecimento eclético, especificamente em relação à cultura museológica que marca um período temporal e uma identidade única. O uso das TIC é cada vez mais uma aposta para futuro, ao colocar o consumidor-visitante-turista a experienciar memórias passadas, como se nelas estivesse incorporado. A gestão e o marketing digital têm hoje um papel relevante na promoção e divulgação dos produtos turísticos: promoção de espaços culturais e históricos, de eventos e de episódios de recriação histórica, singulares e únicos.pt_PT
dc.description.abstractCultural Tourism is seen today as a growing market and heritage, historical and cultural sector has gained position position alongside other tourism markets. In the present case, we present the Culture of Tourim through Local Museological Reality, by the use of mobile applications using Information and Communication Technologies (ICT). The positioning and offer of tourism products are developed in the digital field and this research aims to report the interaction of ICT with Cultural Tourism with the aim of proposing a mobile prototypical application for historical recreation. We intend to break with the concept of traditional visit, made by the guide and complement it with the use of ICT, in this case, with mobile virtureal interactivity, in the Biscainhos Museum (Braga). The patrimonial, historical and cultural offer in the urban centers alllows the consumer to acquire an ecletic knowledge, specifically in relation to the museological culture that marks a temporal period and a unique identity. The use of ICT is increasingly a bet for the future by placing the consumer-visitor-tourist to experience past memories as if they were embedded in them. Management and digital marketing have today a relevant role in the promotion and dissemination of tourism products: promotion of cultural and historical spaces, events and unique historical and recreation episodes.pt_PT
dc.identifier.tid201785560pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27250
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo culturalpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectMarketing culturalpt_PT
dc.subjectGestão interativapt_PT
dc.subjectApps móveispt_PT
dc.subjectCultural tourismpt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectCultural marketingpt_PT
dc.subjectInteractive managementpt_PT
dc.subjectMobile appspt_PT
dc.titleContributo para a gestão turística interativa no Museu dos Biscainhos : proposta de uma aplicação móvel prototípicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado Mónica Silva.pdf
Size:
24.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: