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- A criatividade da comunidade de fãs de Animal Crossing : estudo de caso : o jogo Animal Crossing : new horizonsPublication . Gonçalves, Soraia de Lurdes Medeiros; Ferreira, Cátia Sofia AfonsoA presente investigação tem como objetivo principal demonstrar como os jogos digitais são consumidos, além de uma forma de entretenimento, podendo contribuir para o desenvolvimento da criatividade e expressão das suas comunidades. O caso de estudo para esta investigação é o popular jogo Animal Crossing: New Horizons, devido ao facto de ter sido um jogo lançado a março de 2020, no começo da primeira quarentena consequente do vírus Covid-19. O mundo dos jogos digitais tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. E, devido à pandemia Covid-19, muitos jogos passaram a ter um papel importante no quotidiano dos jogadores. Seja como uma forma de Escapismo ou desenvolvimento artístico, havendo alguns jogadores que viram a possibilidade de iniciar uma carreira como criadores de conteúdos de jogos. Desse modo, a pergunta de partida é: De que forma o jogo Animal Crossing: New Horizons contribui para o desenvolvimento da criatividade e expressão da sua Comunidade de Fãs? Para que fosse possível responder à questão de investigação, foram realizados inquéritos por questionário a 266 jogadores de New Horizons, 71 portugueses e 195 estrangeiros e feitas entrevistas estruturadas a 10 criadores de conteúdo do jogo em questão, 9 estrangeiros e 1 portuguesa. Com o intuito de compreender como o jogo tem tido impacto nas suas vidas e que oportunidades proporcionou, tanto aos jogadores, como criadores de conteúdo.
- Revealing antimicrobial resistance profile of the novel probiotic candidate Faecalibacterium prausnitzii DSM 17677Publication . Machado, Daniela; Barbosa, Joana; Domingos, Melany; Almeida, Diana; Andrade, José Carlos; Freitas, Ana Cristina; Gomes, Ana MariaFaecalibacterium prausnitzii, a resident anaerobic bacterium commonly found in healthy gut microbiota, has been proposed as a next generation probiotic with high potential for application in food matrices and pharmaceutical formulations. Despite its recognized health benefits, detailed information regarding its antimicrobial susceptibility profile is still lacking. However, this information is crucial to determine its safety, since the absence of acquired antimicrobial resistance is required to qualify a probiotic candidate as safe for human and animal consumption. Herein, the antimicrobial susceptibility profile of F. prausnitzii DSM 17677 strain was evaluated by integrating both phenotypic and in silico data. Phenotypic antimicrobial susceptibility was evaluated by determining minimum inhibitory concentrations of 9 antimicrobials using broth microdilution and E-test® methods. Also, the whole genome of F. prausnitzii DSM 17677 was analysed, using several databases and bioinformatics tools, to identify possible antibiotic resistance genes (ARG), genomic islands (GI) and mobile genetic elements (MGE). With exception of erythromycin, the same classification (susceptible or resistant) was obtained in both broth microdilution and E-test® methods. Phenotypic resistance to ampicillin, gentamycin, kanamycin and streptomycin were detected, which was supported by the genomic context. Other ARG were also identified but they seem not to be expressed under the tested conditions. F. prausnitzii DSM 17677 genome contains 24 annotated genes putatively involved in resistance against the following classes of antimicrobials: aminoglycosides (such as gentamycin, kanamycin and streptomycin), macrolides (such as erythromycin), tetracyclines and lincosamides. The presence of putative ARG conferring resistance to β-lactams could only be detected using a broader homology search. The majority of these genes are not encoded within GI or MGE and no plasmids were reported for this strain. Despite the fact that most genes are related with general resistance mechanisms, a streptomycin-specific ARG poses the only potential concern identified. This specific ARG is encoded within a GI and a MGE, meaning that it could have been laterally acquired and might be transferred to other bacteria present in the same environment. Thus, our findings provide relevant insights regarding the phenotypic and genotypic antimicrobial resistance profiles of the probiotic candidate F. prausnitzii DSM 17677.
- Pedagogia da dádiva e intervenção socioeducativa : um estudo de casoPublication . Moreira, Licínia Manuela Couto; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoO presente trabalho corresponde a uma dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação – especialização Pedagogia Social, e intitula-se «Pedagogia da Dádiva e Intervenção Social – um estudo de caso». O estudo pretendeu compreender em que medida o princípio da Dadiva, enquanto valor social primacial, está presente nas dinâmicas de intervenção socioeducativa. Para encontrar resposta para esta preocupação, do ponto de vista teórico recorremos a um processo de revisão bibliográfica centrado na explicitação concetual sobre noções de dádiva, relação humana e intervenção socioeducativa. Do ponto de vista empírico, optou-se por um estudo de caso, referente a um projeto de desenvolvimento sociocomunitário em concreto, enquadrado pelo paradigma interpretativo, tendo por base o recurso à pesquisa documental e a realização de entrevistas aberta. No essencial, e tal como surge exposto, os dados recolhidos e analisados permitiram concluir sobre a pertinência da dádiva enquanto valor de intervenção, numa perspetiva de pedagogia social.
