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Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Isabel Maria de Carvalho
dc.contributor.authorRegalado, Maria Gabriel Santos
dc.date.accessioned2022-03-17T17:20:21Z
dc.date.available2022-03-17T17:20:21Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.date.submitted2021-10
dc.description.abstractO presente trabalho corresponde a uma dissertação realizada no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sob o título “Sustentabilidade do Planeta e Pedagogia Ambiental – Exigências de Formação Académica – Estudo de Caso”. Reconhecendo-se a importância da Educação Ambiental (EA) no contexto das sociedades contemporâneas, pretendeu-se compreender em que medida esta preocupação se encontra inscrita na formação académica dos educadores em particular dos pedagogos sociais. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se à bibliografia científica sobre a problemática da Sustentabilidade do Planeta num quadro de Pedagogia Social, bem como a legislação considerada relevante. Em termos empíricos, optou-se por um estudo de caso, centrado num curso de formação inicial de educadores sociais oferecido por uma instituição de ensino superior. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitiram-nos reafirmar a nossa convicção de que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na Formação Académica dos pedagogos sociais, sugerindo a necessidade do seu reforço e inclusão nos respetivos planos formativos.pt_PT
dc.description.abstractThis work is part of the Master's Degree in Educational Sciences, specialization in Social Pedagogy, at the Faculty of Education and Psychology of the Catholic University of Portugal – Oporto. The theoretical study is part of the contribution of Social Pedagogy to the issue of the Sustainability of the Planet and Academic Training Requirements. With a view of this intended to understand to what extent this concern is inscribed in the academic training of educators, particularly social pedagogues. In this sense, for the purpose of grounding the theoretical framework, we resorted to the scientific literature on the issue of the Sustainability of the Planet in a framework of Social Pedagogy, as well as the legislation considered relevant. The empirical study is part of a case study that is based on a documental analysis and on the direct questioning is centered on an initial training course for social educators offered by a higher education institution. The data collected and analyzed in this study allowed us to reaffirm our conviction that Environmental Education plays a fundamental role in Academic Training, suggesting the need for its inclusion in their training plans.pt_PT
dc.identifier.tid202961931pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37073
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidade do planetapt_PT
dc.subjectPedagogia socialpt_PT
dc.subjectPedagogia ambientalpt_PT
dc.subjectEducação socialpt_PT
dc.subjectÉtica ambientalpt_PT
dc.subjectPlanet sustainabilitypt_PT
dc.subjectSocial pedagogypt_PT
dc.subjectEnvironmental pedagogypt_PT
dc.subjectSocial educationpt_PT
dc.subjectEnvironmental ethicspt_PT
dc.titleSustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

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