- Relatório da prática profissional e projeto de intervenção pedagógica : “Fingersticks”: um material didático enquanto meio de aperfeiçoamento técnico do saxofone altoPublication . Sousa, Elvis Nunes; Silva, Nuno Luís Caçote daEste relatório, insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Universidade Católica Portuguesa, na qual apresenta as aprendizagens efetuadas durante a Prática Profissional, nas áreas de especialização classe de conjunto e saxofone, assim como toda a investigação relacionada com o projeto de intervenção pedagógica intitulado "Fingersticks": um material didático enquanto meio de aperfeiçoamento técnico do saxofone alto. O projeto de intervenção pedagógica compreende em perceber a pertinência e aplicabilidade à prática docente de um material didático concebido e desenvolvido por mim a que chamei de "fingentkks". Esta ferramenta consiste em quatro pequenos paus de cana (afundo donax) que estão pensados para serem usados na prática do saxofone, colocando-os um entre o dedo indicador e o médio, e o outro entre o médio e o anelar em ambas as mãos, sendo que o uso deste material didático no estudo individual deverá funcionar como um importante auxilio na resolução de problemas técnicos e como elemento motivadonal na aprendizagem musical. O PIP foi desenvolvido como estudo de caso por quatro alunos de saxofone do 29 ciclo (59 Ano/19 grau) do ensino artístico especializado do Conservatório — Escola Profissional das Artes da madeira, divididos em dois grupos de dois elementos (experimental e de controlo). A estratégia da implementação consistiu através da recolha de registos-áudio por quatro fases entre os dois grupos, através de exercícios, escalas, estudos e peças musicais, auxiliado pela observação direta não participante. Antes da implementação, aplicou-se um questionário aos alunos e docente para conhecer a situação atual de cada aluno e obter os exercidos musicais adequados ao nível de cada um. O ponto alto desta investigação consistiu na avaliação performativa dos alunos na sua audição de 29 período, registado e analisado auditivamente. Após a audição do 29 período, um novo questionário foi realizado pelos mesmos para avaliar a evolução e o feedback de cada aluno acerca desta ferramenta didática. Dos resultados concluem-se grandes mudanças técnicas e ergonómicas com o saxofone alto, afetando positivamente as competências artístico-musicais dos alunos.
- A influência que o treino físico e musical tem na componente melódica e rítmica da perceção musicalPublication . Mano, Fabíola José Gonçalves; Nunes, Maria Vânia SilvaO processamento neural da música é altamente complexo, incorpora regularidades temporais e possuí uma organização hierárquica cujas características acústicas são processadas conforme a sua crescente complexidade. As diferenças individuais na perceção musical são um grande obstáculo e o sistema motor tem estado constantemente implicado nestas competências. O presente estudo teve como principal objetivo compreender o impacto do treino musical, do treino físico e deste agregado à música, no desempenho das componentes melódicas e temporais da perceção musical, avaliadas pela Montreal Battery of Evaluation of Amusia (MBEA). A amostra foi constituída por 120 participantes voluntários, onde 64 participantes são do sexo feminino e 56 participantes são do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos (M=23.02; DP=3.44) e com uma média de 14 anos de escolaridade (DP=1.89). Ao proceder à comparação entre grupos constituídos por músicos (N=30), desportistas (N=30), bailarinos (N=30) e sujeitos sem qualquer prática adicional (N=30) os nossos resultados mostram que efetivamente há um impacto diferencial do treino físico e musical, sobre o desempenho em todos os testes da bateria (escala, contorno, intervalo, ritmo, métrica, e memória musical) e no respetivo índice global. Apesar de existir sobreposição entre grupos e das ténues diferenças não se revelarem significativas, é possível compreendermos que os bailarinos revelam melhores desempenhos médios nas componentes temporais da perceção musical do que os restantes grupos, pelo que, não se deve excluir por completo a possibilidade de a execução métrica ser favorecida pela corporalização. Por outro lado, o grupo de músicos é detentor de melhores resultados médios nas componentes melódicas. Apuramos ainda correlações significativas sobre desempenho em relação aos anos de prática, à idade de início da mesma, ao número de horas semanais praticadas e à regularidade com que os participantes ouvem música semanalmente.
- Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental : exigências de formação académica: estudo de casoPublication . Regalado, Maria Gabriel Santos; Baptista, Isabel Maria de CarvalhoO presente trabalho corresponde a uma dissertação realizada no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sob o título “Sustentabilidade do Planeta e Pedagogia Ambiental – Exigências de Formação Académica – Estudo de Caso”. Reconhecendo-se a importância da Educação Ambiental (EA) no contexto das sociedades contemporâneas, pretendeu-se compreender em que medida esta preocupação se encontra inscrita na formação académica dos educadores em particular dos pedagogos sociais. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se à bibliografia científica sobre a problemática da Sustentabilidade do Planeta num quadro de Pedagogia Social, bem como a legislação considerada relevante. Em termos empíricos, optou-se por um estudo de caso, centrado num curso de formação inicial de educadores sociais oferecido por uma instituição de ensino superior. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitiram-nos reafirmar a nossa convicção de que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na Formação Académica dos pedagogos sociais, sugerindo a necessidade do seu reforço e inclusão nos respetivos planos formativos.